Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSC manifesta preocupação com lei que proíbe experimentação

23/11/2007 16:04

“Foi com surpresa que tomamos conhecimento nesta quinta-feira (22/11/2007) de que tramita na câmara de vereadores de Florianópolis, projeto de lei (12029/2006) assinado pelos vereadores Deglaber Goulart (PMDB), Gean Marques Loureiro (PMDB) e Márcio José Pereira de Souza (PT), que proíbe o uso de animais em práticas de ensino e pesquisa neste município.

Ora, não é difícil imaginar que estando a Universidade Federal de Santa Catarina sediada nesta cidade ela será a instituição mais diretamente atingida por tal tresloucada medida.

Espertamente, em nenhum momento desde a redação deste projeto de lei, que data de 2006, os setores da UFSC que utilizam animais em ensino e pesquisa foram chamados para opinarem sobre os impactos que tal lei teriam sobre a sociedade.

É curioso que entre os autores da lei temos um ex-aluno de Farmácia da UFSC (vereador Márcio de Souza), com importante base eleitoral nesta universidade, e um atual pós-graduando da UFSC (vereador Gean Loureiro).

Portanto, oportunidades para se comunicarem com os setores competentes da UFSC para receberem parecer sobre a matéria não faltaram. Por exemplo, poderiam ter contatado a Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSC (http://www.ceua.ufsc.br), que existe desde 1999 para regular e fiscalizar o uso de animais em pesquisa e ensino no âmbito desta universidade.

Mais curioso ainda é que o também autor deste PL, o vereador Deglaber, é empresário no ramo de couro! Isto mesmo, um dos autores da lei que proíbe o uso de animais em pesquisa científica que produz conhecimento para se tratar doenças, lucra com a morte de animais para produzir couro.

Certamente, este vereador não comunga da crença dos vegetarianos “éticos” (destaque para a palavra ético por que tem os vegetarianos não-éticos) que não aceitam que se explore a vida animal, sob qualquer hipótese. Porém, os vegetarianos “éticos” não se importaram de receber ajuda de tal vereador para sua causa quixotesca de lutar contra os monstros que trabalham para produzir conhecimento útil para a sociedade, os cientistas.

Mas esta é apenas uma das práticas anti-éticas adotadas pelos pseudo-defensores da ética. Repetidamente usam da boa fé do cidadão para venderem a idéia de que o emprego de animais em pesquisas médicas é errado, é cruel etc.

E para criarem um senso crítico na população contrário ao uso judicioso do animais em pesquisa, sustentam por meio de tortuosos raciocínios, a idéia de que esta prática já foi ultrapassada por métodos muito mais “confiáveis” de experimentação. O fato é que os alegados métodos mais “confiáveis” não o são.

Ora, se fossem, pela lógica mais infantil, deveriam ser os mais utilizados por quem deseja atingir o objetivo de melhores tratamentos para as doenças. Nós, os cientistas. Que dizem então? Que somos topeiras cegas? O mais sensato é entender que nós já utilizamos os métodos mais confiáveis que se conhece, para produzirmos conhecimento. A experimentação em organismos vivos.

Os ataques locais a grandes instituições de pesquisa e ensino públicas parece ser um método mais eficaz para eles atingirem seus objetivos escusos. Primeiro a cidade do Rio de Janeiro, agora Florianópolis, sede da UFSC, a terceira universidade brasileira mais bem colocada (263ª) entre as 4.000 melhores universidades do mundo. A quinta melhor universidade da América Latina.

Os vegetarianos têm adotado tal prática guerrilheira porque não têm capacidade de articulação em nível estadual e muito menos federal. E, hipocritamente, não querem aparecer como vegetarianos para não moverem o senso crítico da população em geral para um confronto entre comedores de carne e vegetarianos. Discussão que não faria o menor sentido para a maioria das pessoas.

Solicito à comunidade esclarecida que enviem mensagens de repúdio a mais este ataque ao bom senso e à universidade para o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, vereador Ptolomeu Bittencourt Junior (ptolomeu@cmf.sc.gov.br), e para os vereadores Deglaber Goulart (deglaber@cmf.sc.gov.br), Gean Marques Loureiro (gean@cmf.sc.gov.br) e Márcio de Souza (marciodesouza@cmf.sc.gov.br).”

Professor Carlos Rogério Tonussi, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSC. Outras informações pelos telefones (48) 3721-8328 e 3721-9206 ou pelo e-mail tonussi@farmaco.ufsc.br.

Fonte: Jornal da Ciência