O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC) promove a palestra Mergulhando nos mares tropicais: biogeografia e diversidade, ministrada pelo professor Sergio R. Floeter, na segunda-feira, 25 de março, das 16h às 17h, no Auditório do CCB.
No evento, o professor apresentará imagens de diversas partes do mundo e também fará a divulgação de seu livro recentemente lançado, intitulado Peixes Recifais do Brasil.
O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.
A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) realiza nesta sexta-feira, 26 de abril, uma palestra de astronomia com o tema Mulheres no Espaço, no Planetário da UFSC, às 20h. O evento é gratuito e aberto a todos.
A palestra será ministrada pelo professor de Física Cleber Chaves, que apresentará uma lista completa e em ordem cronológica de todas as mulheres que já estiveram em órbita da Terra, com uma breve biografia de cada uma delas e seu tempo de permanência no espaço.
O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dia 29 de abril, a palestra Ninguneo, necropolítica, afropessimismo, e um afrofuturo: Uma reflexão sobre vida e morte negras, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 18h30. A palestra, feita em espanhol, é aberta ao público em geral e o professor Jerome Branche, da University of Pittsburgh, fará uma intervenção no debate sobre “vida e morte negras”. As inscrições estarão disponíveis a partir de 19 de abril e serão feitas por QRCode ou no link disponibilizado nos cartazes de divulgação. Os participantes terão direito a certificado de três horas.
Jerome Branche é professor de Estudos Latino-americanos e Afro-atlânticos do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Branche, que é diretor de publicações da Revista Iberoamericana, ministrou o curso de pós-graduação “Afrolatinidades”, fevereiro e março de 2024, em cinco aulas na UFSC, e agora promove palestra aberta ao público em geral sobre a questão afro.
O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra A Inteligência Artificial vai roubar meu emprego? no dia 21 de maio, às 18h30, no Auditório Castro, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Para participar é necessário se inscrever através do formulário.
A palestra irá abordar sobre o background tecnológico da revolução da Inteligência Artificial (IA), a tecnologia por trás das LLMs como ChatGPT e seu impacto atual e futuro em diversas profissões e Insights da jornada de construção do Smartbase desde 2022 e como se preparar para o futuro
A atividade será ministrada por Marcio Marchini, sócio fundador da OpenClick.ai, que contará um pouco sobre suas experiências e sobre o background tecnológico da revolução da IA.
Mais informações no Instaram do PET Engenharia de Produção.
Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.
A palestra faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.
Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.
O projeto de extensão Histórias de Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove palestras de 25 de julho a 16 de agosto. As atividades tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre história da ciência aplicada ao ensino de ciências e ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento científico. As palestras serão realizadas no auditório Faruk Nome e no auditório do Departamento de Matemática da UFSC, iniciando todas às 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário. Cada palestra fornece um certificado de duas horas. O evento é organizado pelas professoras Larissa Moreira Ferreira e Marinês Domingues Cordeiro do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM). Mais informações sobre datas, locais e temas das palestras, consulte a programação completa através do link.
O grupo “Leia Mulheres SIM!”, formado por professoras do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC) promove a palestra “Assédio moral na Universidade: o que é e o que fazer?“. O evento ocorre nesta quinta feira, 22 de agosto, às 10h, no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), localizado no bloco B. As inscrições devem ser feitas no site do projeto. Haverá emissão de certificado de 2 horas.
A ministrante será a professora Luana Renostro Heinen. O objetivo da palestra é identificar condutas que podem caracterizar assédio moral segundo a orientação da controladoria Geral da União e dos tribunais brasileiros, com foco nas relações acadêmicas na universidade. Visando auxiliar as vítimas na denúncia dessas ocorrências, haverá orientação sobre o uso adequado e efetivo dos canais de denúncia de atos de assédio e discriminação.
Mais informações pelo e-mail leiturasdomundo@contato.ufsc.br
O projeto Fortalecendo a Economia Solidária no Distrito do Pântano do Sul (Florianópolis) mediante o estimulo de empreendedorismo e inovação social, coordenado pelo professor Fernando Ostuni Gauthier, do Departamento de Engenharia do Conhecimento, do Centro Tecnológico da UFSC, promove, neste sábado, 24 de agosto, o II Workshop FESINOVA-PS, com a temática de Inovação Social.
O evento ocorre de 14h30 às 17h30, na sede do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (CODEN), localizado na Estr. João Belarmino da Silva, 2528 – Pântano do Sul, Florianópolis. É aberto à comunidade mediante inscrições pelo link.
O workshop é preparatório para o Curso “Empreendedorismo e Projetos Sociais: Da Ideia à Transformação Comunitária”, a ser oferecido pelo FESINOVA. Conta com o apoio institicional da SINOVA-UFSC e PROEX-UFSC.
Programação:
• Workshop sobre Inovação social, Palestrante e Mediadora: Marcia Prim – Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC/UFSC
• Apresentação do Curso, Palestrante: Professor Fernando Gauthier – EGC/UFSC
Mais informações: https://fesinova.ufsc.br/
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) em parceria com o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Palestra de Astronomia: O Céu do Semestre no Planetário da UFSC dia 6 de setembro, às 20h.
A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
O palestrante, Adolfo Stotz Neto, abordará em sua palestra O céu do Semestre (de setembro a novembro) temas como oposição do planeta Marte, trânsito do planeta Mercúrio, chuva de meteoros e constelações da época.
Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.
O arquiteto português João Campos vai falar sobre “Patrimônios de Origem Portuguesa: registros e reflexões” na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, em Florianópolis. A apresentação acontece no próximo domingo, 8 de setembro, às 11h, e tem como tema o livro de mesmo título, recém-lançado pelo autor no último dia 31 de agosto.
