Antônio Carlos Wolkmer é homenageado com o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos

30/08/2010 13:49

Fotos: Paulo Noronha / Agecom

Autor dos livros História do Direito no Brasil; Elementos para uma Crítica do Estado; Ideologia, Estado e Direito; Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico; Pluralismo Jurídico, Fundamentos de uma Nova Cultura no Direito, entre outros, o professor Antônio Carlos Wolkmer é o indicado pelo Centro de Ciências Jurídicas para receber o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos. A homenagem será realizada na sexta-feira, às 11h, no auditório do CCJ. O Centro de Ciências Agrárias fará sua premiação no mesmo dia, no período da tarde, reconhecendo o trabalho do professor Jaime Fernando Ferreira, do Departamento de Aquicultura.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, o professor Antonio Carlos Wolkmer é um teórico do direito, direcionando seus estudos principalmente ao campo do Pluralismo Jurídico. É um dos iniciadores do debate sobre o Direito Alternativo no Brasil, autor do verbete Legal Pluralism, na Oxford International Encyclopedia of Legal History.

´Violência, Educação e Direitos Humanos` e ´Pluralismo Jurídico, Direitos Humanos e Cidadania na Perspectiva da Interculturalidade` estão entre seus projetos de pesquisa atuais.

Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, fez seu mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o doutorado na UFSC. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Desde 2009 coordena turma especial do Mestrado em Direito Minter, realizado na Unochapecó com apoio da UFSC.

Na pós-Graduação ministrou as Direito Alternativo, Estados Contemporâneos, Pesquisa em Direito Político e Sociologia Jurídica, sendo atualmente titular de Teoria Política, História das Instituições Jurídicas e Pluralismo Jurídico.

Na graduação, além de já ter lecionado Introdução ao Estudo do Direito, Política Jurídica Aplicada e História do Pensamento Jurídico, é atualmente professor titular de História do Direito.

Na UFSC é líder do grupo de pesquisa Historicidade, Pluralismo e Novos Sujeitos Sociais, participando também das equipes ´História da Cultura Jurídica` e ´Sociedade da Informação: Democracia, Desenvolvimento e Inclusão Tecnológica`. É ainda pesquisador do grupo ´Direitos Humanos e Democracia`, da Universidade de Brasília (UnB).

Entre suas linhas de pesquisa estão Direitos Humanos e Teorias da Democracia; História, Política e Direitos Humanos; Pluralismo Jurídico, Direitos Humanos e América Latina; Pluralismo Jurídico, Direitos Humanos e Práticas de Cidadania.

Seu currículo lattes registra 61 artigos completos publicados em periódicos; 15 livros publicados no Brasil, 3 no exterior; 35 capítulos de livros; 42 trabalhos completos em anais de congressos diversos prefácios, pósfacios e apresentações de obras.

Sua experiência faz com que seja convidado como conferencista por diversas universidades no país e exterior. Atua ou atuou como professor visitante ou colaborador da Universidade de Buenos Aires (Argentina); Universidad Pablo de Olavide (Espanha); Academia Brasileira de Direito Constitucional; Universidad Católica de Lima (Peru); Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, (Espanha); Universidad de Antioquia (Colômbia), entre outras instituições.

O professor é membro do corpo editorial dos seguintes periódicos:

– Raízes Jurídicas (Unicenp)

– Anales de la Cátedra Francisco Suárez (Universidad de Granada)

– Seqüência (CPGD/UFSC)

– Espaço Jurídico (Unoesc – Joaçaba/SC)

– Jus Gentium (Curitiba)

– Revista Direito em Debate

– Cadernos UNDB Estudos Jurídicos Interdisciplinares

– Veredas do Direito (Belo Horizonte)

– Revista Brasileira de Direito Ambiental

– Novos Estudos Jurídicos

– Derecho y Ciencias Sociales (Argentina)