Orientações para o ensino não presencial

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove atividades pedagógicas não presenciais como parte do Calendário Suplementar Excepcional, com início em 31 de agosto de 2020. A preparação para essa nova fase na instituição demanda planejamento e capacitação. Por isso, separamos aqui algumas orientações para a retomada do ensino de forma não presencial. Confira:

Em caso de dúvidas, recorra às páginas especializadas, como o site Coronavirus.ufsc.br, que contém um FAQ atualizado pela Agecom.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) também tem um FAQ onde é possível encaminhar dúvidas.

A UFSC oferece ferramentas do Google e da Microsoft a estudantes, em apoio ao ensino não presencial. O pacote de serviços do Google, chamado de G-Suite for Education, inclui serviços como o Drive (com armazenamento ilimitado), Meet, Agenda, YouTube, entre outros (Gmail e Classroom estão desabilitados) para quem tem vínculo ativo de estudante ou servidor. Da mesma forma, o pacote Office 365 Student pode ser acessado. Mais informações.
O ajuste de matrícula on-line para os estudantes dos cursos de graduação da UFSC ocorre nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de agosto. Confira, neste link, algumas orientações.
Resolução nº 12/2020, aprovada em 18 de agosto, traz o Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional dos Cursos de Graduação da UFSC, referente ao primeiro semestre letivo de 2020.

Confira, neste link, o calendário completo, e fique atento para as principais datas.

O Conselho Universitário da UFSC aprovou a Resolução Normativa nº 140/2020/CUn, que regulamenta a volta das atividades de ensino, agora em formato não presencial.
Acesse aqui uma matéria da Agecom sobre a Resolução.
Acesse o Portal Prograd – Informação em tempos de pandemia para obter informações corretas e rápidas sobre assuntos diversos relacionados a atividades acadêmicas no período da pandemia da Covid-19.
Devido a grande variedade de questões, os assuntos estão divididos por grupos de interesse: Alunos(as), professores(as) e TAES.
Quais as diferenças entre direitos de autor e de imagem? Quais os direitos autorais de professores no ensino remoto? O que muda em relação à sala de aula presencial? Como fica a utilização e a distribuição de obras de terceiros pelos docentes?
Com a retomada das atividades de ensino por meio de atividades não presenciais, são muitas as dúvidas que surgem.Acesse uma matéria e um vídeo com a professora Liz Beatriz Sass sobre as principais dúvidas sobre direito autorais no ensino não presencial.
Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFSC oferece o portal Recursos Tecnológicos para Aprendizagem (RTA),
que reúne conhecimentos e experiências da comunidade universitária na utilização de tecnologias
capazes de potencializar o ensino com diferentes recursos, de forma eficaz e inovadora.
A Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFSC preparou uma cartilha destinada especialmente aos docentes, na preparação de atividades pedagógicas não presenciais.
O material aborda desde os primeiros passos para inserção de aulas no contexto não presencial até as questões de direito autoral, passando por dicas, melhores recursos tecnológicos e elaboração de matriz instrucional.
A cartilha contou com a parceria da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) e pode ser acessada no link.
O Núcleo Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) e a Secretaria de Educação a Distância (Sead) disponibilizaram vídeos curtos com dicas de ferramentas e recursos do Moodle para comunidade universitária.

A cada semana, novas edições serão publicadas no canal do Núcleo UAB UFSC no Youtube e também no perfil do Instagram UAB UFSC.

A Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSC desenvolveu
Pequeno Manual de Boas Práticas para Atividades Pedagógicas não presenciais para discentes da UFSC.
Conheça o Piape-UFSC
O “Amigo Monitor” é um projeto voluntário que conecta crianças e adolescentes que estão longe das escolas com pessoas que tenham conhecimento suficiente para ajudá-los nos exercícios por meio de aulas de reforço.
A monitoria é oferecida para alunos do fundamental II, por meio das plataformas Google MeetsZoom e WhatsApp, como for mais adequado para cada aluno.Leia mais.
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC dedica-se à educação de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.

No atual período de suspensão das atividades presenciais, os profissionais do Núcleo têm desenvolvido atividades de extensão para divulgar suas ações com a comunidade em geral e se aproximar de seus alunos nesse contexto de isolamento social. Acompanhe algumas dessas ações.