Calendário de Eventos UFSC

maio
22
qui
Palestra ‘Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale’
maio 22@19:00 – 20:30

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.

Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.

Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.

Sobre o Academy UFSC

O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.

Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.

maio
23
sex
Cine Paredão: ‘El Jockey’
maio 23@19:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.

Palestra de Astronomia: ‘A Sonda Europa Clipper’
maio 23@20:00 – 21:30
Palestra de Astronomia: 'A Sonda Europa Clipper' @ Planetário da UFSC

Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 25 de maio, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra A Sonda Europa Clipper. Ministrada por Marcos Boehme (GEA), o evento discutirá o planejamento, construção, percurso da sonda, características sobre o satélite Europa e perspectivas de vida na Terra.

O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.

Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.

 

 

maio
28
qua
Sessões no Planetário e observação do céu
maio 28@18:30 – 21:30

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 28 de maio:

18h30 às 21h30: Se o céu estiver limpo, observação de objetos celestes com telescópios
Local: Observatório Astronômico

18h30: Seminário “Como astrônomos transformam luz em conhecimento sobre o universo?”, por Vitor Fermiano, graduando em Física (UFSC)
Resumo: Neste seminário, vamos explorar os bastidores das observações científicas em astronomia: desde como funcionam os telescópios e os detectores, até como a luz de estrelas e galáxias é convertida em dados científicos. A apresentação também contará com relatos de uma experiência prática no telescópio Victor Blanco, um dos maiores da América do Sul, localizado no Observatório de Cerro Tololo, no Chile. Uma oportunidade para conhecer como se faz ciência olhando para o céu, combinando precisão, planejando e trabalho em equipe na busca por respostas sobre o cosmos.
Local: Sala de Aula do Planetário
Duração: 30 minutos

18h30: Sessão de Planetário Infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos

19h: Sessão de Planetário Infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos

19h30: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40 minutos

O Planetário tem capacidade limite de 39 pessoas por sessão, com vagas distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail