Calendário de Eventos UFSC

nov
6
qua
Espetáculo teatral: A Força da Água
nov 6@20:00

Espetáculo A Força da Água – grupo Pavilhão da Magnólia. Foto: Sergio Lima.

Em circulação pelo Sul e Sudeste do país, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o mais novo espetáculo do grupo cearense Pavilhão da Magnólia: A Força da Água. A apresentação gratuita será no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis.

Sob direção e dramaturgia de Henrique Fontes, o espetáculo explora a história da seca e o impacto da escassez de água na vida dos sertanejos nordestinos, refletindo sobre o direito à água enquanto necessidade e luta. A história propõe um olhar profundo sobre o sofrimento e a resistência das populações afetadas pela seca no Ceará, confrontando o público com perguntas inquietantes: até quando o discurso da seca será tratado como uma mera fatalidade? Como romperemos com as cercas da indiferença e da falta de acesso à água potável?

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro, respeitando a ordem de chegada do público. O espetáculo tem classificação de 14 anos. A apresentação conta com apoio do Programa de Extensão Pedagogia das Artes Cênicas e Processos de Criação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenado pelo professor Vicente Concilio.

Sobre o espetáculo

Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? O que nos impede de romper a cerca que nos controla? A Força da Água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará. Desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de teatro documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca. Os relatos e documentos denunciam aquilo que nos impede de ter acesso à água potável e de qualidade. Até quando aceitaremos? Quando deixaremos nossas águas transbordarem?

Sobre o Grupo Pavilhão da Magnólia

Nos seus 19 anos de trajetória, o Pavilhão da Magnólia se consolida como um dos grupos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo e investe em diversificados caminhos de criação em diálogo com outros criadores da cena, com uma atenção a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e para as infâncias. São mais de 1.200 apresentações (18 espetáculos montados) em mais de 80 cidades, participando de importantes festivais e mostras de teatro e arte do país. Desde 2018, tem como sede a Casa Absurda, espaço de cultura independente da cidade de Fortaleza.

Sobre Henrique Fontes

Dramaturgo, ator, diretor teatral e gestor cultural com 35 anos de experiência. Como diretor tem 19 peças montadas e como dramaturgo, 29 textos escritos. Henrique Fontes também é fundador do Espaço Cultural Casa da Ribeira em Natal e atual diretor artístico. Tem trabalhado com o Grupo Carmin desde sua origem, em 2007, e ajudou também a fundar os grupos Beira, Atores à Deriva e Casa da Ribeira. Integrou o Grupo Clowns de Shakespeare entre 1996 e 2004. Indicado aos prêmios Shell e APTR 2023 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo Peça de Amar; foi vencedor do Prêmio Shell 2019 na categoria Dramaturgia, do Prêmio do Humor 2019 de melhor dramaturgia e também do Prêmio Botequim Cultural 2019 como melhor autor, além do Prêmio APTR de melhor dramaturgia – todos pela peça A Invenção do Nordeste.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O quê: Espetáculo  A Força da Água, com o grupo Pavilhão da Magnólia
Quando: 06/11/2024 | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari – UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – ingressos distribuídos presencialmente por ordem de chegada a partir das 19h
Classificação: 14 anos
Informações: (85) 98890-6539 | pavilhaodamagnolia.com.br | contato@pavilhaodamagnolia.com.br @paviilhaodamagnolia

Ficha técnica

Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Direção de Movimento: Ana Claudia Viana
Pesquisadora-colaboradora: Cydney Seigerman
Oficina Rasaboxes: Julia Sarmento
Desenho de luz: Wallace Rios
Operação de luz: Jão Rios
Cenografia: Rodrigo Frota
Adereços: Beeethoven Cavalcante
Figurino: Ruth Aragão
Assistência de Figurino: Wendy Mesquita
Sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob e Eliel Carvalho
Preparação Vocal: Thiago Nunes
Ilustrações: Raisa Christina
Designer Gráfico: Carol Veras
Fotos: Luiz Alves
Fotos projetadas e Edição de vídeo (DeepFake): Allan Diniz
Produção Executiva: Som e Fúria Produções
Coordenação de Produção: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima
Acessibilidade em Libras: IncluAção
Agradecimentos: Alenio Alencar, Alexandre Costa, Belchior Torres, Bruno Souza dos Santos, Daniel Torres, Fabio Matias – Nego, Francis Wilker, Gabriel Dantas, Glairton de Paula, Glauber Matos, Kênia Rios, Kleber Pinheiro, Levi Mota, Marcelina, Marcio Abreu, Martinha, Miguel Vellinho, Renato de Humaitá, Ricardo Bruno, Rosa Primo,   Ruth Martins, Thereza Rocha, Viviane Lima, Cia Prisma, Coletivo Patu, Escola Porto Iracema das Artes, Fundação Santa Terezinha, Pequeña Cia de Teatro, Xama Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de Senador Pompeu e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Conecta SC.   

nov
28
qui
Cine Meridianum: O Físico
nov 28@14:00 – 17:03

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina (Meridianum/UFSC) promove no dia 28 de novembro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Físico (2013), dirigido por Philipp Stölzl. O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

Ambientado na Inglaterra do século XI, O Físico oferece um olhar sobre os tratamentos médicos da época e a figura de Ibn Sina (Avicena), um renomado estudioso persa. Após a exibição, haverá um debate.

Sobre o Meridianum:

O Meridianum reúne pesquisadores dedicados ao estudo das interações entre tempo, espaço e saber, em diálogo com a História, a Arte e a Filosofia medievais. O Núcleo promove semestralmente encontros quinzenais sobre temas do medievo, além de atividades culturais e de História Pública. As discussões em torno das exibições deste semestre se alinham ao tema Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Culturas Entrelaçadas do Medievo.

Mais informações no site do Meridianum.