Relatório de Atividades (2011)

Política Pública de Comunicação da UFSC presta contas

Os contatos com a imprensa, cujo trabalho facilita e estimula, constituem apenas uma das tarefas executadas diariamente pela Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. São dezenas de ações, muitas delas de pouca visibilidade, que ocupam os profissionais do setor, a quem cabe divulgar a UFSC como um todo, mas, também, as ações individuais, os projetos dos pesquisadores e a inserção da Instituição na sociedade, no mercado de trabalho, no dia a dia dos catarinenses e brasileiros, consolidando a Política Pública de Comunicação implantada há quase três décadas.

Um exemplo disso apareceu na participação da agência na Comissão Central dos 50 Anos e na liderança que assumiu visando à edição do livro “UFSC 50 anos – Trajetórias e desafios”, lançado no final de 2011 e que conta a história da Instituição sem deixar de retratar sua pujança atual e projetar o futuro. Também foi destaque o suporte dado à divulgação de todo o processo de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que, a par da expansão da UFSC, democratizou a acesso à educação superior em Santa Catarina e nos estados vizinhos.

No ano passado, mais de mil notícias foram veiculados nos meios de comunicação externos a partir do material produzido ou pautado pela Agecom. No período, a agência continuou editando o Jornal Universitário e participou da reformulação do Portal da UFSC. O ano de 2011 foi igualmente marcado pelos encartes especiais publicados pelo jornal Diário Catarinense sobre a Universidade, ressaltando os seus 50 anos de vida, a interiorização, as principais atividades de ensino, pesquisa e extensão e a pós-graduação – trabalho jornalístico que teve amplo suporte da equipe da agência.

Além disso, a Agecom desenvolveu, como faz há muitos anos, a campanha do Vestibular da UFSC, deu apoio técnico e logístico a eventos como a Sepex, a Semana Ousada de Artes, o Açor e o Festival Audiovisual do Mercosul (FAM), e melhorou a comunicação institucional, criando e aprimorando produtos como o catálogo telefônico, o calendário da UFSC, o Guia Acadêmico (agenda) e os fôlderes da Instituição.

Esse trabalho foi reconhecido pela comunidade universitária e pela sociedade. A Agecom conquistou, por exemplo, através do Jornal Universitário, o Prêmio Valorização da Biodiversidade, lançado pela Fapesc, e foi finalista, por meio de seus profissionais e bolsistas, dos prêmios de jornalismo da Unimed e da Fatma. Os bolsistas da equipe também foram contemplados com os prêmios Talentos (Fapeu) e Jornalismo Ambiental (Caixa-UnoChapecó).

Com isso, a atuação da agência, que já era referência para outras instituições no país, ganha respaldo junto a diferentes instâncias, órgãos e entidades em Santa Catarina, onde a UFSC consolida sua história e se expande de forma consciente e responsável.

