Universidade lança pré-vestibular gratuito nesta terça-feira

15/09/2003 21:13

Com o objetivo de aumentar as chances para acesso de estudantes carentes ao ensino superior, a UFSC lança na terça-feira, 16/9, o Pré-Vestibular Popular – Cursinho da UFSC. Em sua primeira edição, o pré-vestibular vai beneficiar 120 estudantes que obtiveram a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2004 da UFSC. A aula inaugural será realizada às 19 horas, no auditório do Centro de Ciências da Saúde.

“É a realização de um sonho, pois sabemos que a grande maioria dos estudantes que conseguem a taxa de isenção do vestibular não tem como freqüentar um cursinho”, explica a professora Maria José Brandão Miguez, da Coordenadoria de Educação Básica, ligada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFSC. “A idéia é começarmos pequeno, mas mantermos o padrão de qualidade relacionado à UFSC”, ressalta. A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria entre a Vice- Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Coordenadoria de Educação Básica), Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Serviço Social) e Associação dos Aposentados e Pensionistas (APOPEN) da UFSC. O cursinho conta também com apoio financeiro do Banco do Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Goiás são instituições que contam com iniciativas semelhantes, ainda raras no país.

Além do critério sócio-econômico, para seleção dos contemplados foi levado em conta o fato do estudante concluir o ensino médio em escola pública e residir em bairros próximos à UFSC – já que a necessidade de pagar mais do que um ônibus poderia ser um empecilho para freqüência às aulas. Os estudantes serão divididos em duas turmas, que terão aulas durante 13 semanas – do dia 15 de setembro ao dia 13 de dezembro. As aulas serão realizadas no período noturno, 19h às 22h30min, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, 14h às 18h, nas salas 910 e 915, do prédio do Centro de Ciências da Saúde. Serão realizados aulões e simulado.

O pré-vestibular será ministrado por uma equipe de professores com experiência em cursos preparatórios para vestibulares, selecionada pelo Centro de Formação Valpi Costa, vinculado à Associação de Aposentandos e Pensionistas da UFSC. O material didático inclui apostilas, resumo das obras literárias para o vestibular e apostila específica de história de Santa Catarina.

Este ano o vestibular da UFSC vai oferecer 3.890 vagas para 60 cursos (incluindo habilitações e opções (diurno e noturno). As provas acontecem nos dias 14 e 15 de dezembro. Este ano, 4.575 pessoas solicitaram a isenção e 2.732 receberam o benefício. A análise é feita pelo Serviço Social da UFSC, que estuda a situação de carência dos interessados.

Mais informações sobre o Pré-Vestibular com professora Maria José, 331 9446, e-mail: zeze@ca.ufsc.br