Orientações para o ensino não presencial

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove atividades pedagógicas não presenciais como parte do Calendário Suplementar Excepcional. Separamos aqui algumas orientações para o ensino de forma não presencial. Confira:

Em caso de dúvidas, recorra às páginas especializadas, como o site Coronavirus.ufsc.br, que contém um FAQ atualizado pela Agecom.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) também tem um FAQ onde é possível encaminhar dúvidas.​

A UFSC te dá as boas-vindas, estudantes de 2021.1! Confira as principais informações para quem inicia agora o semestre, em formato não presencial! Visite o site Calouros.

AcolheUFSC foi pensado pela Comissão Permanente de Monitoramento da Saúde Psicológica Universitária que visa dar suporte e acompanhamento psicológico específico aos efeitos da Covid-19 sobre a comunidade universitária. Visite o site: acolheufsc.ufsc.br

A UFSC, por meio do Subcomitê de Assistência Estudantil, lançou, em 29 de setembro, uma cartilha voltada aos estudantes com informações sobre o funcionamento da Universidade durante o período de pandemia.

cartilha contém 95 páginas com informações sobre disciplinas, calendário acadêmico, programas de Assistência Estudantil, contatos e sites úteis, orientações sobre Restaurantes Universitários e Bibliotecas, além de serviços de saúde, transporte e lazer externos à instituição.

TV UFSC em parceria o grupo VIA- Estação Conhecimento da UFSC, criou o e-book “Faça você mesmo”, que ensina a fazer vídeos de forma simples e barata.

A ideia é ajudar nas produções de vídeos, mostrando soluções baratas e simples, pra quem pensa em gravar videoaulas, abrir um canal no YouTube, ou simplesmente fazer um trabalho acadêmico em vídeo. A partir de recursos caseiros e muito práticos, é possível garantir uma boa qualidade de som e imagem para o seu vídeo.

A UFSC oferece ferramentas do Google e da Microsoft a estudantes, em apoio ao ensino não presencial. O pacote de serviços do Google, chamado de G-Suite for Education, inclui serviços como o Drive (com armazenamento ilimitado), Meet, Agenda, YouTube, entre outros (Gmail e Classroom estão desabilitados) para quem tem vínculo ativo de estudante ou servidor. Da mesma forma, o pacote Office 365 Student pode ser acessado. Mais informações.
Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional dos Cursos de Graduação da UFSC está disponível no site do Departamento de Administração Escolar (DAE). Acesse o calendário completo e fique atento para as principais datas.
Acesse o Portal Prograd – Informação em tempos de pandemia para obter informações corretas e rápidas sobre assuntos diversos relacionados a atividades acadêmicas no período da pandemia da Covid-19.

Devido a grande variedade de questões, os assuntos estão divididos por grupos de interesse: Alunos(as), professores(as) e TAES.

Quais as diferenças entre direitos de autor e de imagem? Quais os direitos autorais de professores no ensino remoto? O que muda em relação à sala de aula presencial? Como fica a utilização e a distribuição de obras de terceiros pelos docentes?

Com a retomada das atividades de ensino por meio de atividades não presenciais, são muitas as dúvidas que surgem.Acesse uma matéria e um vídeo com a professora Liz Beatriz Sass sobre as principais dúvidas sobre direito autorais no ensino não presencial.

Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFSC oferece o portal Recursos Tecnológicos para Aprendizagem (RTA), que reúne conhecimentos e experiências da comunidade universitária na utilização de tecnologias capazes de potencializar o ensino com diferentes recursos, de forma eficaz e inovadora.
A Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFSC preparou uma cartilha destinada especialmente aos docentes, na preparação de atividades pedagógicas não presenciais.
O material aborda desde os primeiros passos para inserção de aulas no contexto não presencial até as questões de direito autoral, passando por dicas, melhores recursos tecnológicos e elaboração de matriz instrucional.A cartilha contou com a parceria da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) e pode ser acessada no link.
O Núcleo Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) e a Secretaria de Educação a Distância (Sead) disponibilizaram vídeos curtos com dicas de ferramentas e recursos do Moodle para comunidade universitária.

A cada semana, novas edições serão publicadas no canal do Núcleo UAB UFSC no Youtube e também no perfil do Instagram UAB UFSC.

A Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSC desenvolveu o Pequeno Manual de Boas Práticas para Atividades Pedagógicas não presenciais para discentes da UFSC.

Conheça o Piape-UFSC

O “Amigo Monitor” é um projeto voluntário que conecta crianças e adolescentes que estão longe das escolas com pessoas que tenham conhecimento suficiente para ajudá-los nos exercícios por meio de aulas de reforço.
A monitoria é oferecida para alunos do fundamental II, por meio das plataformas Google MeetsZoom e WhatsApp, como for mais adequado para cada aluno.Leia mais.
Para conter o avanço da Covid-19, em diversos países do mundo o distanciamento social tem sido a medida mais adotada. Às famílias, o período pode marcar uma abrupta alteração nas rotinas e acordos anteriormente em curso, sobretudo quando há crianças pequenas.

A partir do relato de mães, pais e outros familiares em tempos de quarentena, os professores de Psicologia Marina Menezes (UFSC), Carina Nunes Bossardi (Univali) e João Rodrigo Maciel Portes (Univali) disponibilizam a cartilha que auxilia as famílias com crianças pequenas a reestruturarem suas atividades cotidianas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

O distanciamento provocado pela pandemia de Covid-19 alterou a rotina de diversos lares e famílias, trazendo para dentro de casa atividades outrora externas, como trabalho, estudos, lazer, etc. Nesse contexto, pesquisadores do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infantil ( NEPeDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançam a obra “Desafios da família em tempos de distanciamento social“.

O e-book gratuito produzido pelos professores Mauro Luís Vieira e Marina Menezes e pelas graduandas Dayana Sell Pietro, Giulia Truppel Antunes, Isadora Lima Zanini e Mariana Amaral, todos do curso de Psicologia da UFSC, e com ilustrações da artista plástica Jana Neves Garcia, apresenta cinco capítulos com reflexões sobre a parentalidade em tempos de distanciamento social.

O livro na íntegra está disponível nos links:
Desafios da família em tempos de distanciamento social
Family challenges in time of Covid-19 outbreak

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC dedica-se à educação de crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.

No atual período de suspensão das atividades presenciais, os profissionais do Núcleo têm desenvolvido atividades de extensão para divulgar suas ações com a comunidade em geral e se aproximar de seus alunos nesse contexto de isolamento social. Acompanhe algumas dessas ações.