Calendário de Eventos UFSC

Aug
5
Mon
Exposição ‘Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel’
Aug 5@7:30 – Sep 27@22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.

A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.

Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.

A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.

Para mais informações, acesse o site.

Aug
13
Tue
III Colóquio Internacional Antropoceno
Aug 13 – Aug 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43.