Divulga UFSC – 30/11/2012 – Edição 119

30/11/2012 12:25

Divulga UFSC

Vestibular UFSC/2013: divulgados locais de prova e relação candidato/vaga

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC divulgou a relação candidato/vaga no concurso 2013. Na classificação geral (70% das vagas) concorrem também todos os participantes do Programa de Ações Afirmativas da universidade, conforme Resolução Normativa nº 26/CUn/2012. Informações (48) 3721-9200, www.vestibular2013.ufsc.br/ ou vestibular2013@coperve.ufsc.br. Leia mais.

Último “Cinema, Chá e Cultura de 2012”

O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover) e o sorteio de uma bolsa de estudos para o curso de verão na Cultura Inglesa de Florianópolis encerram nesta sexta, 30, às 19h, no Cinema Fundação Badesc, as atividades do projeto Cinema, Chá & Cultura em 2012. A mediação é da professora Carmen Rosa Caldas-Couthard, atualmente lotada no Programa de Pós-Graduação de Inglês (PGI) da UFSC. Informações: mariacollares@yahoo.com.

Assinado acordo de cooperação com universidade holandesa

O professor Aguinaldo Pinto, coordenador de convênios internacionais da UFSC, participou do Seminário Internacional Brasil-Holanda sobre Educação Superior e Ciência, no qual representou a reitora Roselane Neckel em evento organizado pela Capes com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior brasileiras e holandesas.  O seminário, que ocorreu dia 19 de novembro, contou com a presença do Príncipe William Alexander e da Princesa Máxima, da Holanda. Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação acadêmica entre a UFSC e a Universidade de Maastricht.

Concerto de Natal no Templo Ecumênico

Com a participação do Coral Jovem Cantaris e do Grupo Vocal Flávio Santos e Amigos, dirigidos pelo maestro, arranjador e compositor Flávio Santos, será realizado um Concerto de Natal, no próximo domingo, 2 de dezembro, às 20h, no Templo Ecumênico da UFSC.  O programa será comemorativo do Mutirão de Natal, uma campanha de arrecadação de alimentos para instituições e populações carentes. A entrada é um quilo de alimento não-perecível. Informações pelo e-mail: jsantossouza2@gmail.com ou 3234-2722 e 9142-1303.

Inscrições abertas até 5/12 para prova de certificação em Libras

Estão abertas até 5 de dezembro de 2012 as inscrições para o exame nacional para certificação de proficiência no uso e no ensino de língua brasileira de sinais (Libras) e para certificação de proficiência na tradução e interpretação da libras-português-libras (Prolibras), que certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes, com ensino superior ou ensino médio completo. Para participar do exame, é necessário acessar a página do Prolibras  na internet, preencher o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de requerimento de inscrição e o boleto bancário no valor de R$ 40,00, e pagá-lo até o dia 6 de dezembro de 2012. Informações: Site do Prolibras,Edital do Prolibras,Coperve UFSC: (48) 3721-9200 e coperve@coperve.ufsc.br.

UFSC forma monitores de ação gerontológica

Nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, às 19h, no Auditório da Reitoria da UFSC, será realizada a solenidade de formatura do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica da UFSC/PROEX/NETI.  Haverá um culto ecumênico às 19h e entrega dos certificados às 20h.

Mostra de filmes sobre Direitos Humanos chega a Florianópolis

Chegou a vez de Florianópolis sediar a 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento, que está percorrendo todas as capitais brasileiras e também o Distrito Federal, vai exibir 36 filmes sobre Direitos Humanos de 3 a 8 de dezembro, no Auditório do CESUSC, em Santo Antônio de Lisboa. Todas as sessões são gratuitas e estão marcadas para às 9h, 14h, 16h e 19h. No local há acessibilidade a pessoas com deficiência e todos os filmes contam com sistema de audiodescrição e closed.

Revoltas e religião são temas de palestra no CCJ

O professor Salem Nasser, do curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, profere no próximo dia 3, no auditório do CCJ, em dois horários (às 9h45 e 18h), a palestra “Revoltas e religião nos mundos árabe e muçulmano”. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos do Oriente Médio da UFSC (Direito), que tem como coordenadores os professores Cristiane Derani e Samuel da Silva Mattos. O apoio é da Fundação Boiteux. Contatos: cancellier@uol.com.br.

Santa Afro Catarina promove visita guiada neste sábado

O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC promovem neste sábado, 1º de dezembro, uma visita guiada pelo centro histórico de Florianópolis, com o roteiro “Viver de Quitandas”.  O encontro é gratuito, aberto a todos e está marcado às 9h45min, na figueira da Praça XV, Centro, Florianópolis. A saída será às 10 horas. O roteiro tem duração aproximada de duas horas. Em caso de chuva forte, a visita será cancelada. Contato: (48) 96318270.

Apneia obstrutiva do sono e suas implicações

“Síndrome da apneia obstrutiva do sono e suas implicações médicas e odontológicas: abordagem multidisciplinar” é o título da palestra no dia 3 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Estudos do HI, durante a X Reunião Científica do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Participam Alberto Ambrogini, Arno Locks e Levy Hermes Rau e Delmer Perfeito. Informações e inscrições: www.reuniaocientifica.blogspot.com, residente2@faccial.com.br.

Tags: Divulga UFSC