Especial Pesquisa: estudos da UFSC recebem Prêmio Capes de Tese

Pesquisa buscou entender cantos dos Yaminahua
Orientado pelo professor Oscar Calavia Sáez, do Departamento de Antropologia da UFSC, o trabalho de Miguel foi direcionado a compreender os cantos yama yama, característicos da população indígena dos Yaminahua, na região do Alto Ucayali, fronteira do Peru com o estado do Acre. Segundo o autor, os yama yama estão relacionados a memórias, ao passado de quem canta, como uma espécie de autobriografia. A tese foi defendida em abril de 2007.
Já o trabalho de Nalú Pereira realizou um estudo de caso sobre a atenção domiciliar – quando os pacientes recebem cuidados na própria residência -, em um hospital da cidade de Porto Alegre. Uma das constatações é de que existe compreensão entre trabalhadores e gestores da saúde sobre a relevância dessa modalidade de tratamento, mas ainda faltam ações desse campo nas práticas de trabalho. A tese foi apresentado em julho de 2007 e orientado pela professora aposentada Ana Lúcia Kirchhof, então do Departamento de Enfermagem.
O prêmio
O Prêmio Capes de Tese tem o objetivo de destacar os melhores doutorados defendidos em cursos reconhecidos pelo MEC, em cada uma das áreas do conhecimento. Os 38 vencedores recebem, além de um certificado e uma medalha, uma bolsa para complementarem os estudos em um curso de pós-doutorado pelo período de um ano e auxílio financeiro para participar de um congresso científico nacional ou aplicar em projetos aprovados pela Capes. O programa de pós-graduação onde a tese foi desenvolvida também recebe uma distinção.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior é um órgão do Ministério da Educação que tem o objetivo de fortalecer a produção científica nacional, estimulando a criação de cursos de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras.
Menção Honrosa
Tese do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese – 2008
´Os relatórios Kinsey, Master&Johnson, Hite: As sexualidades estatísticas em uma perspectiva das ciências humanas`, de Tito Sena, professor da Udesc, foi orientada pelas professoras Mara Coelho de Souza Lago e Miriam Pillar Grossi.
Mais informações: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: (48) 3721-9787
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: (48) 3721-9787
Resultados do Prêmio Capes de Tese:
http://www.capes.gov.br/avaliacao/premios-capes-de-teses
Por Júlio Ettore Suriano / Bolsista de Jornalismo na Agecom