Calendário de Eventos UFSC

out
11
sex
Exposição de Maquetes: Lelé e a Fábrica de Edifícios
out 11@8:00 – 18:00

Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho. (Foto: Divulgação)

O Laboratório de Projetos (LabProj) e o Laboratório de Sistemas Construtivos (LabSisCo), ambos vinculados ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, promovem uma exposição de maquetes, desenhos e textos sobre a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, edificação produzida em 1988 pela Fábrica de Equipamentos Comunitários (FAEC), em Salvador, coordenada pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) e montada no Bairro Estreito, em Florianópolis. A visitação está aberta no local, situado à R. João Evangelista da Costa, 1160 – Estreito, Florianópolis, até o dia 11 de outubro.

As maquetes físicas foram produzidas por meio de impressão 3D, utilizando máquinas do LabSisCo, e mostram o edifício da Biblioteca em sua forma original, em duas escalas. A maquete maior mostra todos os componentes construtivos em argamassa armada e aço produzidos pela FAEC, apresentando de forma didática a lógica desse sistema industrializado de construção, que foi empregado na produção de um grande número de escolas, creches, centros comunitários, passarelas de pedestres e outros equipamentos de uso público, a maioria construída nas regiões nordeste e sudeste do Brasil.

Os desenhos e textos foram elaborados com foco no público infanto-juvenil e apresentam o arquiteto, a biblioteca e importantes experiências em industrialização da construção conduzidas por João Filgueiras Lima. A exposição tem como objetivo principal a popularização de uma cultura arquitetônica que subsidie a preservação e a valorização do patrimônio moderno brasileiro, sobretudo o edifício da Biblioteca Barreiros Filho, importante equipamento cultural da cidade de Florianópolis e um dos poucos exemplares do sistema FAEC existentes na região sul do Brasil.

A ação de extensão teve o apoio do Grupo FABER – arquitetura, construção, tecnologia e patrimônio, sediado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, do qual fazem parte ex-colaboradores de João Filgueiras Lima, assim como pesquisadores de seus sistemas construtivos e obras.

Quem foi Lelé

Arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé. (Foto: Divulgação)

Nenhum outro arquiteto brasileiro soube unir com tanto entusiasmo arte e tecnologia quanto João Filgueiras Lima, o Lelé. Falecido em maio de 2014, aos 82 anos, deixou um legado inestimável para a Arquitetura Brasileira. Suas obras se destacam pelas técnicas inovadoras, pelo apuro estético e pelo seu grande alcance social: em mais de 50 anos de atividade profissional, Lelé construiu escolas, hospitais, universidades e inúmeros prédios públicos.

Para ele, o arquiteto deve ser, antes de tudo, um construtor. Deve conhecer profundamente materiais, estruturas e técnicas construtivas. “Ninguém pode desenhar aquilo que não sabe como se faz”, diz, com a autoridade de quem inventou materiais e métodos inovadores para atender às necessidades específicas de cada projeto. “O arquiteto nunca deve deixar de ser o construtor, como o foi durante toda a Antiguidade. Se ele perder essa condição, nossa profissão vai entrar num declínio total, como já começa a ocorrer”.

Considerado por Lúcio Costa um dos três mais importantes nomes da Arquitetura Modernista Brasileira, “o arquiteto onde a arte e tecnologia se encontram e se entrosam – o construtor”, ele foi responsável por obras que transformaram a forma como o Brasil olhava sua Arquitetura. Desde o trabalho na construção de Brasília, passando pela criação da Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro e do Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro (ambos em parceria com Darcy Ribeiro) pela Fábrica de Equipamentos Comunitários em Salvador até o desenvolvimento do Centro de Tecnologia da Rede SARAH de Hospitais, ele soube como ninguém unir técnica e arte, função e sensibilidade.

Saiba mais no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 11@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

Semana de Educação Inclusiva na Biologia
out 11@10:15

Os estudantes da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, de 7 a 11 de outubro, a Semana de Educação Inclusiva na Biologia (SEIBio). Com a temática Processos excludentes, o evento tem como objetivo debater e buscar soluções para fenômenos histórico-sociais que causam a exclusão de grupos no ambiente escolar. Todas atividades são presenciais e ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, no Córrego Grande, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente no evento, com direito a certificado de horas.

Segundo a organização, a SEIBio surgiu pela necessidade de se pensar sobre espaços e didáticas mais acessíveis e inclusivas no ambiente escolar. “Por conta disso, nós, estudantes da graduação de Ciências Biológicas, convidamos toda comunidade para uma semana com palestras e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na educação”, afirmam.

