Calendário

set
15
qui
Palestra ‘Ritmo climático e precipitações: exemplos selecionados’
set 15 @ 10:00 – 12:00

O Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima), do Departamento de Geociências da UFSC, irá promover  a palestra “Ritmo climático e precipitações: exemplos selecionados”, com o professor  João Zavattini, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O evento faz parte do 1º Ciclo de Palestras de em Climatologia e será realizado no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no dia 15 de setembro, às 10h.

out
3
ter
DIVULGA UFSC – 03/10/2017 – Edição 957
out 3 @ 13:45 – 14:45

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 03/10/2017 – Edição 958


Corpo do reitor é recebido na UFSC em uma atmosfera de acolhimento e emoção

Por volta das 17h desta segunda-feira, 2 de outubro, o corpo do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, foi recebido com uma salva de palmas. Estudantes, técnicos-administrativos, docentes, amigos, familiares e diversas autoridades formaram um corredor na praça da Cidadania até a entrada principal do prédio da Reitoria, criando uma atmosfera de acolhimento e emoção. Continue a leitura>>.

Governo do Estado decreta luto oficial de três dias

O vice-governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, decretou Luto Oficial em todo o território catarinense, no período de 3 (três) dias, a contar de 2 de outubro do corrente ano, em sinal de pesar pelo falecimento de Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Entidades manifestam pesar com o falecimento do reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Várias universidades e entidades manifestaram solidariedade e indignação com a morte do reitor. Continue a leitura>> .


UFSC perde reitor comprometido com a política pública de comunicação

A Agência de Comunicação (Agecom), que preza contar os dois lados da mesma história, o contraditório do jornalismo responsável, aquele ao qual Luiz Carlos Cancellier de Olivo não teve direito para defesa. Ao exercer a difícil tarefa de também noticiar o trágico falecimento do reitor Cancellier, os profissionais da Agecom agradecem o apoio institucional recebido durante sua gestão. Continue a leitura>>.

Vestibular UFSC 2018: inscrições pela internet até 4 de outubro

As inscrições para o Vestibular 2018 da UFSC seguem até o dia 4 de outubro, somente via internet. O Edital, com todas as informações, está disponível no site vestibular2018.ufsc.br. Os candidatos devem atentar para as alterações no concurso, as datas e a oferta de vagas e cursos nos cinco campi da instituição (Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville). O Vestibular será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. Continue a leitura » ».


Rádio Ponto UFSC traz programação especial devido ao aniversário de 18 anos

A Rádio Ponto UFSC, localizada no Departamento de Jornalismo da UFSC, completou 18 anos neste dia 30 de setembro. As comemorações já começaram e ocorrerão até o fim do ano. Além dos programas da grade normal deste semestre, uma programação especial vai ser disponibilizada, com produções desses 18 anos de história da Rádio Ponto. Também estão inclusas na programação produções radiofônicas desde o início do Curso de Jornalismo da UFSC, em 1979. Continue a leitura>>.

Inscrições abertas para módulos de apoio pedagógico

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico (Piape) abre inscrições de módulos de apoio pedagógico nas áreas de matemática, física e química do segundo semestre de 2017. Para participar é necessário realizar a inscrição no site. O Piape é ofertado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), destinado a estudantes e à comunidade. Gratuito. Mais informações no site da Prograd.

Projeto de extensão Capoeira da Ilha com vagas abertas

O projeto de extensão Capoeira da Ilha segue com vagas abertas. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, e não possuem limites de alunos. Mais informações .

Inscrições abertas para Mestrado Profissional do ProfNIT

Estão abertas até o dia 6 de outubro as inscrições para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação – ProfNIT/Pólo UFSC. Informações no site ou irineu.inova@gmail.com .

Pós em Filosofia promove minicurso bilíngue sobre ritmo, tempo e espaço na experiência da música

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC irá promover o minicurso bilíngue The role of rhythm, time and space in the experience of music , em inglês e português, nos dias 4, 5, 6, 9, 10 e 11 de outubro, às 18h30, no Auditório do CED. As inscrições podem ser feitas no local e o minicurso terá duração de 18 horas. Continue a leitura>>.

LEFIS abre inscrições para o curso ‘Sociologia Política, cinema e subjetividade social’

O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS) abriu inscrições para o curso “Sociologia Política, cinema e subjetividade social”. O curso será ministrado entre os dias 5 de outubro e 16 de novembro; na ementa, a síntese das principais teorias sobre cinema; cinema e ideologia; cinema e educação. Inscrições podem ser feitas pelo link. Mais informações na página do LEFIS.

Exposição fotográfica Janelas

A poesia das janelas, da Ilha de Santa Catarina (Brasil), Arquipélago dos Açores e Portugal Continental é o tema da exposição que mostra a arquitetura das janelas de origem Portuguesa. As fotografias de Joi Cletison (SecArte), que integram a exposição “Janelas”, estarão expostas de 4 a 13 de outubro, na Galeria Arco 8, na Ponta Delgada, em Açores – Portugal.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

jun
26
ter
DCE convida: Cinedebate LGBT+ ‘Depois do Fervo’
jun 26 @ 18:30

Diretório Central Dos Estudantes (DCE) convida todas e todos para, no mês do Orgulho LGBT+, participar de um Cinedebate sobre o documentário “Depois do Fervo”, de Matheus Faisting, que aborda a realidade da população LGBT+ na cidade de Florianópolis. Participarão do debate o diretor do documentário, Matheus Faisting, a estudante de geografia Azânia Nogueira, a estudante de jornalismo Eduarda Pereira e o militante pelos direitos da população LGBT+, Matheus Martins.

