Semana UFSC – 9 a 13/07/2012

06/07/2012 12:13

Agenda semanal produzida pela Agência de Comunicação da UFSC.

Acompanhe as Notícias na página da UFSC e no site da Agecom.

Divulgue seu evento: semana.ufsc.@reitoria.ufsc.br

O Semana UFSC também está no Facebook – clique aqui para acessar.

 AVISOS

Definido cronograma de cursos extracurriculares de línguas para segundo semestre

O Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o calendário das matrículas dos Cursos Extracurriculares 2012/2. As matrículas para alunos antigos ocorrem no dia 16 de julho. Para novos alunos, as matrículas estão marcadas para o início de agosto. Veja o calendário completo em www.cursosextra.com.

DAC abre inscrições para oficina de produção de documentários

O Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura da UFSC, abre inscrições para a Oficina de Formação do Olhar para a Realização de Documentários,que será ministrada pela produtora e diretora Rosana Cacciatore. Pela primeira vez o DAC fará inscrições em oficina pelo sistema online. Os interessados deverão acessar o formulário com ficha de inscrição que estará disponível no site www.dac.ufsc.br, link Cursos e Oficinas de Arte, das 9 horas do dia 9 de julho, até às 22 horas do dia 11 de julho. Nesse mesmo período, para efetuar a inscrição, o interessado deverá pagar a taxa de matrícula de R$ 50,00. A oficina será realizada nas dependências do DAC (Teatro/Igrejinha da UFSC) em três módulos, durante 10 dias, de 17 de julho a 1º de agosto, sempre de terça a sexta-feira, das 19h às 22 h, com total de 30 horas. Há 30 vagas para a comunidade. Os interessados em participar devem ter no mínimo 18 anos.

Greve na UFSC

 Por 20 votos a 12, o Conselho Universitário da UFSC (CUn) decidiu, em sessão encerrada às 13h de sexta-feira, 29/6, manter o calendário acadêmico e concluir o semestre letivo. Os professores optaram por aderir à greve nacional no dia 11 de julho, quando as aulas já tiverem sido encerradas. Uma nova reunião do CUn será realizada no dia 24 de julho para discutir o andamento das negociações com o Governo Federal e o início do segundo semestre letivo.

Prêmio Santander Universidades

Estão abertas até 16 de setembro, as inscrições para quatro categorias do Prêmio Santander Universidades 2012Ciência e Inovação, EmpreendedorismoUniversidade Solidária e Guia do Estudante. A iniciativa, que tem como objetivo o reconhecimento e apoio à comunidade acadêmica e seus projetos inovadores para a sociedade, distribuirá mais de R$ 1 milhão em prêmios, além da concessão de bolsas de estudos Ibero-americanas e na BabsonCollege (EUA). A participação em qualquer categoria é gratuita e todos os inscritos ganharão um curso online de Empreendedorismo, produzido pela BabsonCollege.Informações e inscrições: www.santander.com.br/universidades.

DIA A DIA

Segunda-feira, dia 9 de julho

– Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente – SemaNECA, que acontecerá de 7 a 13 de julho. Local: Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Informações: www.semaneca.org.br, 3222-5880.

Terça-feira, dia 10 de julho

-10th International Symposium on Spatial Accuracy Assessment in Natural Resources and Environmental Sciences. De 10 a 13 de julho. Local: Centro de Cultura e Eventos. Informações: Carlos (48) 3721-8593/ 9915-3653.

– Painel Os candidatos escutam a sociedade, diálogo entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis com a população. Local: auditório Antonieta de Barros, Alesc, às 14 horas. Informações: www.semaneca.org.br, 3222-5880 ou 9903-9388.

Quarta-feira, dia 11 de julho

– Último dia do semestre letivo.

Quinta-feira, dia 12 de julho

– Palestra Dados climáticos no Brasil. Local: auditório da Arquitetura, às 16 horas. Informações: 3721-9797.

Sexta-feira, dia 13 de julho

– Mesa-redonda Cinema Contemporâneo: Paisagens transculturais e subversões cronotópicas. Após o debate, haverá o lançamento dos livros No coração do mundo: paisagens transculturais, de Denilson Lopes, e Masculinidades: teoria, crítica e arte, organizado por José Gatti e Fernando Marques Penteado. Local: auditório do CFH, às 14h30min. Informações: 3721-9714.

– Palestra Os neurônios da leitura, com SatanislasDehaene. Local: auditório da Reitoria, às 14 horas. Informações:  http://neuroniosdaleitura.blogspot.com.br/  ou  eventoneuroniosdaleitura@gmail.com.

– Encerramento das inscrições de trabalho para o I Seminário Estadual de Psicologia Escolar e Educacional. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail lapeeufsc@gmail.com. Critérios para seleção de trabalhos: Relatos de experiência e/ou pesquisa e que evidenciam consistência teórica e que tenham a descrição dos objetivos, procedimentos utilizados pelo(s) profissional(is) e principais resultados e/ou reflexões. Informações: http://www.crpsc.org.br/?open_pag&pid=2068.

– Encerramento das inscrições para o Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site oficial do projeto (www.prevestibular.ufsc.br) ou o da SED (www.sed.sc.gov.br) e preencher o formulário. As aulas iniciam em 13 de agosto.

– Palestra Cine Debate tendo como foco a prevenção para doenças cardiovasculares, com Mônica Siedler. Local: Auditório do HU, às 8h30min. Informações: Professora Liliete – 3721-9712,ramal 221 ou liliete@ccs.ufsc.br.

CULTURA E LAZER

Exposição sobre Colonização Açoriana

Cinco olhares sobre a Colonização Açoriana é a exposição no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) que apresenta os olhares de Elias Andrade,Hassis, Plínio Verani, Soli e Neri Andrade sobre a herança cultural deixada pelos nossos antepassados vindos do arquipélago dos Açores no século XVIII. A visitação é de 13 de julho a 31 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das14h às 17h. Local: Espaço Cultural do NEA. Informações: 3721-8605 ou nea@nea.ufsc.br .

Mostra de desenhos de alunos do Colégio de Aplicação

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação (CA) expõe a mostra Expressar-te: Tua arte, Teu espaço até o dia 19 de julho, das 7h30min às 18h. A exposição traz desenhos de todos os tipos
produzidos por alunos do Ensino Médio do CA e propõe uma maior interação dos estudantes com o Espaço Estético.

Programa Santa Afro Catarina

Todo primeiro sábado do mês o programa Santa Afro Catarina oferece, gratuitamente, visitas guiadas a roteiros históricos da Ilha. Os encontros são sempre às 9h45min embaixo da Figueira, na Praça XV, e a saída para os passeios, às 10 horas. Não é necessário agendamento prévio e, em caso de chuva, a visita será cancelada. Informações: www.santaafrocatarina.blogspot.com e santaafrocatarina@gmail.com. Neste sábado, o roteiro é o Viver de Quitandas. Com a condutora: Miriam Machado. Contato: 9631-8270.

Exposição

O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) apresenta pela primeira vez ao público a coleção com 53 objetos recolhidos entre os Ticuna e os registros de campo, compostos por 135 diapositivos (slides) e dois diários produzidos pelo antropólogo catarinense Sílvio Coelho dos Santos no coração da selva amazônica. Exposição “Ticuna em Dois Tempos”. Visitação até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, – das 10h às 17h (fechado as terças).  Informações: www.secarte.ufsc.br ; (48) 37219325.

Telejornais acadêmicos

O Curso de Jornalismo está promovendo dois noticiários via web sobre a UFSC. Programa “Conexão UFSC”, transmissão ao vivo, às 11h30, terças e quartas-feiras através do link http://www.facebook.com/conexaoufsc. Programa “TJ UFSC” transmissão diariamente às 17h30, de segunda a sexta-feira, através do site http://www.facebook.com/tjufsc.

Projeto 12:30

Apresentações musicais todas às quartas-feiras, às 12h30min, na Concha Acústica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade. Informações:  (48) 3721-9348 / 3721-9447.

