Alacoque Lorenzini Erdmann é homenageada com Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 anos

Alacoque: desde 2001 bolsista produtividade 1A pelo CNPq
Graduada em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, em 1971, e em Desenho e Plástica na mesma universidade, em 1975, a professora defende o valor da sensibilidade humana no trabalho da enfermagem e na produção de conhecimentos nesta área. A curiosidade científica e a dedicação à pesquisa são diferenciais em sua carreira profissional dedicada à docência.
Em conjunto com a professora Selma Regina de Andrade, lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde. O Gepades foi criado por Alacoque em 1988, junto ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. A equipe trabalha nas linhas de Administração, Gerência do Cuidado, Filosofia e Ética em Saúde, e Enfermagem, desenvolvendo projetos de organização e sistemas de cuidados de enfermagem e saúde, além de melhores práticas em políticas públicas. É comum receber pós-doutorandos de outros estados brasileiros e de países vizinhos. “É a terceira vez que receberemos uma pós-doc este ano”, comemora a professora.
Alacoque é Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, conquistando o nível de pesquisador 1A desde 2001 (é uma das 11 na área de enfermagem no país e a única da Região Sul neste nível). As dezenas de artigos e de participações em bancas e em comissões parecem ser pouco para a professora, que começou sua trajetória na UFSC em 1976. Doutora em Filosofia da Enfermagem, ela avalia projetos para fomento à pesquisa de diversos órgãos governamentais, entre eles Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq e FINEP), Ministério da Saúde, Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais de Ciência e Tecnologia.
Sua experiência faz com que seja constantemente convidada a participar de comissões de análise de cursos de graduação e avaliações institucionais de universidades. Foi representante da área da Enfermagem no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) de 2004 a 2007, sendo coordenadora do Comitê de Assessoramento Multidisciplinar (CA-MS), e depois do Comitê Assessor da Enfermagem (CA-EF). Se orgulha de contar que o Comitê de Enfermagem foi criado após o seu estímulo. “Uma das maiores realizações que um pesquisador pode ter é conquistar a criação de um comitê como esse”, avalia satisfeita. Atualmente é coordenadora da área de Enfermagem junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Sua experiência junto à Capes iniciou em 1986, como avaliadora de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, e foi seguida por duas gestões como coordenadora adjunta da área (2002-2004 e 2005-2007).
Os bons momentos garantidos pela profissão também ocorreram com parcerias internacionais e colaboração na criação de doutorados em Enfermagem. As principais cooperações acontecem com Venezuela, Colômbia e Portugal. “Uma das coisas que mais me marcou foi estar na Colômbia defendendo a necessidade do doutorado em Enfermagem e conviver com enfermeiras venezuelanas na luta por esta conquista”, lembra. Ela destaca com orgulho o convite para estar neste mês de outubro na Escola de Enfermagem e Universidade do Porto, em Porto (Portugal), nas solenidades da instalação do mestrado e doutorado em Ciências de Enfermagem, para proferir a palestra ´Políticas de formação do mestre e doutor em Enfermagem`.
Atualmente, entre viagens agendadas para cidades brasileiras e internacionais, Alacoque avalia 17 propostas para abertura de diversos cursos superiores no país. O trabalho de sustentar e projetar novas iniciativas na área da Enfermagem não é deixado de lado. A Pós-Graduação em Enfermagem cresce em número de programas e em qualidade, em um ritmo bastante acelerado no país. Na opinião da professora, esse processo é resultado de uma política agregadora de forças em prol destas conquistas e que vem fortalecendo a enfermagem brasileira como um campo de conhecimento específico e uma profissão social.
A determinação e a pró-atividade de Alacoque deixam marcas nesse processo. “Gosto de iniciativas. Não dou folga para ninguém”, deixa claro a professora. Quando seus colegas pedem dicas sobre o sucesso profissional, a resposta não é segredo. “Gerencio os projetos de pesquisa articulando os conhecimentos produzidos em busca de novas estratégias, para que propiciem a inovação, o diferente, o singular, o mais genuíno, e isso incorpora um diferencial na formação dos novos pesquisadores”.
Mais informações: (48) 3721-9480 / alacoque@newsite.com.br
Por Claudia Mebs Nunes / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Saiba Mais:
Principais Projetos de Pesquisa em andamento:
– Sistema de cuidado em enfermagem e saúde: práticas organizativas do cuidado ao ser humano nos cenários das políticas públicas na perspectiva da complexidade
– Representações e Memória Profissional da Aids Entre Enfermeiras no Brasil: Estudo Bi-Cêntrico Rio de Janeiro / Florianópolis
– Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem
– Concepção de sistema organizacional de cuidados de enfermagem pelo olhar da complexidade das práticas dos serviços de saúde em um ambiente mais saudável
– Construindo uma Matriz Teórica dos Sistemas de Cuidado de Enfermagem Hospitalar pelas Interfaces das Dimensões do Ambiente do Cuidado, do Cuidado do Nós e do Cuidado nas Condições/Limite de Vida
– Sistema de Cuidado em Saúde: Melhores Práticas Organizacionais no Contexto das Políticas Públicas de Saúde
Linhas de Pesquisa:
– Administração em enfermagem e saúde
– O cuidado e o processo de viver, ser saudável e adoecer
– Filosofia e ética em saúde e enfermagem
– Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem
Lattes em números:
Artigos completos publicados em periódicos: 219
Livros publicados/organizados ou edições: 4
Capítulos de livros publicados: 29
Trabalhos completos publicados em anais de congressos: 6
Resumos expandidos publicados em anais de congressos: 11
Apresentações de Trabalho: 108
Participação em bancas examinadoras de dissertações: 83
Participação em bancas examinadoras de teses: 57
Participação em bancas de qualificações de doutorado: 46
Participação em bancas de monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização: 30
Participação em bancas deTrabalhos de Conclusão de Curso de Graduação: 9
Orientações de teses em andamento: 2
Orientações de dissertação concluídas: 39
Orientações de teses concluídas:28
Supervisões de pós-doutorado concluídas: 2
Orientações de monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização concluídas: 21
Orientações de Trabalho de conclusão de curso de graduação concluídas: 15
Orientações de Iniciação Científica concluídas: 9
Prêmio Destaque Pesquisador
É um reconhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina a docentes da instituição por suas contribuições para o avanço do conhecimento e formação de recursos humanos. A atividade faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC.
De março a dezembro, 11 professores, coordenadores de importantes estudos em suas áreas, representantes dos 11 centros da instituição, receberão a distinção.
Professores premiados até setembro:
– Raul Antelo (Centro de Comunicação e Expressão)
– Wagner Figueiredo (Centro de Ciências Físicas Matemáticas)
– Markus Vinícius Nahas (Centro de Desportos)
– Ivete Simionatto (Centro Sócio-Econômico)
– Luiz Fernando Scheibe (Centro de Filosofia e Ciências Humanas)
– Antônio Carlos Wolkmer (Centro Ciências Jurídicas)
– Jaime Fernando Ferreira (Centro de Ciências Agrárias)
Mais informações sobre o prêmio:
Professor Jorge Mário Campagnolo – Diretor de Projetos de Pesquisa
Fone: 3721-9437
E-mail: campagnolo@reitoria.ufsc.br
Professor Ricardo Rüther –Diretor do Núcleo de Apoio e Acompanhamento
Fone: 3721-9846
E-mail: ruther@reitoria.ufsc.br