Exposição ‘Oficina Brincantes do Boi de Mamão’
UFSC - Campus Trindade
A Sala Verde UFSC promove, entre os dias 3 de dezembro de 2024 e 7 de fevereiro de 2025, a segunda edição da exposição Oficina Brincantes do Boi de Mamão. Em comemoração aos 64 anos da instituição, a exposição é aberta ao público de todas as idades e será realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da UFSC e terá curadoria de Jaqueline Damaceno. O horário de atendimento na mostra será de terça à sexta-feira, das 7h às 19h, com entrada permitida até as 18h30.
Esta é a segunda edição da iniciativa, que já teve sua primeira versão realizada na Biblioteca Central da UFSC (BU), no início do segundo semestre de 2024. O acervo é composto por materiais confeccionados oficinas de criação dos brincantes do folclore catarinense, especialmente o Boi de Mamão. As oficinas foram realizadas em outubro de 2023, em parceria com a equipe do Pense com Arte, e tinham como proposta a produção sustentável, por meio de artes plásticas com reutilização de materiais, “de forma coletiva e interativa, promovendo a combinação entre arte, educação ambiental e cultura popular local”.
Segundo os organizadores, participaram das oficinas crianças de duas escolas locais e adultos da comunidade. Ainda em dezembro de 2023, a UFSC foi palco do cortejo do Boi de Mamão, com os personagens criados nas oficinas. O evento contou com a participação dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC e integrou cultura, música, brincadeiras e educação ambiental. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à comunidade interna e externa à Universidade, com mais de 300 pessoas participando das ações.
Os brincantes fazem parte do acervo da Sala Verde UFSC, que está aberto a todos que desejam propagar a cultura e a educação ambiental. Sua versão digital está disponível no site do projeto, por meio da plataforma Tainacan. A Sala Verde UFSC é um projeto que tem como proposta promover encontros e diálogos interdisciplinares, com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos tradicionais e populares.
Mais informações no site da Sala Verde.