Conferência Livre sobre Meio Ambiente e Saúde Ambiental para enfrentamento da Crise Climática
Presencial no Auditório do CCB ou online via WebConferencia
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Programa Ecoando Sustentabilidade e instituições parceiras, realizará a Conferência Livre de Meio Ambiente – Saúde Ambiental para o Enfrentamento da Crise Climática, nos dias 20 e 21 de janeiro. O evento acontecerá a partir das 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e também será transmitido virtualmente.
As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de janeiro, de forma gratuita. Os participantes terão direito a um certificado de oito horas. As inscrições podem ser feitas através do portal gov.br, por meio do link. A Conferência será realizada de forma híbrida: com parte presencial no Auditório do CCB, e outra parte transmitida de forma remota, por meio do portal WebConferencia.
“Pretendemos apresentar e discutir mecanismos para desenvolvermos sistemas integrados que possam tratar a natureza como sujeito de direito, permitindo a prosperidade de sociedade e economias saudáveis e justas. Para isso será apresentada a proposta de criação de um Sistema Único de Saúde Ambiental (SUSA) que poderá estar entre as propostas discutidas e aprofundadas durante os trabalhos da conferência”, salienta um dos organizadores, o professor Paulo Horta, do Departamento de Botânica da UFSC.
O objetivo é promover um espaço de reflexão sobre o cenário atual socioambiental, abordando propostas para o enfrentamento das crises do século XXI. O evento se concentrará na promoção da saúde ambiental e na garantia dos direitos constitucionais dos brasileiros e brasileiras, com foco em alternativas de mitigação e adaptação, justiça ambiental e climática, transição ecológica, e educação ambiental. A perspectiva ecocêntrica, que coloca a natureza como sujeito de direitos, será a base das discussões para construir sistemas integrados que promovam a prosperidade de sociedades e economias saudáveis.