Calendário

out
31
qua
Cinema Mundo exibe ‘Suspiria’ em sessão especial de Halloween
out 31 @ 22:00 – 23:45

Nesse dia 31 de outubro, noite das bruxas, o Projeto Cinema Mundo realiza uma sessão especial de Halloween, com a exibição do filme de horror “Suspiria” (1977, Itália), de Dario Argento.

“Suspiria” é um filme que mistura surrealismo, bruxaria e elementos do subgênero italiano conhecido como giallo. O filme acabou dando origem a uma trilogia, que anos mais tarde ficou conhecida como “trilogia das mães’’.

A sessão, de entrada franca, irá acontecer no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, quarta-feira (31/10), com início pontual às 22h.

Por conta do horário, o acesso ao auditório será controlado e às 22 horas as portas da BU irão se fechar e só irão abrir novamente por volta da meia-noite, quando o filme chegar ao fim. Não haverá debates após o filme desta vez.

Sinopse:

Suzy Bannion (Jessica Harper) é uma jovem americana que viaja para a Europa para estudar numa prestigiada escola de Balé. Desde o primeiro dia, porém, ela começa a se assustar com estranhas situações que ocorrem no local que a fazem desconfiar do corpo docente da instituição. 

nov
8
qui
Projeto Cinema Mundo exibe ‘Salò ou os 120 Dias de Sodoma’
nov 8 @ 18:30

A próxima sessão do Projeto Cinema Mundo, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) apresenta “Salò ou os 120 Dias de Sodoma” (1975, Itália/França). Dirigido por Pier Paolo Pasolini, o filme remonta à época do fascismo de Mussolini e foi inspirado no livro “120 Dias de Sodoma”, escrito pelo Marquês de Sade. A exibição ocorrerá no quinta-feira, dia 8 de novembro, às 18h30min, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. O evento contará com Caroline Marins e Iur Gomez como debatedores da noite.

Sinopse:

Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.

Mais informações sobre o evento no site.

CineBuñuel apresenta “El abrazo de la Serpiente”, de Ciro Guerra
nov 8 @ 19:00

CineBuñuel apresenta “El abrazo de la serpiente” (Colômbia, 2015), de Ciro Guerra.  A sessão ocorrerá dia 8 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Projeção do CCE, Bloco D, 1º andar. O ciclo “Abya Yala na Tela” tem como temática as nações indígenas.

“El abrazo de la serpiente” foi escrito por Jacques Toulemonde Vidal, baseado em histórias de Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. A exibição do filme com áudio original e legendas em português é seguida de bate-papo. A sessão é aberta ao público e com entrada franca.

nov
13
ter
Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa
nov 13 @ 14:30
O Cine Clube Sessão de Arte exibe Ran, de Akira Kurosawa, no  Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE, 1º andar, nesta terça, dia 13, às 14h30.
Sinopse
Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade
Este projeto é realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. Tem o apoio do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE CINEMA – LEC – Cinema UFSC , e é coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão – CCE.
nov
14
qua
CineARQ exibe o filme “Pela Janela”
nov 14 @ 18:30

O CineARQ promove a exibição do filme “Pela Janela”, dirigido por Caroline no dia 14 de novembro. A sessão será realizada às 18h30, na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo.

O longa acompanha Rosália, que após anos se dedicando ao seu emprego numa fábrica é subitamente demitida, uma situação nova e estranha em sua vida. 

nov
22
qui
CineBuñuel exibe ‘Hija de la laguna’
nov 22 @ 19:00

O CineBuñuel exibirá o documentário “La hija de la laguna” (Peru, 2015), de Ernesto Cabellos, em sua última sessão do ciclo “Abya Yala na Tela” . O ciclo traz o tema nações indígenas. A sessão ocorrerá dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Sala de Projeção do CCE, Bloco D, 1º andar. A exibição do filme com áudio original e legendas em português é seguida de bate-papo. A sessão é aberta ao público e com entrada franca.

Sobre o filme

Nélida, uma mulher dos Andes que fala com os espíritos da água, usa suas aptidões para enfrentar uma grande mineradora que ameaça destruir a lagoa que ela considera sua mãe, porque abaixo desta lagoa existe um grande depósito de ouro. Com isso os campesinos temem ficar sem água, como já aconteceu em outras localidades, justamente por causa da mineração.

Mais informações na página do CineBuñuel.

dez
4
ter
Cine Clube Sessão de Arte à tarde exibe Pai dos tenentes
dez 4 @ 14:30

 

Cine Clube Sessão de Arte à tarde na UFSC é um projeto de Extensão coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Pereira do Curso de Artes Cênicas/ ART/CCE. O Professor irá comentar a Direção de Artes do filme e da importância desta obra de arte neste momento de expectativa quando se tem alguns militares compondo o
novo governo brasileiro eleito. O filme mostra e provoca uma reflexão sobre a influência de diversos movimentos militares no Brasil.

Sinopse

Em 1984, em meio a Campanha pelas Diretas Já, um general da reserva é homenageado por uma multinacional alemã da qual é dirigente. Uma repórter o aborda e pergunta sobre fatos históricos do país como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana e as Revoluções tenentistas da década de 1920 das quais o general fizera parte. A partir daí o general entra em crise pessoal recolhendo-se em sua casa de campo e começa a lembrar sua trajetória, que coincide com 60 anos de vida política brasileira.

Serviço

O quê: Exibição “Pai dos tenentes”

Quando: Dia 04 de Dezembro de 2018 às 14h30.

Onde: Sala de projeção, 1º andar do Prédio D – CCE.

fev
18
seg
5ª Escola de Verão de Refrigeração
fev 18 @ 14:07

O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.

No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

mar
15
sex
Cine Paredão exibe ‘Thelma & Louise’, de Ridley Scott
mar 15 @ 19:00

O Cineclube Paredão retorna as atividades neste sexta, dia 15, com a exibição do longa Thelma & Louise, de Ridley Scott, ao ar livre no Bosque do CFH, a partir das 19h.

Sinopse

Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.

Direção: Ridley Scott
Roteiro: Callie Khouri
Elenco: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel, Brad Pitt
Ano: 1991
Duração: 2h10
Classificação indicativa: 14
Local: Bosque do CFH. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Data: Sexta-feira – 15/03
Horário: 19h

Sobre o projeto

Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextasfeiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH (em caso de chuva, em um auditório da UFSC. Conferir em cada sessão).

Serviço

Local: Bosque do CFH. Em caso de chuva, no Auditório do CFH.
Data: Sexta-feira – 15/03
Horário: 19h

Contato

https://www.facebook.com/cineparedao
http://cineparedao.tumblr.com
https://www.instagram.com/cineparedao

maio
24
sex
Cine Paredão exibe ‘Pass Over’, de Spike Lee
maio 24 @ 18:30

O Cine Paredão exibe na próxima sexta-feira, dia 24, o filme “Pass Over”, do diretor Spike Lee. A sessão ocorre às 18h30, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva, no Auditório do CFH. A exibição faz parte da mostra Spike Lee, que está sendo exibida durante o mês de abril.

Direção: Spike Lee, Danya Taymor
Roteiro: Antoinette Nwandu
Elenco: John Michael Hill, Julian Parker, Ryan Hallahan, Black DeLong
Ano: 2018 Duração: 1h14m Classificação: 18

Sinopse

Dois jovens negros passam o tempo divagando e sonhando com a terra prometida.

Serviço

O quê: Cine Paredão apresenta Pass Over, de Spike Lee
Onde: Bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quando: Sexta-feira – 24/05
Horário: 20 horas