Florianópolis será a sede da sexta edição da Conferência Íbero-americana de Tecnologias de Oxidação Avançada (CIPOA), organizada pelo Departamento de Química e pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento abordará as mais recentes aplicações de processos de oxidação avançada – como o uso de ozônio, luz UV e solar, plasma, ultrassom e peróxido de hidrogênio – em diversas áreas, como tratamento de água e efluentes, produção de combustíveis renováveis, saúde, construção civil e indústria.
Esta edição recebeu um número recorde de trabalhos a serem apresentados e contará com a presença de setores da indústria em uma mesa-redonda, além da programação de um debate sobre a publicação científica numa sessão especial com editores de periódicos internacionais da Elsevier. A conferência terá a participação de pesquisadores e profissionais de diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, China, Colômbia, República Checa, Equador, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, México, Peru, Portugal, Sérvia, Eslovênia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos da América e Uruguai.
A CIPOA será realizada entre os dias 7 e 11 de outubro, no Centro de Eventos Oceania, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e é voltada a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e servidores. As inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas até o dia 6 de outubro neste link.
Mais informações pelo site www.cipoa.org, pelo e-mail cipoa2024@contato.ufsc.br ou no perfil do evento no Instagram (@cipoa2024).
Os Congressos de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels) 2024 ocorrem de 7 a 11 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A 8ª edição do Congresso de Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais e a 4ª Edição do Congresso Internacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais integram o Copels neste ano.
O evento é organizado pela Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL), e conta com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Humboldt-Universität zu Berlin, da Alemanha.
O Copels 2024 reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais para discutir, compartilhar e refletir sobre a linguística das línguas de sinais e os processos de tradução e interpretação, a partir das investigações realizadas em diversas instituições no Brasil e no exterior. Essa edição visa contribuir com os professores de línguas de sinais, com a categoria dos profissionais dos serviços de tradução e interpretação, com as comunidades surdas e com a sociedade brasileira. Além disso, pretende favorecer a inovação tanto no campo profissional quanto no formativo, oferecendo novas possibilidades de investigação nas áreas que envolvem as línguas de sinais e suas interfaces.
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de Letras, Linguística e Tradução. Para participar, é necessário se inscrever até 7 de outubro pela página do Copels. O congresso da direito à certificado.
Para mais informações, acesse o site do Copels ou o Instagram.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.
O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.
A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.
As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes tem direito a um certificado de 30 horas. A
Para mais informações, acesse a programação do Seminário.
Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.
Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.
Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.
> Cronograma:
- Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
- Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
- Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
- Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
- Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.
Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.
Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.
O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.
Sinopse do filme:
A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.
O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.
A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.
As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes tem direito a um certificado de 30 horas. A
Para mais informações, acesse a programação do Seminário.
Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.
O Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) promove a palestra Gestão do Conhecimento no Varejo: Inovação e Execução para Impactar o Consumo. A atividade ocorre em 25 de outubro, às 10h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário de 12 a 18 de outubro. Os participantes têm direito a certificado de quatro horas.
O evento terá a participação de Felipe Votisch, Diretor Nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, e de Eduardo Correia, Gerente Executivo de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil.
Mais informações na página de inscrições.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
A 4ª edição do Mutirão Solidário de Dia das Crianças vai ocorrer neste domingo, 13 de outubro, das 13h às 18h, na Ocupação Marielle Franco, no bairro Morro da Cruz, em Florianópolis (SC). A ação é promovida pelo Instituto Maré Solidária, pela Central Única das Favelas (CUFA) de Florianópolis e por Associações Atléticas Acadêmicas do Centro Tecnológico (CTC), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento oferecerá uma tarde de recreação para as crianças, com atividades lúdicas e distribuição de brinquedos arrecadados por meio de doações. Voluntários que queiram ajudar no evento podem se inscrever para participar através do Instagram do Instituto Maré Solidária ou com as associações atléticas. Haverá transporte gratuito da UFSC até o local do evento para facilitar a ida dos participantes.
O mutirão é aberto à toda comunidade e não necessita inscrição prévia. Para auxiliar no financiamento do evento, as atléticas estão vendendo rifas no valor de R$2,50.
As Associações Atléticas Acadêmicas estão vinculadas aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, História, ao Centro Tecnológico e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Mais informações no Instagram do Instituto Maré Solidária ou através das atléticas.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.