Calendário

mar
28
ter
Palestra ‘Intercâmbio Brasil-Japão’ – BU
mar 28 @ 18:30 – 22:00

Intercambio Brasil-Japão“Intercâmbio Brasil-Japão: parceria sem fronteiras” é o tema da palestra promovida pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC) nesta terça-feira, 28 de março, às 18h30. O objetivo da palestra é apresentar oportunidades de programas de  intercâmbio e bolsas de estudo e treinamento oferecidas por instituições e órgãos governamentais do Japão.

O evento ocorre no auditório Elke Hering da Biblioteca Central e é aberto a todos.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9288.

mar
27
ter
Palestra com Ministro do STJ – CCJ
mar 27 all-day

A palestra “O resgate do princípio constitucional da Fraternidade no Sistema de Justiça” será proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca. A atividade, promovida pelo Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade e Núcleo de Estudos Jurídicos, Sociais da Criança e do Adolescente (Nejusca) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ocorre dia 27 de março, às 10h30, no auditório do Fórum Norte, localizado no campus da UFSC na Trindade.

O evento é gratuito e aberto para estudantes de graduação e pós-graduação, procuradores e promotores de Justiça, juízes, advogados, assessores e assistentes jurídicos, servidores da UFSC e comunidade jurídica e acadêmica em geral. Para participar, basta enviar inscrição, através do link, até o dia 23 de março (ou enquanto houver vagas disponíveis). O auditório possui capacidade para 100 pessoas.

palestrante é Ministro do STJ desde maio de 2015. Cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de São Paulo (Fadisp), com pesquisa realizada na Universidade de Siena, Itália.

Mais informações:
Centro de Ciências Jurídicas/UFSC

ago
13
seg
3º Work Week: Feira de Estágios e Oportunidades
ago 13 @ 18:00 – ago 15 @ 22:00

A terceira edição da Work Week, feira de oportunidades que integra estudantes com o mercado de trabalho em um ambiente informal, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2018 na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O espaço visa apresentar aos estudantes de graduação do estado catarinense, nas diversas áreas do conhecimento, um pouco sobre as empresas participantes, seus processos de recrutamento e as reflexões relevantes sobre a inserção no mercado de trabalho.

Estão programadas palestras, visitas técnicas, capacitação sobre liderança, oficina de realização de currículo, workshop de autoconhecimento, além da feira envolvendo cerca de 40 empresas que visam conhecer os universitários e apresentar-lhes oportunidades dentro e fora da universidade.

Mais informações na página do evento.
fev
18
seg
5ª Escola de Verão de Refrigeração
fev 18 @ 14:07

O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.

No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).