AGECOM – Relatório de Atividades

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da Agência de Comunicação (Agecom), manteve e consolidou a Política Pública de Comunicação Social Integrada, vigente desde 1987 e referência nacional pela conquista do Prêmio José Reis, do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq).
Além das mais de mil notícias veiculadas nos meios de comunicação externos, em 2011, a Agecom editou normalmente o Jornal Universitário (JU) e participou da reformulação do Portal da UFSC, cujo conteúdo é de sua responsabilidade cotidiana. A agência também deu conta de outras importantes ações (em 2011 e no período da gestão iniciada em 2008):
– Coordenou e viabilizou sete encartes especiais publicados no jornal “Diário Catarinense” sobre a UFSC, destacando os 50 anos da Instituição, a interiorização, o Ensino, a Extensão, a Pesquisa, a Pós-Graduação e o futuro da Universidade (os conteúdos estão disponíveis no site www.agecom.ufsc.br). Outros dez encartes foram veiculados ao longo de 2011.
– Motivou e pautou cadernos especiais publicados pelos jornais Notícias do Dia e DC comemorativos ao cinquentenário da Instituição.
– Cativou espaços de divulgação espontânea na televisão, no rádio, nos jornais nacionais, regionais e do interior e nas redes sociais.
– Integrou a Comissão Central dos 50 Anos da UFSC e demais comissões encarregadas da modernização comunicativa da Instituição.
– Assumiu, sem alardes, papel de liderança no sonho e na concretização do livro UFSC -50 anos – Trajetórias e Desafios.
– Integrou e respaldou a programação e as atividades da TV-UFSC.
– Para reativar a TV Cultura, a direção da Agecom, com respaldo do Conselho Universitário, representa a UFSC no seu Conselho Superior.
– Possibilitou e ajudou a coordenar o novo mapa atualizado do campus da UFSC.
– Participa da viabilização, através do planejamento visual e da divulgação, da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), integrando também a Comissão Organizadora.
– Desenvolve, há anos, sem custos para a Instituição, a Campanha do Vestibular da UFSC.
– Incentivou a implantação da WebTV Capes na UFSC e edita sua programação experimental em parceria com a TV UFSC.
– Reestruturou e renovou a Grife UFSC, idealizada pela equipe do Sistema de Identidade Visual da Agecom.
– Reforçou a coordenação da equipe de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, nas Reuniões Anuais, presididas por Marco Antonio Raupp, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.
– Viabilizou, através de apoio técnico e intelectual, eventos como a Semana Ousada de Arte, o Açor, o Festival Audiovisual do Mercosul (FAM) e outros.
– Desburocratizou e facilitou o acesso à UFSC dos jornalistas, meios de comunicação, sites e entidades representativas.
– Institucionalizou a Seção do Arquivo Fotográfico que guarda a memória e a história da Universidade.
– Através de concurso público, conseguiu a contratação de um jornalista para a TV-UFSC e outra para a Agecom.
– Elaborou e melhorou produtos como o Catálogo Telefônico, o Calendário, o Guia Acadêmico (Agenda) e os fôlderes institucionais.
– Enfatizou a parceria institucional (MEC, Andifes, MCT, SBPC, Universia, Udesc, Secom da Presidência da República).
– Priorizou a comunicação institucional, alçando-a à condição de área estratégica e política da Universidade.
– Projetou e difundiu a marca UFSC, interna e externamente.
– Implementou o Serviço de Jornalismo Científico, enfatizando a face científica e tecnológica da Universidade.
– Preservou, em parceria com a Seplan e o Gabinete do Reitor, o Programa Comunica – Comunicação Educativa -, que pretende desobstruir os gargalos na circulação da informação interna.
– Abraçou no Curso de Jornalismo o projeto Agência Ciência em Pauta e o site Cotidiano.
– Intensificou a parceria com o Curso de Jornalismo e com o curso de Design Gráfico,  multiplicando as oportunidades de bolsas.
– Estreitou os laços com os meios de comunicação e as entidades representativas do setor, instituindo o Troféu Comunicação UFSC 50 Anos.
– Conquistou, através do Jornal Universitário – JU, o PrêmioValorização da Biodiversidade, lançado em edital da Fapesc.
– Imprimiu o devido peso institucional ao Serviço de Identidade Visual (SIV – Agecom).
– Colocou na rua a 3ª edição, versões livro e online, do Guia de Fontes Científicas para Jornalistas, uma mão na roda para pesquisadores e meios de comunicação; Em 2011, atualizou a obra e facilitou o acesso pela página da UFSC com apoio da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic.
– Ampliou a Semana UFSC, agenda de eventos disseminada fora e dentro da universidade, também reproduzida pela TV UFSC.
– Promoveu a viabilização e publicação de um caderno especial sobre as fundações de apoio, veiculado no jornal Notícias do Dia.
– Conduziu, em parceria, um Programa de Jornalismo Científico com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – Fapesc.
– Auxiliou a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária – Fapeu – nas comemorações dos seus 33 anos.
– A equipe da Agecom também foi reforçada com a presença de uma profissional de Relações Públicas.
– Assessorou a concepção do “livro” da Secarte e apoiou a Agenda Cult.
Somou esforços para atender às necessidades institucionais de comunicação dos campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos.
– Produziu material especial para marcar os 30 anos do Hospital Universitário (HU) e assessorou a Associação Amigos do HU nas suas iniciativas e ações.
– Concebeu material institucional para os campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos, facilitando a sua incorporação à vida da UFSC e projetando suas iniciativas para a comunidade através da mídia.
– Além de reportagens e releases, pautou a imprensa para os grandes eventos promovidos no Campus, atuando em sintonia com o Departamento de Cultura e Eventos.