> Cronograma:

  • Segunda-feira (07/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação é para todos!
  • Terça-feira (08/10/2024 às 10:15) : Palestra: Desafios e possibilidades para a educação especial.
  • Quarta-feira (09/10/2024 às 10:15) : Mesa redonda: A luta e o direito da pessoa com deficiência.
  • Quinta-feira (10/10/2024 às 10:15) : Palestra: Exclusão e Resistência nas Ciências Biológicas.
  • Sexta-feira (11/10/2024 às 10:15) : Roda de conversa: Educação, Medicação e Medicalização.

Para mais informações, acesse o Instagram @seibioseibio ou entre em contato pelo e-mail seibio.ufsc@gmail.com.

Ciclo de Cinema Alemão: Metrópolis
out 11@19:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Sinopse do filme:

A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Palestra: A Topografia da Lua
out 11@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) realiza, na sexta-feira, 11 de outubro, a palestra “A topografia da Lua”, no Planetário da UFSC, em Florianópolis. O evento é aberto e gratuito e não é necessário realizar inscrições.

O palestrante Marcos Boehme, membro do GEA, falará sobre a cartografia da Lua, sobre o esforço histórico de conhecer e mapear o satélite terrestre. Desde as primeiras tentativas de se registrar a Lua na história, passando pelos primeiros mapas complexos da era dos telescópios, até o começo da era espacial.

Sobre o GEA

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação formada por entusiastas da Astronomia e astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realiza atividades de divulgação da Astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.Mais informações: site do GEA e Facebook

 

out
12
sáb
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 12 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

Exposição Bordando Afonso Cruz
out 12@7:30
Exposição Bordando Afonso Cruz @ Biblioteca Universitária (BU/UFSC)

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.

A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.

Sobre o projeto

A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.

Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.

Exposição fotográfica ‘Pescador’
out 12@7:30 – 22:00

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.

Sobre o artista

Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.

Mais informações sobre o artista no Instagram.

Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 12@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

Palestra: Gestão do conhecimento no varejo: inovação e execução para impactar o consumo
out 12@10:00 – 12:00
Palestra: Gestão do conhecimento no varejo: inovação e execução para impactar o consumo @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

O Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) promove a palestra Gestão do Conhecimento no Varejo: Inovação e Execução para Impactar o Consumo. A atividade ocorre em 25 de outubro, às 10h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário de 12 a 18 de outubro. Os participantes têm direito a certificado de quatro horas. 

O evento terá a participação de Felipe Votisch, Diretor Nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, e de Eduardo Correia, Gerente Executivo de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil.

Mais informações na página de inscrições.

out
13
dom
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 13 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

Exposição Bordando Afonso Cruz
out 13@7:30
Exposição Bordando Afonso Cruz @ Biblioteca Universitária (BU/UFSC)

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.

A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.

Sobre o projeto

A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.

Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.

Exposição fotográfica ‘Pescador’
out 13@7:30 – 22:00

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.

Sobre o artista

Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.

Mais informações sobre o artista no Instagram.

Mutirão Solidário do Dia das Crianças
out 13@13:00 – 18:00

A 4ª edição do Mutirão Solidário de Dia das Crianças vai ocorrer neste domingo, 13 de outubro, das 13h às 18h, na Ocupação Marielle Franco, no bairro Morro da Cruz, em Florianópolis (SC). A ação é promovida pelo Instituto Maré Solidária, pela Central Única das Favelas (CUFA) de Florianópolis e por Associações Atléticas Acadêmicas do Centro Tecnológico (CTC), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento oferecerá uma tarde de recreação para as crianças, com atividades lúdicas e distribuição de brinquedos arrecadados por meio de doações. Voluntários que queiram ajudar no evento podem se inscrever para participar através do Instagram do Instituto Maré Solidária ou com as associações atléticas. Haverá transporte gratuito da UFSC até o local do evento para facilitar a ida dos participantes.

O mutirão é aberto à toda comunidade e não necessita inscrição prévia. Para auxiliar no financiamento do evento, as atléticas estão vendendo rifas no valor de R$2,50.

As Associações Atléticas Acadêmicas estão vinculadas aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, História, ao Centro Tecnológico e ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Mais informações no Instagram do Instituto Maré Solidária ou através das atléticas.

 

out
14
seg
Exposição ‘Entreplanos: o palco do ethos cosplay’
out 14 dia inteiro

Foto: reprodução/Instagram @yaari.max

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.

Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.

Mais informações na página da BU.

II Festival Literário da UFSC
out 14 dia inteiro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará a segunda edição do Festival Literário da UFSC (Flufsc) Travessias Literárias, a ser realizado no campus da Trindade, Florianópolis, entre os dias 14 a 16 de outubro. Este ano, o evento homenageia o centenário de Salim Miguel (1924-2016) – escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.

Participam do evento mais de 40 escritores nacionais e internacionais que estarão presentes em mesas temáticas, rodas de conversas, intervenções artísticas e lançamentos de livros, por meio de debates sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários. O evento traz ainda estandes de editoras, varais literários, exposições de artes articuladas com a literatura e espaço de encontro entre leitores e escritores. 

A programação e as inscrições para escolas e participantes individuais estão disponíveis na página do evento.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC e busca provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

Mais informações no site da SeCArtE.

 

Exposição Bordando Afonso Cruz
out 14@7:30
Exposição Bordando Afonso Cruz @ Biblioteca Universitária (BU/UFSC)

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.

A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.

Sobre o projeto

A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.

Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.

Exposição fotográfica ‘Pescador’
out 14@7:30 – 22:00

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.

Sobre o artista

Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.

Mais informações sobre o artista no Instagram.

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos
out 14@8:00 – out 17@20:00

O 29º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre de 14 a 17 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis, com o tema “O futuro dos alimentos: inovação, saúde e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos”.

Realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), o encontro tem o objetivo de reunir autoridades, profissionais, grandes nomes da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes para trocas de experiências e networking. Desde sua primeira edição em 1977, o CBCTA se tornou um dos congressos mais importantes na área de alimentos na América Latina, reunindo mais de 20 mil participantes de 50 países e apresentando cerca de 15 mil trabalhos científicos.

O evento desempenha um papel crucial na promoção da inovação na produção de alimentos, saúde e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos e contará com uma programação científica de alto nível, com palestrantes renomados, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Além disso, oferecerá oportunidades para o contato direto entre pesquisadores e representantes da indústria de alimentos e inovação, bem como oportunidades únicas para empresas de todos os tamanhos, por meio da exposição e divulgação de seus produtos.

A partir da inovação, o CBCTA pretende integrar pesquisadores e indústrias de diferentes áreas do conhecimento e vincular pesquisadores que desenvolvam pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, com a finalidade de sistematizar a experiência da pesquisa, pautar a construção de novos planos de estudo na área em questão, bem como proporcionar uma melhoria do desempenho científico e sua articulação com o ensino, a extensão, a pós-graduação e parceiras.

Mais informações:
Site do evento

Instagram
LinkedIn
Facebook

Aula Magna de Jornalismo
out 14@9:00

O Curso, o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 9h, a Aula Magna de abertura do segundo semestre de 2024, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI). A convidada é Daniela Arbex, escritora, jornalista e documentarista.

A palestra será sobre jornalismo, reportagem e investigação jornalística, bem como seu livro mais recente – Longe do Ninho: uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do Flamengo de se tornarem ídolos no país do futebol –, lançado em fevereiro de 2024. O evento, que conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), é aberto ao público e gratuito.

Sobre a palestrante

Daniela Arbex, 48 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito melhor livro-reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, através de um documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países.

Em 2015, lançou Cova 312, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016), no qual aborda uma nova perspectiva, em relação à história oficial, sobre a ditadura militar. Em Todo dia a mesma noite (2018), sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui de maneira inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.

Em 2020, a escritora lançou sua primeira biografia. Os dois mundos de Isabel narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos. Em 2022 foi a vez de Arrastados: os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Em 2024, a escritora publicou Longe do Ninho, livro que retrata o incêndio no CT do Flamengo.

Em 2021, a série Colônia foi livremente inspirada na obra Holocausto Brasileiro. No dia 25 de janeiro de 2023, a série Todo Dia a Mesma Noite, produção baseada no livro de Arbex, foi ao ar pelo serviço de streaming da Netflix. Em 2024, o documentário Holocausto Brasileiro também entrou para o catálogo da plataforma.

Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que recebeu na Bélgica em 2002.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, iniciou a carreira no jornal Tribuna de Minas, do qual foi repórter especial por 23 anos. Mesmo trabalhando distante dos grandes centros, conseguiu reconhecimento para o seu trabalho de repórter investigativa. Atualmente, dedica-se à literatura.