Calendário de Eventos UFSC

mar
20
qui
Bootcamp Chainlink Florianópolis
mar 20@9:00 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.

O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.

Programação

  • 9h00 – Recepção e apresentações
  • 9h30 – Início das aulas
  • 10h45 – Intervalo
  • 12h30 – Almoço
  • 14h00 – Retorno das aulas
  • 15h30 – Intervalo
  • 17h30 – Encerramento

O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.

Debate ‘Sobre a China’
mar 20@17:00
Debate 'Sobre a China' @ Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur)

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Sobre a China, um debate sobre a influência e os desafios da potência asiática no cenário global, no dia 20 de março, quinta-feira, às 17h. O encontro será híbrido, realizado no Labeur, na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, e transmitido pelo canal do Labeur no Youtube.

A mesa contará com a participação de Vítor Silveira, vice-presidente do PT de Santa Catarina, e dos pesquisadores Bruno Saggiorato e Otávio Cascaes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Também estará presente Filipe Calueio, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O evento é uma realização do Instituto Rangel, do Labeur e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) da Udesc. Ao reunir pesquisadores e dirigentes que conheceram e estudam a China e suas relações políticas e econômicas, a iniciativa busca fomentar reflexões acadêmicas e políticas sobre o papel do país no cenário internacional.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrições. Os participantes terão direito a certificado.

Mais informações pelo Instagram @inst.rangel.

mar
25
ter
Teatro ‘Lagoa de Pássaros’
mar 25@18:30

Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.

A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.

Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

 

Cineclube África no Cinema
mar 25@19:00

O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.

O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.

África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Sobre o filme

O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.

mar
27
qui
Roda de conversa sobre sânscrito, yoga e vaishnavismo
mar 27@14:00 – 18:00

O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.

O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.

O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.

Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.