Semana UFSC – 20 a 24/8/2012

17/08/2012 11:19

 De 20 a 26 de agosto de 2012

Agenda semanal produzida pela Agência de Comunicação da UFSC. Acompanhe as Notícias na página da UFSC e no site da Agecom.
Divulgue seu evento: semana.ufsc.@reitoria.ufsc.br / O Semana UFSC também está no Facebook – clique aqui para acessar.

 

AVISOS

Isenção na inscrição do projeto Ciência Sem Fronteira

O Ministério da Educação fornecerá isenção de pagamento da taxa de inscrição no exame do IELTS para estudantes de baixa renda que desejam participar do programa Ciência sem Fronteiras. Os interessados devem acessar o site www.int.unb.br e preencher o formulário eletrônico até às 23h59min do dia 19 de agosto. Após o processamento de inscrição os alunos receberão por e-mail instruções sobre as etapas seguintes da seleção.

Inscrições para oficinas de Artes Visuais e de Documentário no DAC

O Departamento Artístico Cultural (DAC) abre vagas para as oficinas semestrais de Artes Visuais (pintura e técnicas mistas) e Formação do Olhar para Realização de Documentários. As inscrições devem ser feitas entre 20 e 22 de agosto pelo site www.dac.ufsc.br.

Inscrições para o 6º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público

As inscrições para participar do 6º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público são gratuitas e podem ser feitas até o dia 05 de outubro. Os interessados em enviar artigos científicos para exposição devem fazê-lo até o dia 20 de agosto. O congresso acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, em Curitiba. Informações: direitoautoral@ccj.ufsc.br ou (48) 3721-6746.

Inscrições para a 11ª SEPEX

Estão abertas as inscrições de estandes, minicursos e apresentações artístico-culturais para a 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC. O cadastro deve ser feito até o dia 31 de agosto pelo site inscricoes1.sepex.ufsc.br (para estantes e minicursos) e pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br (para apresentações artísticas e culturais). A Sepex será realizada entre 17 e 20 de outubro em frente à Reitoria da UFSC. Informações: sepex@contato.ufsc.br ou (48) 3721-9344.

Seleção de bolsista de pós doutorado

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC para o desenvolvimento do projeto “Biodiversidade de artrópodes terrestres e aquáticos em diferentes gradientes ambientais da Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina”, sob a coordenação da Dra. Malva Isabel. O candidato deve ser possuir o título de doutor e realizar sua inscrição até o dia 09 de setembro.

Inscrições para Case ou Vídeo no 2º Fórum Internacional da Juventude Lixo Zero

As inscrições para apresentar Case ou Vídeo sobre gestão de resíduos no 2º Fórum Internacional da Juventude Lixo Zero podem ser feitas até o dia 16 de setembro. Serão escolhidos 12 cases e um vídeo como vencedores.

II Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina premia trabalhos jornalísticos e científicos

Repórteres de TV e pesquisadores que tenham trabalhos sobre espécies nativas de Santa Catarina podem se candidatar ao II Prêmio Valorização da Biodiversidade de Santa Catarina. A inscrição deve ser feita até o dia 28 de setembro no site http://plataforma.fapesc.sc.gov.br. Serão aceitas publicações científicas de alunos de pós-graduação, professores ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa de Santa Catarina. As reportagens de TV devem ter sido veiculadas nos últimos dois anos (até 20 de julho de 2012) por jornalistas estabelecidos no estado e com registro profissional. Só serão aceitas grandes reportagens para TV com mais de dois minutos e no mínimo três fontes (uma delas obrigatoriamente científica). Informações: premiobio2012@fapesc.sc.gov.br.

Inscrições para o 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC

As inscrições para participar do 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC podem ser feitas até o dia 29 de setembro. O seminário acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, no auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Informações: cristiane.vidal@gmail.com ou spg.ufsc@gmail.com.

Publicação na revista Texto Digital

A submissão de artigos, dossiês temáticos, entrevistas e resenhas para serem publicados na revista Texto Digital podem ser feitas até o dia 05 de novembro pelo site. A revista Texto Digital é um periódico eletrônico de publicação semestral vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL).

