Especial Pesquisa: estudos da UFSC recebem Prêmio Capes de Tese

10/06/2009 15:52

Pesquisa buscou entender cantos dos Yaminahua

Pesquisa buscou entender cantos dos Yaminahua

Duas teses de doutorado desenvolvidas na UFSC foram premiadas na terceira edição do Prêmio Capes de Tese 2008, que teve o resultado divulgado na última sexta-feira (5) pelo órgão do Ministério da Educação. Nalú Pereira da Costa Kerber, que foi aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, recebeu o prêmio nessa área de conhecimento com a tese Atenção domiciliária e direito a saúde: análise de uma experiência na rede pública de saúde no Brasil. Miguel Carid Naveira, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, foi premiado na área de antropologia/arqueologia pelo estudo Yama Yama, os sons da memória: afetos e parentesco entre os Yaminahuá.

Orientado pelo professor Oscar Calavia Sáez, do Departamento de Antropologia da UFSC, o trabalho de Miguel foi direcionado a compreender os cantos yama yama, característicos da população indígena dos Yaminahua, na região do Alto Ucayali, fronteira do Peru com o estado do Acre. Segundo o autor, os yama yama estão relacionados a memórias, ao passado de quem canta, como uma espécie de autobriografia. A tese foi defendida em abril de 2007.

Já o trabalho de Nalú Pereira realizou um estudo de caso sobre a atenção domiciliar – quando os pacientes recebem cuidados na própria residência -, em um hospital da cidade de Porto Alegre. Uma das constatações é de que existe compreensão entre trabalhadores e gestores da saúde sobre a relevância dessa modalidade de tratamento, mas ainda faltam ações desse campo nas práticas de trabalho. A tese foi apresentado em julho de 2007 e orientado pela professora aposentada Ana Lúcia Kirchhof, então do Departamento de Enfermagem.

O prêmio

O Prêmio Capes de Tese tem o objetivo de destacar os melhores doutorados defendidos em cursos reconhecidos pelo MEC, em cada uma das áreas do conhecimento. Os 38 vencedores recebem, além de um certificado e uma medalha, uma bolsa para complementarem os estudos em um curso de pós-doutorado pelo período de um ano e auxílio financeiro para participar de um congresso científico nacional ou aplicar em projetos aprovados pela Capes. O programa de pós-graduação onde a tese foi desenvolvida também recebe uma distinção.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior é um órgão do Ministério da Educação que tem o objetivo de fortalecer a produção científica nacional, estimulando a criação de cursos de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras.

Menção Honrosa

Tese do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese – 2008

´Os relatórios Kinsey, Master&Johnson, Hite: As sexualidades estatísticas em uma perspectiva das ciências humanas`, de Tito Sena, professor da Udesc, foi orientada pelas professoras Mara Coelho de Souza Lago e Miriam Pillar Grossi.

Mais informações: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: (48) 3721-9787

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: (48) 3721-9787

Resultados do Prêmio Capes de Tese:

http://www.capes.gov.br/avaliacao/premios-capes-de-teses

Por Júlio Ettore Suriano / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Visite: Especial Pesquisa