Ministro da Educação e secretário de Educação Superior realizam a primeira teleconferência ao vivo e interativa

16/06/2003 18:09

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, e o secretário de Educação Superior, Carlos Roberto Antunes dos Santos, participam, na próxima quarta-feira, 18, da teleconferência Brasil e Paris + 5: o futuro da Educação Superior. Reitores, professores e entidades representativas das universidades federais públicas estão convidados para o evento, que será transmitido ao vivo, entre 10 e 11h30.

A teleconferência contará com a interatividade por meio de correio eletrônico e fax. Além do debate, os docentes poderão contribuir com sugestões na participação brasileira na Conferência Mundial de Educação Superior + 5, que acontecerá de 23 a 25 de junho, em Paris, França.

No evento internacional, o ministro Cristovam Buarque fará o discurso de abertura da conferência francesa. Já o secretário Carlos Antunes falará, dentro da comissão Evolução das Estruturas e Sistemas de Ensino Superior, sobre o tema Universidade e inclusão social.

A discussão em Paris volta a ocorrer cinco anos após a primeira conferência, realizada também na capital francesa, em 1998. O encontro deste ano tem por objetivo fazer uma avaliação das ações implementadas pelos governos de todas as nações, repensar o futuro da Educação Superior e apresentar propostas para os próximos anos.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) enviou aos governos de todos os países formulários solicitando informações dos projetos efetivados e como eles foram executados. A pesquisa contemplou, ainda, dados comparativos entre a situação das universidades em 1998 e como elas se encontram em 2003.

Assim como na primeira reunião, a segunda também será marcada por mesas-redondas, palestras e exposições e contará com a presença de membros da Unesco, de fundações, de organizações não-governamentais,

ministros e chefes de delegações, reitores, líderes sindicais, líderes sindicais e estudantes.

Os docentes interessados em participar da teleconferência do Ministério da Educação já podem enviar suas perguntas e sugestões para o endereço eletrônico brasilparismais5@mec.gov.br ou para os números de fax (0XX61) 410-9195/410-9196. Para saber o local de recepção do evento, devem procurar a reitoria da sua universidade.

A teleconferência será transmitida do auditório da Embratel (120 lugares), no SCS, quadra 5, bloco E, térreo, e sintonizada por antena parabólica no Transponder 6A1,f reqüência 3910, polarização horizontal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação.