Calendário de Eventos UFSC

jun
30
sex
Projeto de extensão de Letras Alemão apresenta “O Homem Ideal”
jun 30@18:55

O Curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino)”, que exibe filmes em língua alemã com legendas em português. Nesta sexta-feira,  30 de junho, a partir das 18h55, o filme exibido será “O Homem Ideal (Ich bin dein Mensch)”, de 2021, com direção de Maria Schrader.

O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de cinema (LEC), no CCE, Bloco D, 1º andar, Campus Trindade, em Florianópolis. O filme conta a história de uma antropóloga que participa de um experimento com um robô humanoide, que se transforma no parceiro dos seus sonhos. A sessão tem duração de aproximadamente 1h30 e dá direito a certificado de 1h5.

Mais informações sobre o filme no site.

Grupo de Estudos de Astronomia e Planetário da UFSC apresenta palestra sobre constelações e estrelas
jun 30@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da UFSC promovem nesta sexta-feira, 30 de junho, às 20h, no Planetário a palestra sobre “Constelações e Estrelas mais importantes!”. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade, e não dá direito a certificado. Mais informações através do link.

Resumo da palestra:   

Ao se observar, a olho nu, o céu estrelado, percebe-se imediatamente dois aspectos: as estrelas se distribuem em direções variadas, bem como apresentam brilhos diferentes. Estes aspectos também impressionaram nossos ancestrais e levaram a dois critérios de classificação: o primeiro conforme a direção (constelações), e o segundo conforme o brilho aparente (escala de magnitudes).

São discutidos brevemente alguns critérios (inclusive os subjetivos) para classificar tanto as constelações quanto as estrelas segundo uma “escala de importância”.

fev
19
seg
Exposição ‘Aves da UFSC’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

exposição BU aves da UFSC

A Biblioteca Central da UFSC recebe, no Espaço Expositivo Salão Circulação, a exposição Aves da UFSC, do fotógrafo Lauro Cesar Voltolini de Almeida. A exposição ocorre de 19 de fevereiro a 29 de março.

O artista Lauro Cesar Voltolini de Almeida é formado em história e criador do perfil Aves da UFSC no Instagram. Seu intuito é registrar as aves que podem ser encontradas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina e deixar um pequeno relato dos desafios de fotografá-las.

Saiba mais no Instagram @aves.daufsc

Realização: BU Exposições

Exposição ‘Onde voam os vaga-lumes’
fev 19 – mar 29 dia inteiro

A Biblioteca Central da UFSC recebe de 19 de fevereiro a 29 de março, no Hall do Auditório, a exposição Onde voam os vaga-lumes: desenho a lápis, aquarela e aguadas de nanquim de MC Coelho, do artista Mário Coelho.

A exposição tem como objeto apresentar os quadros como as páginas de um livro, contando uma história dividida em cinco capítulos. As imagens que podem resumir esta história numa possível sequência mostram o burburinho das águas, uma flor comum, o coração da mata, um espinheiro ao entardecer, e a chegada dos vaga-lumes.

As técnicas utilizadas foram de desenho com lápis aquarelável, aguado com nanquim. As obras são, na maior parte, do início do ano 2021, desenhadas com o artista sozinho, no meio da vegetação do Sertão do Córrego Grande. Segundo Mário Coelho, “foi um lugar contemplativo que permitiu muita reflexão”.

Mais informações no site da Biblioteca.

fev
28
qua
Guia Ilustrado AlterNativas
fev 28@13:00 – 14:00

Capa do guia ilustrado Alternativas.

O guia ilustrado Alternativas, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Renato Fiacador de Lima, será lançado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em uma reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento é aberto ao público e ocorre na Sala de Reunião das Comissões nº 02 da Alesc, das 13h às 14h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube.

O trabalho teve orientação de Michele de Sá Dechoum, professora do departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC). O TCC que originou o guia – cujo título é “Evitando invasões biológicas: investigação do potencial de plantas nativas para substituir plantas exóticas invasoras para fins ornamentais” – teve por objetivo indicar espécies nativas de plantas da restinga e da floresta do litoral em Santa Catarina que possam ser utilizadas como alternativas às plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais no estado.

A seleção das plantas exóticas invasoras utilizadas para fins ornamentais e com ocorrência em Santa Catarina foi feita a partir da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, gerenciada pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. Já as espécies nativas foram selecionadas em duas etapas: (1) um primeiro grupo de espécies foi definido por serem da mesma família botânica e apresentarem a mesma forma de vida das respectivas plantas exóticas invasoras a serem substituídas, (2) a lista de plantas exóticas invasoras foi enviada a profissionais da área do paisagismo, e juntamente com consulta a outros materiais técnicos, novas espécies puderam ser indicadas para substituição.

A professora Michele destaca o potencial do guia: “Esperamos que este guia seja utilizado como uma referência para as pessoas que buscam jardins mais integrados à paisagem natural e que querem contribuir para a conservação da biodiversidade. Esperamos também que possa ser utilizado como fonte de inspiração por profissionais paisagistas e do setor de produção de plantas ornamentais.”

O guia está disponível aqui.

Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail michele.dechoum@ufsc.br

mar
2
sáb
Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024
mar 2 – mar 3 dia inteiro

Atletismo será uma das modalidades em disputa. Foto: Alessandra Cabral/CPB/Divulgação

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Florianópolis neste fim de semana, em uma parceria com o Centro de Desporto (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão 520 participantes em competições promovidas no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, no sábado e no domingo, 2 e 3 de março. Desses, 390 estão inscritos nas provas de atletismo, 96 nas de natação e 24 nas disputas de bocha. Há cerca de um mês, a Universidade assinou acordo de cooperação com o CPB para implantação do Centro de Referência Paralímpico na UFSC, o que viabilizou a promoção do evento em Florianópolis.

Leia mais em sobre o Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024.

 

mar
4
seg
Exposição ‘Expressão da Mulher’
mar 4@7:30 – mar 27@20:00

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, de 4 a 27 de março, das 7h30 às 20h, a exposição Expressão da Mulher, da artista visual Ellis Blum. O evento ocorre no espaço expositivo da galeria do hall principal da BU. A abertura oficial da exposição ocorre no dia 6 de março, às 14h. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

Natural de Blumenau, Ellis Blum é artista visual formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Frequentou a Oficina Linguagens da Pintura (2019-2022), no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis, sob a orientação do artista visual, ensaísta e teórico de arte Jayro Schmidt.

Na pintura, Ellis transita do figurativo ao não figurativo, explorando o corpo como lugar da alma feminina. Na fotografia autoral, traz como tema o próprio corpo e incorpora elementos naturais em suas composições, utilizando-os de maneira simbólica para traduzir sentimentos e emoções.

Mais informações sobre o evento no site da BU.

Para conhecer mais sobre Ellis, acompanhe seu perfil no Instagram.

mar
8
sex
Turnê teatral ‘Pacacoenco nos lugares onde o povo está’
mar 8@9:30 – mar 11@14:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, a partir desta sexta-feira, 8 de março. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”, que está circulando pelas cidades Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As peças são apresentadas pelo artista Charles Augusto.

No fechamento da turnê, que será UFSC, além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, também haverá as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, e a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”. Os espetáculos serão gratuitos e todas as sessões terão intérpretes de Libras e audiodescrição. A classificação indicativa é livre.

Programação:

08/03 | sexta-feira

 Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Um nascimento do boi de mamão
10h | Pacacoenco
14H | Só eu e nós 20h30 | Tarrafa Elétrica
Bugio Trindade
21h30 | Partilha Festiva

09/03 | sábado

Praça Santos Dumont – Trindade
19h | Palhastê

11/03 | segunda-feira

Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Gala dos (A)Gentes do Riso
Praça da Cidadania da UFSC
12h30 | Arreda Boi
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h | Gala dos (A)Gentes do Riso

Sobre os espetáculos 

Um nascimento do boi de mamão

Essa contação/brincadeira traz ao público uma das versões sobre o nascimento do boi de mamão. Coletado por Nado Gonçalves com um grande mestre de boi, seu Zé Benta. Uma versão que apresenta a brincadeira do boi como resolução de conflitos e sociabilidade. O artista Charles Augusto traz para o público essa história singeleza e ao final da contação, uma pequena brincadeira de boi com as pessoas presentes.

Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus truques, sua casa e seu amor. Afinal, “..a poesia indica que as eras do universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)

Só eu e nós

Pacacoenco segue seus dias fazendo arte na rua, trazendo seu mundo encantado para a rotina cinza das cidades. Um dia este ser solitário encontra um cão abandonado. O que pode acontecer do encontro de um palhaço, um cachorro e uma calça?

Tarrafa Elétrica

A banda de Itajaí-SC mistura ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi de mamão com rap, viola caipira com rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação.

Palhastê

Pacacoenco encontra a oportunidade certa para estar com o público quando substitui um famoso guru e oferece sua própria visão do autoconhecimento transcendental. Para isso, ele cria a Filosofia “Palhastê”, que já tem 1450 anos – ou segundos – de tradição, com mantras risíveis e momentos de pura magia, fantasia, poesia, alegoria, alegria, padaria, eubemquequeria, boêmia, correria, calmaria, bruxaria, bobearia, anistia, cantoria, academia, filosofia, charlatania, biologia, arritmia, apologia, anatomia, analogia, amigaria, alquimia, alforria, curadoria, confraria, cacofonia, autonomia e até palhaçaria.

Gala dos (A)Gentes do Riso

Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital, o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

Arreda Boi

A Associação Cultural Arreda Boi surgiu na década de 1990 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos, interessados na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local. Desde então, em 32 anos de história, o Arreda Boi se tornou uma das referências de cultura popular na cidade de Florianópolis, se envolvendo em projetos de diferentes áreas.

Sobre Charles Augusto

Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.

A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).

Mais informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco

Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.



Cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência
mar 8@10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência na sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre às 10h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B, no Campus de Florianópolis.

O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado com o propósito de estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que fazem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, divulgando-as de forma ampla. O prêmio é outorgado a pesquisadoras pertencentes ao quadro permanente da UFSC e dividido em três áreas do conhecimento e em categorias de premiação, de acordo com o tempo de carreira acadêmica de cada pesquisadora.

Confira as contempladas na terceira edição do Prêmio:

Área do conhecimento Humanidades

Categoria Junior
Lia Vainer Schucman – Departamento de Psicologia – CFH

Categoria Plena
Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – CCE

Categoria Sênior
Sandra Noemi Cucurullo de Caponi – Departamento de Sociologia e Ciência Política – CFH

Área do conhecimento Vida

Categoria Junior
Michele de Sá Dechoum – Departamento de Ecologia e Zoologia – CCB

Categoria Plena
Eleonora D’Orsi – Departamento de Saúde Pública – CCS

Área do conhecimento Exatas e da Terra

Categoria Junior
Adriana Passarella Gerola – Departamento de Química – CFM

Categoria Plena
Débora de Oliveira – Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos – CTC

Mais informações no site da premiação.

mar
9
sáb
Busca e Exposição de Cogumelos, XI Rick Foray
mar 9@8:00

O Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza em 9 de março, sábado, o Rick Foray, um evento de busca a cogumelos e fungos para observar a diversidade e discutir aspectos relacionados ao uso, às pesquisas e à importância dos fungos na natureza. As trilhas acompanhadas começam às 8h, saindo da sede do Monumento Natural Municipal (Mona) da Lagoa do Peri.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrições até 6 de março e pagar uma taxa de R$ 20. Estudantes com cadastro social da UFSC recebem reembolso se mandarem documento da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). Serão oferecidas frutas para as pessoas inscritas.

Qualquer pessoa interessada em natureza pode participar das trilhas para acompanhar a coleta. Especialistas do Micolab e uma pesquisadora do México vão ajudar nas trilhas e identificar os cogumelos encontrados. A partir das 15h, haverá uma exposição aberta dos cogumelos coletados, que serão identificados. Qualquer pessoa pode ver a exposição, sem necessidade de inscrição.

Especialistas:

Maria Alice Neves – professora da UFSC no departamento de Botânica. Trabalha com identificação de cogumelos e fungos ectomicorrízicos, que se associam às raízes das plantas e ajudam na troca entre plantas e fungos nas florestas.

Julieta Álvarez – professora da Universidad Nacional de Mexico (Unam). Trabalha com identificação e ecologia de fungos associados às raízes de plantas.

Maria Eduarda Borges – doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, pesquisa cogumelos que brilham no escuro.

João Ernzen – graduando em Ciências Biológicas, estuda a diversidade de fungos que se associam às raízes de plantas na restinga.

mar
11
seg
Recepção a estudantes 2024.1
mar 11 – abr 5 dia inteiro

Cerca de 24 mil estudantes de Graduação dos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira, 11 de março, no início do primeiro semestre letivo de 2024. Para recebê-los, a Universidade preparou uma série de atividades de acolhimento e recepção, que vão de aulas magnas a apresentações culturais.

Na mesma data, está programada também a Recepção à Comunidade Internacional 2024.1, para receber os estudantes estrangeiros, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, a partir das 8h30.

Conheça o site Calouras e Calouros UFSC

Acompanhe a programação completa das Atividades de Recepção e Acolhimento 2024.1

Leia mais em sobre a recepção a estudantes.

 

Vacinação na UFSC
mar 11@9:00 – 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 11 e 13 de março e em 19 de março, a van da vacinação, que disponibilizará as vacinas do calendário nacional de vacinação, como covid-19 e tríplice viral. Qualquer pessoa pode se vacinar, bastando apresentar documento de identidade com foto. A vacinação ocorre no hall da Reitoria, no Campus de Florianópolis, das 9h às 17h.

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodegesp) irá promover, nesses dias, uma breve campanha acerca da importância da vacinação. O DAS reitera a necessidade de atualização do esquema vacinal no sistema da UFSC, através do site de vacinação, pelos servidores e alunos após tomarem o imunizante para covid-19.

A ação é organizada pelo DAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

mar
12
ter
Vacinação na UFSC
mar 12@9:00 – 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 11 e 13 de março e em 19 de março, a van da vacinação, que disponibilizará as vacinas do calendário nacional de vacinação, como covid-19 e tríplice viral. Qualquer pessoa pode se vacinar, bastando apresentar documento de identidade com foto. A vacinação ocorre no hall da Reitoria, no Campus de Florianópolis, das 9h às 17h.

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodegesp) irá promover, nesses dias, uma breve campanha acerca da importância da vacinação. O DAS reitera a necessidade de atualização do esquema vacinal no sistema da UFSC, através do site de vacinação, pelos servidores e alunos após tomarem o imunizante para covid-19.

A ação é organizada pelo DAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Inauguração do calendário da Sociedade de Debates da UFSC
mar 12@18:30 – 20:00

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove na terça-feira, 12 de março, das 18h30 às 20h, seu debate inaugural no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Com o tema Esta Casa se opõe à norma de que o amor romântico deve ser a principal fonte de satisfação na vida de uma pessoa, o evento dá direito a certificado de duas horas e tem como público-alvo estudantes da graduação e pós-graduação. 

De acordo com os organizadores, esta atividade inicial é uma oportunidade para “testemunhar o modelo Parlamentar Britânico, o mesmo utilizado em competições de renome nacional, onde nossos debatedores representam com orgulho a Universidade”. A SdDUFSC integra um projeto de extensão que organiza e promove ações relacionadas à prática da argumentação, como debates-treino, torneios e capacitações. Desde sua criação, em 2014, o grupo fomenta a prática do debate competitivo sobre os mais diversos temas (política, religião, moral, ética, etc.), com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e estimular o pensamento crítico.

O grupo realizará também um processo seletivo para busca novos talentos. As inscrições estarão abertas de 12 a 20 de março.

Para mais informações, acesse o perfil no Instagram da Sociedade de Debates.

mar
13
qua
Vacinação na UFSC
mar 13@9:00 – 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 11 e 13 de março e em 19 de março, a van da vacinação, que disponibilizará as vacinas do calendário nacional de vacinação, como covid-19 e tríplice viral. Qualquer pessoa pode se vacinar, bastando apresentar documento de identidade com foto. A vacinação ocorre no hall da Reitoria, no Campus de Florianópolis, das 9h às 17h.

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodegesp) irá promover, nesses dias, uma breve campanha acerca da importância da vacinação. O DAS reitera a necessidade de atualização do esquema vacinal no sistema da UFSC, através do site de vacinação, pelos servidores e alunos após tomarem o imunizante para covid-19.

A ação é organizada pelo DAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres
mar 13@10:30 – 11:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

Sobre Adriana Rio

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

mar
14
qui
Monólogo: Conta Catarina
mar 14@15:00 – 17:00
A artista Adriana Rio apresenta nesta quinta-feira, 14 de março, às 15 e às 19h, no Teatro Carmen Fossari, o monólogo Conta Catarina. O espetáculo é uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões, a classificação indicativa é de 14 anos.

Sobre o espetáculo

Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça,  compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.

Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!

Sobre Adriana Rio

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

📅  Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

Ficha Técnica:

Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça

Monólogo: Conta Catarina
mar 14@19:00 – 21:00
A artista Adriana Rio apresenta nesta quinta-feira, 14 de março, às 15 e às 19h, no Teatro Carmen Fossari, o monólogo Conta Catarina. O espetáculo é uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões, a classificação indicativa é de 14 anos.

Sobre o espetáculo

Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça,  compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.

Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!

Sobre Adriana Rio

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

📅  Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

Ficha Técnica:

Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça

mar
15
sex
Livro na Praça: ‘Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina’
mar 15@18:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove o evento “Livro na Praça” no dia 15 de março, sexta-feira, às 18h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto a todos. 

O professor do departamento de História Waldir Rampinelli apresentará o livro “Genocídio na Guatemala: primeiro general condenado na América Latina”, de Victoria Sanford.

Mais informações na página da Editora da UFSC.

Palestra: O Céu do Semestre
mar 15@20:00 – 21:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e Planetário da UFSC promovem, nesta sexta-feira, 15 de março, a palestra O céu do Semestre, com o presidente do GEA, Adolfo Stotz Neto. A palestra ocorre às 20h, no Planetário da UFSC. Não é necessário realizar inscrições e a palestra é gratuita.

O público conhecerá como será o céu do primeiro semestre de 2024, com diversos assuntos como chuvas de meteoros, eclipses, conjunções planetárias e as constelações típicas desta época. Além disso, os participantes aprenderão sobre a posição da Terra e dos planetas no espaço, além das fases da Lua.

Mais informações no site do GEA.