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 20 de agosto

Painel “África: Ilhas de História”

O Painel “África: Ilhas de História”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, acontece no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), às 10 horas do dia 20. Augusto Nascimento, Victor Andrade de Melo e Sílvio Marcus de Souza Correa são os painelistas.

Lançamento do livro “Nova História das Mulheres no Brasil”

O livro “Nova História das Mulheres no Brasil, organizado por Joana Maria Pedro, professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e atual pró-reitora de Pós-Graduação, e por Carla Bassanezi Pinsky, historiadora da Unicamp. Dia 20 de setembro, às 18h30, no Bloco Branco do Centro de Artes (CEART) da UDESC.

Encontro Comemorativo dos 30 Anos do NETI

Para celebrar os 30 anos de história, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) promove, nos dias 20 e 21 de agosto, um encontro comemorativo com a apresentação e socialização das atividades socioeducativas desenvolvidas no NETI. O Centro de Cultura e Eventos sediará o encontro. Inscrições gratuitas no site http://neti.ufsc.br/. Informações: (48) 3721-9445 ou neti@reitoria.ufsc.br.

Terça-feira, 21 de agosto

II Colóquio Internacional do NEIITA

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Italiano (NEIITA) promoverá nos dias 21, 22 e 23 de agosto seu II Colóquio Internacional com a temática Aquisição/Aprendizagem de Italiano como Língua Estrangeira. Estão programadas conferências, mini-cursos e debates com professores de universidades brasileiras e italianas.

Quinta-feira, 23 de agosto

II Seminário de Cuidado da Enfermagem e Segurança do Paciente

A segunda edição do Seminário de Cuidado da Enfermagem e Segurança do Paciente tem como objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas e compartilhar a produção científica e tecnológica para a promoção da cultura de segurança do paciente. Dias 23 e 24 de agosto, no auditório do Hospital Universitário.

Workshop: Cooperação e intercâmbio científico entre UFSC e University of Liverpool

Workshop gratuito “Cooperação e intercâmbio científico entre UFSC e University of Liverpool–Oportunidades”, ministrado por Fábio Miyajima, do Centro de Medicina Personalizada da Universidade de Liverpool. Dia 23 de agosto, das 14 às 18 horas, na Sala Aroeira do Centro de Eventos da UFSC. Informações (48) 8837-9354, clachemello@yahoo.com.br ou http://www.liv.ac.uk/translational-medicine/.

CULTURA E LAZER

Café Philo debate as ideias de Pierre ClastresNa 45ª edição do Café Philo, o antropólogo Oscar Calavia-Sáez conduz debate sobre o pensador Pierre Clastres e a obra “A Sociedade Contra o Estado”. Dia 22 de agosto, das 19 às 21 horas, na sala de oficina da Fundação Badesc.

Show de Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento se apresenta na turnê do show “Travessia”. Dia 25 de agosto, às 21 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Exposição sobre Colonização Açoriana

Cinco olhares sobre a Colonização Açoriana é a exposição no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) que apresenta os olhares de Elias Andrade, Hassis, Plínio Verani, Soli e Neri Andrade sobre a herança cultural deixada pelos nossos antepassados vindos do arquipélago dos Açores no século XVIII. A visitação pode ser feita até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das14h às 17h. Local: Espaço Cultural do NEA. Informações: 3721-8605 ou nea@nea.ufsc.br.

Exposição Ticuna em Dois Tempos

A exposição “Ticuna em Dois Tempos” apresenta a coleção com 53 objetos recolhidos entre os indígenas Ticuna e os registros de campo, compostos por 135 diapositivos (slides) e dois diários produzidos pelo antropólogo catarinense Sílvio Coelho dos Santos no coração da selva amazônica. Visitação até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas (fechado as terças). Informações: www.secarte.ufsc.br ou (48) 3721-9325.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Agosto

