Divulga UFSC – 19/12/2012 – Edição 131

19/12/2012 11:56

Divulga UFSC 131

EdUFSC lança “Suéter laranja em dia de luto” e “Não sempre”

Surpreendendo, em 2011, a Comissão Julgadora do Prêmio Rogério Sganzerla de Roteiros para Cinema e Teatro, o jovem André Felipe Costa Silva foi considerado uma revelação por conquistar, por unanimidade, os dois prêmios do concurso da EdUFSC. O sabor da vitória será experimentado nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 18h, no restaurante La Bohème, no Bairro Trindade, em Florianópolis, com o lançamento dos roteiros publicados em livro: Suéter laranja em dia de luto e Não sempre, com a marca nacional da EdUFSC. Informações e contatos: Sérgio Medeiros e Fernando Wolff, 48) 3721-9605 , 3721-9408 , 3721-9686  e  3721-8507, fernando@editora.ufsc.br e sergio@editora.ufsc.br.

Historiador da UFSC lança livro sobre Franklin Cascaes

Hermes José Graipel Júnior, da equipe do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE),  é o organizador do livro Franklin Cascaes – outros olhares, lançado ontem, 18, no salão da sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Contatos: Hermes Graipel (48) 3721-6421 e 8427-5747.

Programas Internacionais Mestrado ENREM e TERMA

O Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (ITT) da Universidade de Ciências Aplicadas em Colônia, Alemanha oferece Mestrado de duplo grau Environment and Resources Management for Latin American and German young Professionals (ENREM), que se oferece em convênio com a Universidade de San Luis Potosí (UASLP) no México. Encerramento da chamada: 28 de Fevereiro de 2013; e mestrado Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (TERMA) oferecido diretamente em Colônia, Alemanha. Data limite de candidatura sem bolsa: 15 de Julho de 2013 (para 2013) Encerramento da chamada para bolsas DAAD: 15 de Outubro de 2013 (para 2014). Informações: www.enrem-master.info, www.tt.fh-koeln.de/.Contato:Info-enrem@fh-koeln.de, info-terma@itt.fh-koeln.de.

Coordenadoria de Estágios em Farmácia terá recesso

A partir do próximo dia 20 e até o final de janeiro, a Coordenadoria de Estágios em Farmácia do CIF estará com as suas atividades temporariamente suspensas por conta do período de férias da atual coordenadora, professora Rosane Budal e do bolsista Tiago. Informações: Secretaria CIF- 3721- 9350, deptocif@ccs.ufsc.br; Coordenadoria Estagio CIF/3721- 9350, cifestagio@reitoria.ufsc.br; Irene Terezinha Fuck, Coordenadora Geral de estágios da UFSC, estagiopreg@reitoria.ufsc.br fone: 3721.9296; Magaly Aparecida Garro, Divisão de Bolsas, magaly@reitoria.ufsc.br fone: 3721.9446, Miguel Arcangelo Broering, Central de Carreiras, estagio@reitoria.ufsc.br fone: 3721.9301.

Justiça Federal em Criciúma lança edital para projetos

Estão abertas as inscrições para o edital da Justiça Federal que tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa em três linhas de atuação. A primeira é para projetos que contribuam com técnicas para tratamento de drenagem ácida de mina. A segunda é para estudo da viabilidade de implantação de pecuária em área que já teve as obras de recuperação ambiental. A terceira é para estudo da viabilidade de implantação, em áreas com presença de rejeitos, de equipamentos voltados à produção de energia de forma alternativa (fotovoltaica e eólica, por exemplo). O edital tem origem na Seção Judiciária de Santa Catarina de Criciúma e está disponível no link: www2.trf4.jus.br/trf4/diario/visualiza_inteiro_teor.php?codigo_documento=4913725&orgao=3.

UFSC se destaca no Prêmio Capes de Teses

O Grande Prêmio Capes de Teses 2012 aconteceu no dia 13 de dezembro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. Entre os premiados, Elisa Souza Orth, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC e seu orientador, professor Faruk Jose Nome Aguilera. A tese Reações nucleofílicas de desfosforilação com imidazol e hidroxamato: modelagem em sistemas intra e intermolecular, polimérico e micelar foi considerado o melhor trabalho de doutorado defendido no Brasil em 2011 na área de Química. Outros quatro doutores formados pela Universidade e seus orientadores/co-orientadores receberam Menção Honrosa.

Programa de Apadrinhamento

Continuam abertas as inscrições para apadrinhar um estudante de intercâmbio da UFSC. O Programa de Apadrinhamento foi criado com intuito de orientar e auxiliar os estudantes internacionais em como proceder nos primeiros momentos em Florianópolis e na UFSC e, em contrapartida, proporcionar aos  alunos a oportunidade de estar em contato com estudantes de universidades do exterior e de culturas do mundo inteiro.  O padrinho não arca com nenhum tipo de custo e nem precisa hospedar o estudante internacional. Sua função é auxiliá-lo no repasse de informações sobre a universidade e Florianópolis, de dar suporte e fazer com que ele não se sinta deslocado dos demais estudantes. Informações: (48) 3721-8739, www.sinter.ufsc.br ou incoming.sinter@contato.ufsc.br.

Ceped UFSC promove workshop para apresentar projetos de 2012

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped UFSC) promove nesta quinta-feira, 20, das 8h30min às 12h15min, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), seu 2º Workshop. O objetivo é apresentar os resultados e informações sobre os projetos realizados no ano de 2012 pelo Ceped. O evento é aberto à comunidade. Informações: www.ceped.ufsc.br, twitter.com/cepedufsc.

Tags: Divulga UFSC