Mais informações no evento do Facebook.

ago
24
sex
Cine Paredão exibe ‘Ascensor Para o Cadafalso’, de Louis Malle
ago 24 @ 20:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, o Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle, às 20h, no Gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, o filme será exibido no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sobre o filme

Sinopse: Em uma trama para assassinar o próprio marido, Florence e seu amante, Julien, desencadeiam uma série de eventos que nenhum deles poderia prever.

Direção: Louis Malle

Roteiro: Louis Malle, Roger Nimier, Roger Nimier, Noël Calef

Elenco: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall

Ano: 1958

Duração: 1h31

Classificação indicativa: Livre

Sobre a Mostra de Cinema Noir

Durante as frias noites de sexta do mês de agosto, o Cine Paredão exibirá uma mostra de Cinema Noir. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais. A estética nasce de uma fusão de gêneros: traz traços dos filmes de terror da década de 30, do expressionismo alemão e da pintura. A imagem é tomada por contrastes preto e branco, com iluminações calculadamente estudadas; as tramas se desenrolam em grandes centros urbanos e tomadas por uma atmosfera niilista. Femme fatales, corrupção, cigarros, personagens dúbios e desconfiança perpassam quase todas as histórias.

Apesar de amplamente categorizado hoje, o estilo nunca foi encarado como estilo na sua época. Nasceu no pós-guerra, na década de 40 e se estendeu até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram, geralmente, produzidos em ambientes urbanos realistas, por pequenos estúdios e atores não convencionais.

Serviço

O quê: Cine Paredão exibe o filme “Ascensor Para o Cadafalso”, de Louis Malle.

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 24 de agosto, às 20h.

ago
28
ter
Ciclo de Seminários ‘Mulheres na Ciência-SC’
ago 28 @ 16:00

O Ciclo de Seminários ‘Mulheres na Ciência-SC’, promovido pelo grupo Mulheres na Ciência-SC, ocorrerá no dia 28 de agosto, terça-feira, às 16h, no Auditório Elke Hering (Biblioteca Central). O propósito dos seminários é criar um espaço de fala exclusivo para mulheres cientistas, onde estas têm a liberdade de escolher o tema de suas palestras, desde sua experiência na academia até a comunicação de resultados de suas pesquisas.

Palestras confirmadas:

‘Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente’ com Marcia Barbosa (Departamento de Física-UFRGS)

‘Quem são as mulheres na ciência?’ com Rafaela Falaschi (Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética-UEPG)

O grupo ‘Mulheres na Ciência-SC’ dispõe de reuniões organizativas periódicas abertas a todas as mulheres que queiram participar do projeto. O próximo encontro acontecerá no dia 13 de agosto, às 12h, na sala Harry Laus (Biblioteca Central). Interessadas em participar do grupo de emails do projeto devem entrar em contato pelos seguintes endereços eletrônicos para solicitar seu cadastramento:  e 

 

Mais informações:

https://www.facebook.com/mulheresnacienciasc/

https://mulheresnacienciasc.wixsite.com/site

ago
31
sex
Cine Paredão exibe ‘Crepúsculo dos deuses’, de Billy Wilder
ago 31 @ 20:00 – 22:00

O Cine Paredão exibe o filme “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, no gramado da parte externa do Centro de Ciências da Educação (CED), ou, em caso de chuva, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O filme fecha a Mostra de Cinema Noir, realizada durante o mês de agosto. O Cinema Noir é um estilo de filme nascido no pós-guerra, na década de 40, e que se estende até, aproximadamente, a década de 60. Os filmes eram geralmente produzidos por pequenos estúdios, atores não convencionais e em ambientes urbanos realistas. Com personagens que vivem em sociedades frias e cínicas, as histórias tratam de suspenses, crimes, romances e investigações policiais.

Sobre o filme

Um roteirista é contratado para revisar o roteiro de um filme que marca a volta de uma antiga estrela do cinema mudo. Ele não sabia, contudo, da perigosa relação que desenvolveria com ela. Direção: Billy Wilder Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson

Ano: 1950

Duração: 1h50min

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço

Onde: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.

Quando: Sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h.

nov
8
qui
Projeto Cinema Mundo exibe ‘Salò ou os 120 Dias de Sodoma’
nov 8 @ 18:30

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) apresenta “Salò ou os 120 Dias de Sodoma” (1975, Itália/França). Dirigido por Pier Paolo Pasolini, o filme remonta à época do fascismo de Mussolini e foi inspirado no livro “120 Dias de Sodoma”, escrito pelo Marquês de Sade. A exibição ocorrerá no quinta-feira, dia 8 de novembro, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. O evento contará com Caroline Marins e Iur Gomez como debatedores da noite.

Sinopse:

Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

Mais informações sobre o evento no site.