Exposição: ‘Colheita Coleção’
A exposição Colheita Coleção, de Tissier, estará aberta ao público na Biblioteca Central (BU) do campus Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 1° e 30 de outubro, no Hall Principal.
A obra é uma pequena coleção de restos de animais marinhos, pequenos objetos e esculturas confeccionadas com fragmentos de mangue, vértebras e costelas de baleia, todos encontrados e recolhidos na praia de Ponta das Canas, no norte da Ilha de Santa Catarina.
A pequena quantidade e a diversidade das espécies observadas dão uma ideia dos cuidados – ou da falta de cuidado – na relação das pessoas com os outros seres vivos, dos quais também dependem para sobreviver.
Com a instalação Extermínio, abre-se um caminho inverso: a taxonomia ganha, enquanto a humanidade perde.
Por fim, a coleção de pequenas esculturas revela toda a magia da natureza na criação de formas incríveis e convida a lembrar que somos parte dela – e não algo separado ou alheio à sua existência.
Sobre o artista
Tissier nasceu em Buenos Aires, em 1959. Formou-se Ator Nacional na década de 1980 e teve participação ativa no movimento de abertura cultural sul-americana. Ligado a movimentos internacionais de teatro popular, foi laureado com um prêmio nacional e outro no Festival de Cannes.
Em 1994, estabeleceu-se definitivamente em Minas Gerais e, desde 2004, reside em Florianópolis.
Seu trabalho possui um propósito educativo: destacar a importância da conservação e da preservação ambiental, ampliar a percepção sobre o meio ambiente e estimular uma reflexão crítica sobre a existência humana, a arte e a história, por meio das narrativas intrínsecas às suas obras.



















