Calendário de Eventos UFSC

abr
15
seg
Feira de carreiras Work Week 2024
abr 15@11:00 – abr 16@20:30

A Universidade Federal de Santa Catarina sediará, nos dias 15 e 16 de abril, a feira de carreiras Work Week 2024. O evento, que é aberto ao público e ocorre na Praça da Cidadania, no campus da Trindade, ocorrerá das 11h às 20h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

A Work Week é organizada pelo Ampera Racing, Fundo Catarina e Start Carreiras e tem por objetivo conectar estudantes com empresas do mercado nacional.

Mais informações na página do evento e pelo Instagram.

abr
16
ter
Ciclo de debates: Tecnologias Digitais e Educação
abr 16@14:00 – 17:00

O 4º seminário do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios ocorre na próxima terça-feira, 16 de abril,  às 14h, com a palestra Cerebros y algoritmos, abordar el aprendizaje en la era de la IA. A palestra será ministrada pela professora Mariona Grané, professora em Educação e Estudos de Comunicação Audiovisual na Universidade de Barcelona e investigadora do grupo Learning, Media & Social Interactions (LMI). Grané é especialista em design de interação de recursos digitais e integração de TIC em ambientes de aprendizagem. O evento será on-line com transmissão via YouTube pelo link.

O evento é organizado por três grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): REPERCUTE – Rede de Pesquisa, Currículo e TecnologiaCOMUNIC – grupo de pesquisa Mídia-Educação e Comunicação Educacional, e Tema Didático (UFSC). Os grupos atuam junto com parceiros de pesquisa de outras instituições: Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).

O objetivo do encontro é promover um diálogo entre pesquisadores e sociedade interessada. Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 3 horas de participação. Para assistir ao vivo, acesse aqui.

Mais informação na página do grupo REPERCUTE, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com

abr
17
qua
Aula inaugural de Agroecologia
abr 17@13:00 – 17:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a A’ iny Elementos Da Terra – Escola de Alimentação Viva e Vegana, promove uma aula inaugural do curso de extensão de Agroecologia e Alimentação Viva.

Um dos principais focos da atividade é promover uma alimentação baseada no consumo de sementes germinadas, brotos e vegetais crus. O curso de extensão em Agroecologia e Alimentação Viva desenvolve habilidades práticas nessa área e estimula reflexões teóricas sobre o meio ambiente interno e externo, além de estimular práticas naturais de cuidados com a saúde e a natureza. 

O público-alvo dessas iniciativas é composto por pessoas interessadas em mudar seus hábitos de vida, especialmente os alimentares, e em contribuir para a preservação do meio ambiente. O curso é aberto a todos, sem exigência de escolaridade específica. 

A aula inaugural será na quarta-feira, 17 de abril, na sede do Grupo Escoteiro Desterro 52°SC, localizada no Campus de Florianópolis. evento é gratuito e acontece das 13h às 17h, contando com palestras, oficina e a abertura oficial da horta do PET EduCampo. A participação é aberta, mas pede-se que confirme presença por e-mail.

Os palestrantes são:

  • Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.
  • Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. É especialista em Nutracêutica, autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O Cirurgião Verde”  Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirão Grande – SP.
  • Camila de Santis, nutricionista, Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz, Pós graduanda em Nutrição Clínica pela USP e Coordenadora do Projeto Terrapia- Fiocruz/RJ (Alimentação viva e Agroecologia na promoção da saúde).
Encontro: Laboratório Feminista de Literatura Atual
abr 17@13:00

O projeto de extensão LOLA – Laboratório Feminista de Literatura Atual, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quarta-feira, 17 de abril, a partir das 13h, um encontro presencial para debater a obra O Acontecimento (2022), de Annie Ernaux. O evento organizado pela professora Meritxell Hernando Marsal, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), será realizado na Sala 217, do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O LOLA é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. Qualquer pessoa interessada pode participar do encontro, não é necessário possuir vínculo com a Universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com.

Sinopse do livro:
Em 1963, Annie Ernaux, então uma estudante de 23 anos, engravida do namorado que acabara de conhecer. Sem poder contar com o apoio dele ou da própria família numa época em que o aborto era ilegal na França, ela vive praticamente sozinha o acontecimento que tenta destrinchar neste livro quarenta anos depois, quando já é uma das principais escritoras de seu país.

Mais informações pelo perfil do projeto no Instagram.

abr
18
qui
Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo
abr 18@15:00 – 18:00

O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel.  A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc

Palestra Academy UFSC: Criatividade
abr 18@19:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Criatividade no fomento do empreendedorismo universitário. A atividade ocorre em 18 de abril, às 19h, de forma online, pelo Youtube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A palestra será guiada por Henrique Otte, CEO e founder na Bridge Aceleradora, e Marinês Garcia, gestora de startups e projetos na Bridge Aceleradora. Mais informações no site.

abr
19
sex
Ciclo de cinema alemão: ‘Walchensee Forever’
abr 19@19:00 – 21:00

O projeto extensão Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino), coordenado pelo professor Daniel Martineschen, do curso de Letras Alemão promove a exibição do documentário Walchensee Forever (2020) nesta sexta-feira, 19 de abril, às 19h. O evento é aberto a todos e será fornecido certificado de 2 horas de participação. A sessão – que terá legendas em português – ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no  1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

Dirigido pela cineasta Janna Wonders, o filme mostra uma íntima jornada pela memória de sua família ao longo de um século. Utilizando o Rio Walchensee, na Alemanha, como um local central para sua trajetória, a diretora explora a vida de cinco diferentes gerações de mulheres e os segredos da família que suas histórias guardam.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

abr
25
qui
Cine-debate do filme ‘Vida de Inseto’
abr 25@17:15 – 18:30

O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.

Mais informações no Instagram.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com