Abertas inscrições para simpósio sobre a Doença de Alzheimer

16/09/2003 15:24

Estão abertas as inscrições para o VII Simpósio sobre a Doença de Alzheimer, que será realizado na UFSC, no dia 22 de de setembro. O objetivo é proporcionar a troca de experiências entre familiares de portadores e profissionais da área. As palestras abordarão temas que permitam que esses familiares entendam os cuidados que os portadores necessitam. Em uma delas, um neurologista falará sobre a doença e seus tratamentos. Duas fonoaudiólogas e uma nutricionista tratarão da alimentação do portador e explicarão a dificuldade que eles sentem ao comer e a importância da qualidade dos alimentos.

Outro tema tratado será o Programa de Distribuição de Medicamentos para a Doença de Alzheimer, do Sistema Único de Saúde. Os participantes ainda vão conhecer o trabalho da Associação Brasileira de Alzheimer, com a presidente do grupo, Lílian Alicke. Além disso, representantes dos Grupos de Apoio a Familiares de Portadores de Florianópolis, Itajaí, Joinville, Concórdia e Araranguá falarão da formação dessas organizações em Santa Catarina.

As atividades serão realizadas no Auditório da Reitoria. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC – NETI. A taxa é de R$ 10 para familiares de portadores e estudantes e de R$ 25 para profissionais. As inscrições por correio devem ser feitas até o dia 13. A ficha deve ser enviada, junto com o comprovante de pagamento, para a Rua Mediterrâneo, 270/206, Córrego Grande – Florianópolis – SC. CEP: 88037-500.

O encontro é promovido pelo Grupo de Ajuda Mútua de Familiares de Idosos Portadores da Doença de Alzheimer, um projeto de extensão desenvolvido no Hospital Universitário. O Grupo realiza reuniões com familiares ou pessoas que cuidam de portadores, esclarecendo dúvidas, capacitando essas pessoas para os cuidados adequados ao portador e dando suporte emocional a elas. As reuniões são a oportunidade ainda para a troca de experiências, diminuindo, assim, a sensação de solidão. O Grupo também realiza visitas domiciliares a famílias com portadores. E é reconhecido como representante catarinense da Associação Brasileira de Alzheimer.

Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas no NETI, pelo telefone 331-9445, e no NIPEG/HU, pelo telefone 331-8041. Sobre o Grupo de Ajuda Mútua, o contato é 331-9480.