V Mostra de Teatro-Educação na UFSC

11/10/2002 17:07

Inicia nesta segunda-feira, dia 14, no teatro da UFSC, a V Mostra de Teatro-Educação. A abertura acontece às 20h, com o espetáculo `Último Diahoje` do Grupo Teatral Traço Cia. da UDESC. O evento pretende dar oportunidade aos professores de teatro do ensino fundamental e médio para discutir as metodologias utilizadas.

A V Mostra dá continuidade ao debate sobre a função do teatro na escola e na comunidade. A edição deste ano terá como tema `Apropriação do texto dramático por crianças e adolescentes` e o objetivo é debater as possibilidades de centrar o fazer teatral escolar em textos dramáticos. Esta opção parte do entendimento de que a vivência e a realização de um espetáculo baseado em um bom texto já tem como ponto de partida o acesso e democratização cultural.

Os cinco grupos que se apresentam na V Mostra trabalharam com textos e sistemas de ensaio que representam alternativas distintas para o fazer teatral. Durante a Mostra serão realizados workshops, vários espetáculos e uma mesa redonda. A inscrição para participar de todos os eventos custa R$25,00 para estudantes e R$50,00 para os demais e pode ser feita no local.

14/10 – abertura às 20h, com o espetáculo `Último Diahoje`.

15/10 – mesa redonda: `Apropriação do Texto Dramático por Crianças e Adolescentes`, às 9h, com os professores Ingrid Dormien Koudela (USP), Flávio Desgranges (USP), Dal Olsen (Dinamarca), Lucilia Valente (Portugal), André Carreira (Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas) e Márcia Ponpeo (UDESC). Lançamento do livro `Brecht na Pós Modernidade` da professora Ingrid Koudela.

15 e 16/10 – espetáculos seguidos de debate, das 14h às 18h e Mostra Paralela das 13h às 14h e às 18h30min.

17/10 – workshops às 9h: `Modelo de Ação no Jogo Teatral`, com a professora Ingrid Koudela (USP), `Commedia del Mondo`, com Dal Olsen da Dinamarca, ` O Épico e o Espectador`, com o professor Flávio Desgranges (USP).

Informações: 331 9348 e 3319447