Exposição “Intersecção” na Galeria de Arte da UFSC

22/11/2007 14:36

A exposição “Intersecção” será aberta na próxima terça-feira, dia 27, às 18h30, com desenhos, bordados e fotografias de Ana Lúcia Beck e esculturas de Nico Giuliano, ambos do Rio Grande do Sul. Eles estarão presentes para o “Encontro com o artista” e vão falar sobre seus trabalhos, o processo criativo de suas obras e suas trajetórias artísticas, num bate-papo aberto ao público.

A exposição acontece até o dia 20 de dezembro de 2007, com prorrogação em 2008, entre os dias 8 e 20 de fevereiro. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30. A entrada é gratuita e aberta a todos.

Sobre a exposição

A exposição “Intersecção” apresenta trabalhos de técnicas diferenciadas dos dois artistas, mas que se combinam pelo sentido de interação com o público.

As obras de Ana Lúcia Beck são feitas através de desenhos, bordados e fotografias e mostram diferentes imagens, às vezes com palavras ou frases escritas que trazem diferentes sentidos e sensações. Segundo ela, assim as imagens “conversam, dialogam, perguntam, respondem e propõe umas às outras”.

Nico Giuliano apresenta três instalações artísticas: “A dissolução da fé”, “Fluxos” e “O Barco ou a Balsa de Medusa”. Todas são compostas principalmente de esculturas que representam figuras humanas com suas mãos levantadas, “clamando ou reclamando”, conforme descreve o artista. A utilização de moldes permitiu que a figura, previamente feita em barro, fosse reproduzida por muitas e muitas vezes em diferentes materiais, como gesso, cera, resina, bronze, ferro e alumínio formando “exércitos” que compõem as diferentes instalações.

Sobre os artistas

Ana Lúcia Beck

A artista nascida em 21 de setembro de 1971, em Mainz, na Alemanha, possui nacionalidade brasileira e atualmente vive em Porto Alegre – RS. É bacharel em Desenho e possui mestrado em História, Teoria e Crítica da Arte, ambos pelo Instituto de Artes da UFRGS. Atualmente trabalha como professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil, a ULBRA.

Ana Lúcia iniciou sua carreira artística em 1994 e desde então já participou de 14 exposições, das quais quatro foram individuais. Entre elas, destacam-se a exposição coletiva “Porto Alegre em Buenos Aires”, no Centro Municipal Recoleta de Buenos Aires, em 1997; as exposições individuais “Entrelinhas”, na Sala de Exposições Java Bonamigo, em Ijuí, e “Infinitude”, na Galeria de Arte do DMAE, em Porto Alegre, ambas em 2005.

Sobre seu trabalho artístico, Ana Lúcia fala que tem buscado, nos últimos anos, obter “diferentes imagens através de diferentes procedimentos. Imagens que conversam, dialogam, perguntam, respondem, propõe umas às outras. Encontro de possibilidades cujo sentido somente antevemos quando ganham corpo e conquistam espaço. Espaços que sugerem relações entre os elementos/procedimentos. Exposição-intervenção.”

“Neste universo tão fecundo em materiais e procedimentos, meu interesse no trabalho aparentemente se dilui, mas, na realidade, toma corpo concreto. Os diferentes olhares, sobre um e outro. As imagens das ações, as imagens das palavras. Meu próprio olhar congelado, a fotografia, reforçando e enfatizando aspectos do que eu mesma descubro nas imagens. Busca de sentido”, finaliza a artista.

Nico Giuliano

José Antonio Schenini Giuliano nasceu em 22 de agosto de 1958, em Porto Alegre – RS. Adotou o nome artístico de Nico Giuliano. É formado em Artes Plásticas com Bacharelado em Escultura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e iniciou sua carreira artística, em 1992, com a exposição “Arte Alerta”, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Desde então, Nico já participou de 33 exposições, coletivas e individuais, dentre as quais, a maioria no Rio Grande do Sul. Esta será a segunda exposição do artista na Galeria de Arte da UFSC, pois em 1995, realizou aqui a exposição “Confluências”. Além desta, destacam-se as participações no 1º Salão MAM – BAHIA de Artes Plásticas, em Salvador – BA, em 1994; no 14º Salão Paranaense de Cerâmica, Museu Alfredo Andersen – Curitiba-PR, 2000; na Exposição individual “Atendendo a um Pedido”, Espaço Av. Clébio Sória, Câmara Municipal de Porto Alegre-RS, em 2006.

Em sua carreira profissional, também ministrou diversas oficinas e cursos, participou de projetos, e presidiu, de 1997 a 1999, a Associação dos Ceramistas do Rio Grande do Sul, organizando palestras, oficinas e exposições. Foi professor na UFRGS e na ULBRA, ambas no Rio Grande do Sul, e também conquistou duas premiações: em 2000, o 2º Prêmio Aquisição, no 14º Salão Paranaense de Cerâmica, em Curitiba-PR; e em 2006, recebeu Menção Honrosa no 17º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Para a exposição “Intersecção”, Nico Giuliano fala sobre seu trabalho com pequenas figuras antropomórficas modeladas no barro: “Esta primeira forma original impressa no barro se desdobrou em um conjunto de modelagens dentro do mesmo tema. Logo e na medida em que as figuras iam surgindo, o espírito deste primeiro grupo cerâmico de reclamantes despertou a necessidade de que fosse criado um exército de figuras com mãos clamantes, um infindável grupo que enchesse os olhos como se fosse maioria”.

A proposta da exposição, segundo os próprios artistas

“Dois artistas com pouco em comum. Ou muito. Materiais e técnicas distintos. Ana Lúcia e um universo de trabalho de linguagens predominantemente bidimensionais, Nico e um universo de linguagem tridimensional.

Compartilhamos, hoje em dia, muito mais preocupações, experiências e interferências entre o ensinar arte e o fazer arte. Este espaço de convivência comum nos sugere a possibilidade de compartilhar o mesmo espaço de exposição. Nossa proposta de exposição conjunta apresenta para nós mesmos um convite e um desafio. O desafio de pensar nas possibilidades de diálogo entre obras de caráter tão distinto.

Pensamos dessa forma, em elaborar uma exposição conjunta cuja característica seja determinada a partir do conhecimento mais próximo do espaço da exposição. Conhecimento e interação, que, certamente, irão propiciar as dúvidas, incertezas, zonas de conflito e de proximidade entre nós.” (Ana Lúcia Beck e Nico Giuliano)

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Localiza-se no prédio do Centro de Convivência, no campus da UFSC, bairro Trindade, em Florianópolis. O “Encontro com o Artista” é uma atividade também realizada pelo DAC, numa parceria da Galeria com o programa “Arte na Escola” – Pólo UFSC, aberto a professores, estudantes de arte e demais interessados.

SERVIÇO:

O QUÊ: Abertura da Exposição “Intersecção” e “Encontro com os Artistas” Ana Lúcia Beck e Nico Giuliano.

QUANDO: Dia 27 de novembro, terça-feira, às 18h30.

VISITAÇÃO: De 28 de novembro a 20 de dezembro de 2007, prorrogação de 8 a 20 de fevereiro de 2008. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30.

ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência, campus Trindade, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

CONTATO: (48) 3721-9683, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, ou pelo e-mail galeriadearte@dac.ufsc.br – www.dac.ufsc.br

Fonte: Lucas Sarmanho – Bolsista Acadêmico de Jornalismo – Assessoria de Imprensa do DAC-PRCE-UFSC, com informações dos artistas.