O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado prático do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo.
Sinopse
A peça trata da descoberta sexual por adolescentes e os tabus sociais em torno do sexo, apresentados, por Wedekind, de uma maneira crua e sem filtros. Em pleno século XXI, muitos jovens continuam sendo bombardeados com mensagens contraditórias sobre identidade, sexualidade e tendo acesso limitado à informação. Temas como suicídio, masturbação, abuso infantil, gravidez na adolescência, aborto, homoafetividade e estupro continuam sendo extremamente relevantes para as questões enfrentadas pela juventude de hoje. O Despertar da Primavera nos convida a sermos adultos empáticos e dialogar abertamente com os jovens sobre estes e outros assuntos.
Classificação indicativa: 16 anos
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo Os Melodramáticos.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
Mais informações no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.
O 2º Workshop de Integração Petrobras e Universidades ocorre no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.
O evento anual vai apresentar os resultados dos projetos da Petrobras executados com a UFSC, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sobre o tratamento de água produzida. A programação incluirá uma visita guiada e apresentações dos projetos temáticos envolvendo as tecnologias mais avançadas e inovadoras desenvolvidas nessas instituições para os representantes da Petrobras.
As inscrições são restritas aos integrantes das equipes participantes. Mais informações pelo Instagram do Projeto Petrobras UFSC, pelo e-mail eqa@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-6340 (WhatsApp) e (48) 3721 4064.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
Mais informações no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.
Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
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Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
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Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será inaugurada a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas, nesta terça-feira, 15 de outubro, às 17h. Localizado no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro.
As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização. “Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico.
A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros. Sua fundação era solicitada pelos jornalistas de Santa Catarina desde 1969.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir. A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas.
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