Calendário de Eventos UFSC

out
8
ter
Palestra: Riscos climáticos em Moçambique
out 8@14:00 – 18:00

Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem a palestra on-line Riscos climáticos em Moçambique: implicações nos espaços urbanos e rurais na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, em transmissão pelo canal do YouTube do Instituto.

Os palestrantes serão Uacitissa Mandamule e José Maria do Rosário Chilaúle Langa, com mediação do professor Lindberg Júnior, do Departamento de Geociências, e de Estêvão Mazuz. A proposta do evento é pensar as mudanças climáticas a partir de uma perspectiva moçambicana. A atividade é aberta a toda comunidade e será fornecido certificado de 2 horas de participação. Não é necessário fazer inscrição.

O evento tem o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), do Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRural), do Núcleo Literatual, do Núcleo de Estudos Comparados de Literaturas Africanas (Necla) e do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura (LHSTC).

Mais informações no Instagram, na página do Instituto Kadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

out
11
sex
Ciclo de Cinema Alemão: Metrópolis
out 11@19:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Sinopse do filme:

A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.