Abertas inscrições para bolsas de iniciação científica

06/05/2002 09:57

Iniciaram nesta segunda-feira, 6 de maio, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2002/2003. Este ano o processo de seleção seguirá novas regras do CNPq e conta com uma série de mudanças. As alterações estão detalhadas no edital que pode ser acessado no endereço www.dap.ufsc.br/pibic. Entre elas, a obrigatoriedade de que o professor orientador esteja cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa, versão 5.0 – cujo prazo de cadastramento encerra em 20 de maio. As inscrições para o Pibic prosseguem até o dia 27 de maio. A divulgação dos nomes dos alunos contemplados será realizada até o dia 17 de junho pelo Departamento de Apoio à Pesquisa.

Principais mudanças:

– Cada bolsista deverá preencher um FORMULÁRIO ON LINE. A responsabilidade pelo seu preenchimento caberá ao candidato.

– CASO O PROFESSOR SEJA VISITANTE e não tenha masis, a inscrição deverá ser feita diretamente no DAP.

– NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO, somente será verificado se todos os documentos estão sendo entregues. Não serão aceitas inscrições com documentos faltantes;

– CASO O CANDIDATO TENHA MAIS DE 24 anos na data de início de vigência da bolsa (1º de agosto de 2002), o orientador também deverá anexar uma justificativa ao Comitê Local.

– PROJETO DE PESQUISA DO ORIENTADOR, em língua portuguesa, assinado, com o máximo de 20 (vinte) páginas, devendo conter resumo, introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental.

– ORIENTADOR DEVERÁ estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa, versão 5.0, cujas inscrições encerram-se em 20 de maio.

– SUB-PROJETO DE PESQUISA, para cada candidato, assinado pelo(a) aluno(a) e pelo(a) orientador(a). No caso do projeto de pesquisa do orientador envolver dois bolsistas, deverá haver, OBRIGATORIAMENTE, uma diferenciação nas atividades a serem executadas para cada bolsista,

– Serão aceitas inscrições de ALUNOS QUE ESTEJAM CURSANDO EM 2002/1, no mínimo, a segunda fase do seu Curso,

– CURRÍCULOS DO ORIENTADOR E DO CANDIDATO (EM PAPEL): CURRICULO LATTES / CNPQ – (modelo resumido).

– Conforme legislação em vigor, projetos que envolvam experimentos com organismos geneticamente modificados (OGM), devem informar o número de registro e data da publicação do Certificado de Qualidade em Biossegurança.

– Conforme legislação em vigor, projetos que envolvam experimentos com radioatividade, devem anexar cópia da licença do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN).