Centro Tecnológico da UFSC se destaca no Prêmio Finep
O Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC) foi destaque na noite de premiação da Etapa Regional Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, que ocorreu na última segunda-feira, em Curitiba (PR). Concorrendo em duas categorias, o CTC trouxe para casa o terceiro lugar como Instituição de Pesquisa, conquistado pelo Departamento de Engenharia Mecânica (EMC), e o Troféu Expressão de Excelência Tecnológica, recebido pelo Grupo de Engenharia do Produto e Processo (GEPP), na categoria Inovação Social.
De acordo com o diretor do CTC, professor Júlio Szeremeta, a premiação foi gratificante, pois, além das conquistas do EMC e do GEPP, algumas das empresas vencedoras foram incubadas na UFSC ou pertencem a ex-alunos do CTC. “Esses resultados são muito positivos e refletem a nossa preocupação com o empreendedorismo, mostrando que estamos no caminho certo”, afirma. Ele ressalta ainda que o reconhecimento obtido por meio do Prêmio Finep faz da UFSC uma referência em inovação tecnológica.
EMC – A atuação integrada com setores da indústria catarinense possibilitou ao Departamento de Engenharia Mecânica estar entre os vencedores da Etapa Regional Sul do Prêmio Finep. Na categoria Instituição de Pesquisa, o EMC concorria com o Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul, e com a Fundação Certi – Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras, também de Santa Catarina -, que conquistou o primeiro lugar. Agora, a Fundação Certi concorre ao prêmio nacional, que será entregue no final deste mês.
Foi a primeira vez, desde que o Prêmio Finep foi criado, em 1999, que um departamento do CTC concorreu e classificou-se entre os vencedores. “Esse é um resultado importante, fruto de um conjunto de ações que o EMC tem desenvolvido ao longo de sua história”, ressalta o chefe do Departamento, professor Lourival Boehs. Atualmente, o EMC trabalha em parceria com vários setores da indústria, como metalurgia, eletroeletrônica, semicondutores, petróleo, aeronáutica e metalmecânica, além de produtos têxteis e automotivos.
Troféu Expressão – O Grupo de Engenharia do Produto e Processo (GEPP/UFSC) recebeu o Troféu Expressão de Excelência Tecnológica, conquistado pelo desenvolvimento de máquinas que facilitaram as atividades dos produtores locais de ostras e mariscos. Além de melhorar as condições de trabalho dos maricultores, o projeto ajudou a aumentar a rentabilidade dessa atividade em Santa Catarina. “O Troféu significa o reconhecimento pela contribuição de nossas pesquisas, que beneficiaram um segmento desfavorecido socialmente, como é o dos maricultores”, afirma o professor do EMC Fernando Forcellini, que coordenou o projeto.
Concedido pela Editora Expressão, o Troféu é oferecido a participantes do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. Neste ano, o case “Desenvolvimento de produtos para a mecanização da maricultura no Estado de Santa Catarina”, enviado por Forcellini, foi um dos 14 classificados da Região Sul para receber o Troféu Expressão.
O Prêmio – Organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT), a premiação tem o objetivo de estimular empresas e instituições inovadoras em tecnologia. Entre os critérios avaliados para a seleção dos projetos vencedores está o impacto que cada um deles exerce na sociedade.
O prêmio é dividido em quatro categorias: Empresa, Produto, Processo, Instituto de Pesquisa e Inovação Social. Neste ano, a comissão julgadora escolheu 18 empresas e instituições de pesquisa, dentre os 207 trabalhos inscritos por entidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os primeiros colocados em cada categoria, tanto das etapas regionais quanto da nacional, só são conhecidos durante as cerimônias de premiação. Neste ano, além da indicação ao prêmio principal, 14 projetos receberam o Troféu Expressão de Excelência Tecnológica, concedido pela Editora Expressão. A divulgação dos vencedores da etapa nacional está marcada para o final de novembro.
Fonte: CTC/ Por Débora Horn
Fale com o diretor do CTC-UFSC, professor Júlio Szeremeta em (48) 3331 9339 ou julio@ctc.ufsc.br
Converse também com os professores Lourival Boehs, (48) 3331 922 ou boehs@emc.ufsc.br e Fernando Forcellini, (48) 3331-7101 forcellini@deps.ufsc.br
Conheça o Departamento de Engenharia Mecânica: www.emc.ufsc.br