– Realizou e estimulou a cobertura jornalística e fotográfica dos principais acontecimentos e feitos da Universidade.
– Produziu a clipagem impressa e eletrônica das notícias veiculadas sobre a UFSC, mobilizando, para isso, a equipe da Coordenação de Gestão e Expediente da Agência.
– Elaborou e intensificou a veiculação de notícias e informações institucionais em jornais, revistas, guias, sites e pelo twitter.
– Preparou textos, comunicados,mensagens, apresentações e artigos para reprodução nos meios de comunicação.
– Esclareceu e intermediou respostas a críticas injustas divulgadas contra a Instituição ou seus representantes.
– Representou a instituição em eventos importantes ligados à comunicação, como nos Prêmios Ímpar e Top of Mind.
– Apoiou a confecção do vídeo dos 50 anos com os reitores da universidade e sugeriu depoimentos para a programação especial da TV-UFSC.
– Engajou-se no lançamento e na divulgação nacional do novo Portal de Periódicos da Capes.
– Participou de trabalhos de final de curso de Jornalismo (TCCs) na UFSC e na Estácio de Sá.
– Preparou e editou as revistas anuais de Gestão da Universidade do Século XXI.
– Lançou o portfólio histórico da Agecom, dando conta de ações e trabalhos implementados pela comunicação institucional da Universidade ao longo da sua história.
– Gerenciou e aperfeiçoou, entre outros, o Portal da UFSC.
– Criou, via Serviço de Identidade Visual, o Selo Comemorativo alusivo aos 50 anos da UFSC.
– Editou e disponibilizou fotos e textos para o Relatório Social da UFSC, publicado em 2011.
– Deflagrou processos para licitação de uma agência de publicidade para atender à UFSC.
– Através do Sistema de Identidade Visual da Agecom foram confeccionados convites, fôlderes, cartões, capas, cartazes, anúncios, VTs, panfletos, banners, arquitetura de eventos, outdoors e atualização de sites.
– Com a veiculação de colunas informativas nos jornais, a Agecom complementou a generosa divulgação espontânea da UFSC.
– Com o amparo e o reconhecimento da Administração Central, a Agecom ganhou relevância política, assegurando, na sua estrutura, a Divisão de Gestão e Expediente; a Coordenação de Divulgação e Marketing (Redação); e as Seções de Fotografia, Arquivo, Telejornalismo e Mídias Sociais.
– Assessorou diretamente o Prêmio Destaque Científico, a Sepex, o evento “Amigo da UFSC” e divulgou todas as 134 atividades relacionadas aos 50 anos da instituição, várias delas resgatadas em revista especial.
– Continuou até recentemente emprestando suporte à divulgação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), assistida pela Agecom desde a sua idealização.
– Atendendo às demandas internas, a equipe da Agecom ministrou módulos de comunicação institucional dentro do Programa de Capacitação implantado na Instituição pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRHDS).
– Em 2010 a Agecom foi incluída no livro do CNPq, intitulado “XXX edições do Prêmio José Reis” (Divulgação Científica), lembrando a conquista da Agecom em 1993.
– Estabeleceu parceria para veiculação semanal do Caderno do Vestibular (DC) e diária do Programa Educação e Cidadania (Record News), além de espaço contínuo no ClicRBS e na rede de jornais do interior.
– Participou da Comissão Julgadora do Prêmio Adjori (Associação dos Jornais do Interior).
– Organizou o lançamento conjunto dos livros Guia de Fontes (Agecom) e A Páscoa dos Descontentes (EdUFSC), de Rubens Lunge, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC.
– Proporcionou parceria na divulgação e efetivação de ações e eventos com as Pró-Reitorias, Secretarias e Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão.
– Foi eleita e reeleita em 2011 para a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas e para a Comissão Nacional de Assessores de Comunicação das IFES.
– A Agecom, além de envolvida na divulgação de livros, do cinema, da música, do teatro, das artes plásticas e da cultura em geral, das atividades da SeCarte, puxou o Círculo de Leitura de Florianópolis, abrigado mensalmente na Sala Harry Laus da Biblioteca Universitária (BU), e que já alcançou mais de 50 edições.
– Em 2011, o Jornal Universitário (JU) foi finalista dos Prêmios de Jornalismo da Unimed (bolsista Marília Marasciulo) e da Fatma (jornalista Arley Reis).
– Bolsista da Agecom Gabriele Duarte conquistou em 2011 o terceiro lugar do Prêmio Talentos instituído pela Fapeu. Com reportagem sobre a crise da água, publicada no JU, a mesma bolsista obteve o 2º lugar no Prêmio Caixa – Unochapecó de Jornalismo Ambiental.
– A Agecom passou a atuar junto ao Fórum dos Assessores criado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
– Editou e viabilizou, em conjunto com a Sinter – Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais – folder institucional bilíngue da UFSC.
– Pautou e coordenou dezenas de novos encartes temáticos sobre a UFSC veiculados pelo DC como forma de prestação de contas à sociedade (www.clicrbs.com.br e www.agecom.ufsc.br).
– Implementou ações conjuntas com a Setic, visando a ampliar a cultura de comunicação em rede.
– Coordenou, de forma integrada com o Departamento de Cultura e Eventos e a Comissão Executiva do Cinquentenário, a publicação UFSC 50 anos em Revista.
– Criou a Seção de Mídias Sociais para dar conta das demandas geradas pelas novas tecnologias.
– O site da UFSC recebeu neste ano 10.505.609 visitas, contra as 2.038.406 visitas do ano anterior.
Divulgou, de forma ética e isenta, o processo eleitoral para a Reitoria da UFSC, abrindo, por exemplo, espaços igualitários para as chapas inscritas.
Equipe da Agecom proferiu conferência, em 2011, no II Congresso Sul-Brasileiro de Comunicação e Marketing no Serviço Público (Congrecom).
A Agecom contribuiu e divulgou o livro sobre os 150 anos da imigração alemã em SC, de autoria do fotógrafo Ingo Penz, repassando a obra para as bibliotecas municipais.
Moacir Loth – Diretor da Agecom/UFSC/2011