PRÓXIMOS EVENTOS

 Julho

– VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – COPENE 2012. Tema: “Os Desafios da Luta Antirracista no século XXI”. De 16 a 20 de julho, na UDESC e CCA/UFSC. Informações: http://www.abpn.org.br/copene ; (48) 37219243 r 2202 .

– Curso de atualização para professores de Matemática do Ensino Médio em Santa Catarina. De 16 a 20 de julho. Inscrições abertas até 9 de julho no site:  http://mtm.ufsc.br/ensinomedio. Informações: Departamento de Matemática da UFSC ou http://mtm.ufsc.br/ensinomedio.

– II Congresso Brasileiro de Orientação para Aposentadoria nas Organizações. De 19 a 21 de julho, em Florianópolis, no Hotel Majestic, com o apoio do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Inscrições de trabalhos até 20 de maio. Informações: www.aposentadoria2012.com.br.

Agosto

– I Simpósio de Integração das Pós-graduações do Centro de Ciências Biológicas (I SIP-CCB). De 12 a 16 de agosto no Auditório da Reitoria. Inscrições de 28/05 a 28/06. Informações: www.sipccb2012.ufsc.brou (48) 3721-4749.

– II Colóquio Internacional NEIITA- Estudos Linguísticos e Aquisição/Aprendizagem do Italiano como Língua Estrangeira. De 21 a 23 de agosto na UFSC. Inscrições abertas:  http://www.neiita.cce.ufsc.br/coloquio2012/.

VI Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo. Tema: ´O Brasil e a China na atual conjuntura da economia-mundo capitalista`. Promoção: Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistema-Mundo da UFSC.  O encontro será realizado de 27 a 29 de agosto, na Unesp. A inscrição de trabalhos até 31 de maio. Informações:hpgpepsm@cse.ufsc.br, (48) 3721-6627.

– 19° Congresso Brasileiro de Contabilidade. Tema: Contabilidade para o desenvolvimento sustentável. O evento será realizado em Belém, entre os dias 26 e 29 de agosto.

- III Semana de Direitos Humanos, com o tema “Influência da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão”. De 28 a 30 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos. Informações: direitos.humanos@contato.ufsc.br.

 

– As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista encerram no dia 31 de agosto. O tema deste ano é Inovações tecnológicas no esporte. Informações e inscrições: www.jovemcientista.cnpq.br.

– XIV Semana de Biologia. De 28 de agosto a 3 de setembro. Informações: http://semanadabio.ufsc.br/.

Setembro

– O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC oferece no período de 10 a 21 de setembro o curso “Células-tronco: aspectos básicos e biotecnológicos”. Inscrições até 30 de junho. Informações: www.lacert.ufsc.br / (48) 3721-6905.

– I Jornada Brasileira de Pesquisa em Condições Crônicas. Dias 13 e 14 de setembro na UFSC. Inscrições de trabalhos até 20 de maio. Promoção: Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (Nucron) e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Informações: www.nucron.ufsc.br .

– 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. De 17 a 19 de setembro, na UFSC. Promoção: Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA). Submissão/inscrição até dia 30 de abril no site http://www.labimha.ufsc.br/2simposio.

 Outubro

– 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC. Dias 1º e 2 de outubro. Local: auditório Henrique Fontes, no CCE. Submissão de resumos até 17/08/12 e inscrições até 29/09/12. Informações: Cristiane.vidal@gmail.com ou spg.ufsc@gmail.com.

– 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações:  www.cobrac.ufsc.br .

– 11ª. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – Sepex. De 17 a 20 de outubro na Praça da Cidadania. Informações: www.sepex.ufsc.br ou (48) 37219915.

– 6º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Dias 8 e 9 de outubro, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site
www.direitoautoral.ufsc.br até o dia 5 de outubro. Submissão de artigos científicos deve ser feita até 20 de agosto. Informações: www.direitoautoral.ufsc.br, direitoautoral@ccj.ufsc.br ou (048) 3721-6746.

 Novembro

– IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia: avanços para identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade. De 26 a 29 de novembro na UFSC. Inscrições de trabalhos até 30 de junho. Informações: http://www.ixsbee.com.br/ ; Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica/UFSC , (48)37219460, contato@ixsbee.com.br.

Tags: semana UFSC