Igrejinha Musical: ‘Microcosmos da Filarmônica’, com a Orquestra Filarmônica Catarinense

02/06/2026 10:00
Quando:
3 de junho de 2026@19:00
2026-06-03T19:00:00-03:00
2026-06-03T19:15:00-03:00
Onde:
Igrejinha da UFSC
Rua Desembargador Vítor Lima
117 – Trindade
Florianópolis
Custo
Grátis
Contato:
Departamento Artístico Cultural - DAC
48 3721-3853

O Igrejinha Musical recebe o concerto Microcosmos da Filarmônica. A apresentação integra mais uma edição da Série de Música de Câmara da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) e será realizada na próxima quarta-feira, 3 de junho, às 19h, na Igrejinha da UFSC.  A entrada é gratuita, com acesso liberado a partir das 18h30. A classificação indicativa é livre.

O concerto busca aproximar o público da experiência intimista e expressiva da música de câmara, destacando diferentes formações instrumentais e a riqueza do repertório clássico. O programa da noite reúne duas importantes obras do repertório camerístico europeuA Suíte para Dois Violinos e Piano em Sol Menor, Op. 71, de Moritz Moszkowski, e o Quinteto para Cordas e Piano nº 2, Op. 81, de Antonín Dvořák. O concerto contará ainda com a participação especial do pianista convidado Pablo Rossi.

A realização é viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio Diamante, Bradesco, Multilog, DR Aromas & Ingredientes, Sicoob, Softplan e Starian. O concerto conta ainda com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC), Fábrica de Comunicação, WVN Brasil, Hurbana e OneWG.

O Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC). Idealizado em julho de 2022, o projeto tem como objetivo incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, ampliando o acesso e a difusão da cultura musical para toda a comunidade. Durante o período letivo da Universidade, o Igrejinha Musical apresenta atrações culturais gratuitas. Para mais informações, acesse o site do DAC.

A Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos. A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito musicking.

Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.