  • Palestra “A rede de resistência e solidariedade contra a conexão repressiva das ditaduras”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História e o Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC, traz o Prof. Dr. Enrique Serra Padrós (UFRGS). Dia 27 de agosto às 14 horas, na sala 10 do Departamento de História da UFSC. Informações: cristiwolff@gmail.com.
  • 19° Congresso Brasileiro de Contabilidade, com o tema “Contabilidade para o desenvolvimento sustentável”, será realizado em Belém, entre os dias 26 e 29 de agosto.
  • Lançamento do livro “Psicologia e Saúde Coletiva”, organizado pela professora Magda do Canto Zurba. Dia 27 de agosto, às 18h30 horas, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
  • VI Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo tem como tema: “O Brasil e a China na atual conjuntura da economia-mundo capitalista”. Promoção: Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistema-Mundo da UFSC. O encontro será realizado de 27 a 29, na Unesp. Informações: hpgpepsm@cse.ufsc.br, (48) 3721-6627.
  • III Semana de Direitos Humanos discute a influência trazida pela “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” e seu impacto na efetivação e internalização pelos Estados democráticos dos direitos fundamentais. De 28 a 30 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: direitos.humanos@contato.ufsc.br.
  • 19ª edição da festa açoriana AÇOR, acontece entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro no Centro Histórico de São Francisco do Sul. Serão mais de 45 apresentações folclóricas, três shows musicais e uma praça de alimentação oferecendo pratos típicos da culinária do litoral catarinense. Informações: (48) 3721-8605, (47) 3444-6161 ou www.nea.ufsc.br.

Setembro

  • Show de Stand Up com Rafael Cortez. Espetáculo “De tudo um pouco” com humorista e repórter do programa CQC. Dia 02 de setembro, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
  • Debate entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis. Dia 3 de setembro, às 20 horas, no Auditório do Centro de Eventos da UFSC.
  • I Seminário de Estudos e Pesquisas em Competência Informacional. Dia 04 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Provido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência Informacional (GPCIn) o evento é voltado para profissionais da área, bibliotecários e professores, e alunos. Informações e inscrição: djuli_mdl@hotmail.com.
  • Curso “Células-tronco: aspectos básicos e biotecnológicos”. Oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC oferece, no período de 10 a 21 de setembro. Informações: www.lacert.ufsc.br ou (48) 3721-6905.
  • I Jornada Brasileira de Pesquisa em Condições Crônicas. Dias 13 e 14 de setembro na UFSC. Promovido pelo Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (Nucron). Informações: www.nucron.ufsc.br.
  • 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, promovido pelo Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA), acontece entre 17 e 19 de setembro, na UFSC. Informações: www.labimha.ufsc.br/2simposio.
  • Stand Up do humorista Diogo Portugal. Dia 30 de setembro, às 20 horas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.c5producoes.com.

Outubro

  • 5ª Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática (FERMAT), dia 3 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A FERMAT é uma atividade do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e conta com espaço para jogos, desafios e curiosidades acerca desta ciência. Informações: www.pet.mtm.ufsc.br.
  • 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações: www.cobrac.ufsc.br.
  • 2º Fórum Nacional de Paranormalidade e Mediunidade, dia 13 de outubro no Centro de Eventos e Cultura da UFSC. Informações: www.3milenio.org.
  • 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), entre 17 e 20 de outubro, na Praça da Cidadania (em frente à reitoria da UFSC). A SEPEX reúne trabalhos desenvolvidos na universidade em uma mostra científica aberta ao público, com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Informações: sepex.ufsc.br/ ou (48) 3721-9915.
  • II Conferência Internacional de Integração do Design, Engenharia e Gestão para a Inovação (IDEMI). Entre os dias 21 e 23 de outubro, no Jurerê Beach Village Hotel. Informações:  http://www.idemi2012.org/
  • 4ª edição do Ufsctock, entre os dias 25 e 28 de outubro. Apresentações gratuitas de bandas, artes visuais, audiovisuais, entre outras.

Novembro

  • UFSC Surf Festival, um evento na praia, cujo objetivo é a integração acadêmica e o envolvimento dos alunos com esportes, artes e conscientização ambiental. O evento está previsto para o dia 03 de novembro, mas a data poderá ser alterada em função da greve dos professores e servidores da Universidade. Informações: ufscsurffestival@gmail.com.
  • 16ª edição do Farmanópolis, entre 07 e 11 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão programados cursos, seminários, mesas-redondas, conferências e relatos de experiências.
  • IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, com o tema “Avanços para a identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade”. De 26 a 29 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.ixsbee.com.br, (48) 3721-9460 ou contato@ixsbee.com.br

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

TwitterFacebookGoogle+

 

Tags: semana UFSC