A obra reúne informações valiosas sobre patrimônios culturais de origem portuguesa, com foco em projetos de reabilitação e reflexões sobre os conteúdos culturais ligados a essas heranças. O evento terá enfoque nas fortificações e terminará o período de visita do professor às fortalezas geridas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário presente neste link, que estará aberto até o dia 6, sexta-feira, às 12h (ou enquanto houver vagas disponíveis). A inscrição também garantirá isenção da taxa de entrada para a fortaleza durante o período.
João Campos traz em sua obra, entre outros temas, experiências vivenciadas ao longo de seu trabalho à serviço da Fundação Calouste Gulbenkian, explorando materiais pouco conhecidos disponíveis nos arquivos da instituição. Ele aborda também os “Impérios do Espírito Santo”, construções raríssimas herdadas dos açorianos, das quais ainda existem alguns poucos exemplares na Ilha de Santa Catarina. O livro, que conta com prefácio de Rui Moreira e posfácio de José Blanco, é também fruto de missões de reconhecimento, de avaliação e de intervenção sobre patrimônios portugueses em várias partes do mundo, o que evidencia a riqueza dos contatos históricos entre Portugal e outros povos.
Para mais informações, é necessário entrar em contato com a Coordenadoria das Fortalezas através do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br ou com o arquiteto Roberto Tonera pelo WhatsApp (48) 99963-6324.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.
Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.
O Programa de Pós-Graduacão em Engenharia Química (PosENQ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra How to prepare and publish a scientific paper, ministrada em inglês por Leticya Coelho, no dia 10 de setembro, das 14h às 15h. Os interessados podem participar pessoalmente no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) ou remotamente através do link. Os participantes vão ter direito a certificado de 1 hora.
Na palestra serão abordados os principais aspectos do processo de publicação científica. Serão discutidos temas como a preparação e submissão de artigos científicos para maximizar as chances de aceitação, os detalhes essenciais a serem observados, a avaliação do artigo, a resposta às revisões, a conformidade ética das publicações, e as opções disponíveis em caso de rejeição do artigo.
Leticya é doutora em engenharia química pela UFSC e editora científica na Elsevier. Atuando no serviço de transferência de artigos, ela já revisou mais de 10 mil cartas de rejeição de artigos submetidos, avaliou dezenas de submissões até a aceitação, e mantém contato constante com profissionais da publicação científica. Na palestra, Leticya compartilhará insights que ajudarão os participantes a navegar pelo processo de publicação científica.
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC), em parceria com o Estúdio Leandro Lopes, promove nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 18h, a palestra Ilustradores científicos serão substituídos por Inteligência Artificial?. O evento ocorre no pavilhão de exposições do MArquE e as inscrições são gratuitas. Será fornecido certificado de participação de 2 horas.
A palestra será conduzida por Leandro Lopes, ilustrador científico e professor de ilustração. Serão abordados temas como o papel da ilustração científica na comunicação de conceitos complexos, o impacto das tecnologias de geração de imagem por IA no campo da ilustração, e as possíveis implicações para a profissão de ilustrador. Também serão discutidos os direitos autorais relacionados às criações feitas por IA, o uso dessas ferramentas por ilustradores e por que a criatividade humana ainda não é plenamente substituída pela tecnologia.
Além de discutir o que é ilustração científica e suas funções, Leandro apresentará exemplos de imagens geradas por IA e como essas ferramentas vêm sendo usadas na área. O evento busca esclarecer os desafios e as incertezas que surgem com o avanço da automação no campo da ilustração científica, destacando as ameaças e as oportunidades oferecidas por essa nova tecnologia.
Para mais informações, acesse o site do MArquE.
A palestra de astronomia Asteróide, meteoróides, meteoros e meteoritos ocorre nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 20h, no Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é promovido pelo Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e pelo Planetário da Universidade.
O palestrante Frederico de Freitas Taves, membro do GEA, vai explicar a diferença entre os termos asteróide, meteoróides, meteoros e meteoritos e esclarecer seus aspectos científicos.
A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
Para mais informações, acesse a página do GEA, do Planetário ou o Facebook do GEA.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem a palestra on-line Riscos climáticos em Moçambique: implicações nos espaços urbanos e rurais na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, em transmissão pelo canal do YouTube do Instituto.
Os palestrantes serão Uacitissa Mandamule e José Maria do Rosário Chilaúle Langa, com mediação do professor Lindberg Júnior, do Departamento de Geociências, e de Estêvão Mazuz. A proposta do evento é pensar as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva moçambicana. A atividade é aberta a toda comunidade e será fornecido certificado de 2 horas de participação. Não é necessário fazer inscrição.
O evento tem o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural), do Núcleo Literatual, do Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (Necla) e do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura (LHSTC).
Mais informações no Instagram, na página do Instituto Kadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
O Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) promove a palestra Gestão do Conhecimento no Varejo: Inovação e Execução para Impactar o Consumo. A atividade ocorre em 25 de outubro, às 10h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário de 12 a 18 de outubro. Os participantes têm direito a certificado de quatro horas.
O evento terá a participação de Felipe Votisch, Diretor Nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, e de Eduardo Correia, Gerente Executivo de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil.
Mais informações na página de inscrições.
O Grupo de estudos e pesquisa sobre a Rússia da Universidade Federal de Santa Catarina (PRORUS/UFSC) promove, no dia 17 de outubro, quinta-feira, a palestra 100 anos sem Lênin, às 18h15, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento contará com a presença do professor Nildo Domingos, do pesquisador João Cláudio e do produtor de jornalismo na Sputnik Brasil, Rennan Rebello.
As inscrições serão realizadas antes do início do evento. Os participantes têm direito a certificado de 2 horas.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.
A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.
Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.