Calendário

ago
13
seg
III Colóquio de Direito e Arte: submissão de trabalhos
ago 13 – set 16 all-day

O III Colóquio de Direito e Arte da UFSC terá por tema ‘Discursos, Imagens e Transdisciplinaridade’ e será realizado de 12 a 14 de novembro de 2018, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da universidade.

Edital para submissão de resumos: aberto até dia 14/09

Edital para pareceristas: aberto até dia 14/09

Mais informações no site do evento e na FanPage.

set
11
ter
IELA promove conferência ‘Vida e obra de Rosa Luxemburgo’
set 11 @ 18:30

O Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA) promove a conferência “Vida e obra de Rosa Luxemburgo” nesta terça-feira, 11 de setembro, às 18h30, no Auditório do CSE,  com a professora Isabel Loureiro (UNESP), uma das mais importantes estudiosas brasileira da obra de Rosa Luxemburgo. Ela vai falar da biografia da pensadora marxista e também sobre os aspectos de sua obra.

Pensadora profícua, a polonesa Rosa Luxemburgo escreveu sobre os trabalhadores, revolução, luta de massas, e marxismo. Sobre os sindicatos que temem o furacão revolucionário e impedem a luta com medo de que se esfacelem as organizações Rosa dizia: “Do furacão e da tormenta, do fogo, da fogueira da greve de massas e da luta nas ruas, surgem, como Vênus das ondas, sindicatos frescos, jovens , poderosos e vigorosos”.

Mais informações na página do IELA.

Cineclube Rogério Sganzerla exibe Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman
set 11 @ 19:00

Nesta terça-feira, 11/09, será exibido o filme Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman. O filme faz parte da Mostra Ingmar Bergman, que está será exibida durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco. A entrada é gratuita.

Mais informações na página http://www.cineclube.ufsc.br/estamos-exibindo/.

set
13
qui
Cinema Mundo apresenta ‘O homem duplo’
set 13 @ 18:30

O Projeto Cinema Mundo continua sua temática distópica exibindo o filme O homem duplo (A scanner darkly, EUA, 2006), animação dirigida por Richard Linklater. O filme ganhou visibilidade pelo efeito de animação computadorizada em cima de gravações originais. O enredo é baseado no livro homônimo escrito por Philip K. Dick., icônico autor de ficção científica. A sessão, de entrada franca, será realizada no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Chris Mayer e Daniel Serravalle de Sá.

Sinopse:

Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada, foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor (Keanu Reeves). Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidade e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.

Sobre os comentaristas:

Chris Mayer

Fotoarteira – fotógrafa, escritora e fotopoeta -, editora de fotografia e colunista do catarinas.info.

Daniel Serravalle de Sá

Professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. PhD em Latin American Cultural Studies (University of Manchester). Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.

 

set
14
sex
Cine Paredão exibe o filme ‘Branco sai, preto fica’
set 14 @ 20:00

O Cine Paredão exibe nesta sexta-feira, 14 de setembro, o filme Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós. O evento irá lembrar do primeiro ano da operação Ouvidos Moucos, quando a Polícia Federal entrou no Campus da UFSC e deu início aos episódios que culminaram na morte do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. O filme será antecedido de um curta sobre o episódio. 

A exibição será às 20h do dia 14 de setembro, no gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do Bloco E do CFH.

Sinopse

O filme cria suas imagens e sons a partir de uma história trágica: dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.

Ficha técnica

Direção: Adirley Queirós

Elenco: Dilmar Duroões, Jamaika, Marquim, Shokito

Ano: 2015

Duração: 1h35

Local: Gramado da parte externa do CED, entre os blocos A e B, ao lado do auditório. Em caso de chuva, no Auditório do Bloco E do CFH.

Data: Sexta-feira – 14/09

Horário: 20h

Mais informações sobre o projeto Cine Paredão pelo FacebookTumblr e Instagram.

set
18
ter
Cineclube Sessão de Arte à Tarde apresenta ‘Os palhaços’, de Fellini
set 18 @ 14:30

O filme Os palhaços, dirigido por Federico Fellini, será apresentado no dia 18 de setembro, às 14h30, no Laboratório de Projeção, Bloco D do CCE (1º Andar). A exibição integra o Cineclube Sessão de Arte à Tarde, projeto realizado por meio do bolsa cultura da SeCArte – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, com apoio do Laboratório de Estudos do Cinema (LEC), coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do Departamento de Arte do Centro de Comunicação e Expressão

Sinopse: O alter ego do de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando “O que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços. 

Cineclube Sessão de Arte à Tarde exibe filme ‘Os Palhaços’
set 18 @ 14:30

O projeto ‘Cineclube Sessão de Arte à Tarde’ exibe, no dia 18 de setembro, às 14:30, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), o filme ‘Os Palhaços’, de Federico Fellini. Este projeto é promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (Secarte), com apoio do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), e coordenado pelo professor Luiz Fernando Pereira, do Departamento de Arte do CCE.

 Sobre o filme

O alter ego de Fellini neste filme é um garoto que vai ao circo pela primeira vez. Enquanto os palhaços fazem suas brincadeiras, Fellini aproveita para criticar os próprios críticos do cinema, através do personagem de um jornalista que fica perguntando ” o que isso significa?”. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo o próprio Fellini, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.

 

 

set
20
qui
1º Seminário Sociologia e Política da UFSC – CFH
set 20 @ 8:00
set
25
ter
Cineclube Rogério Sganzerla apresenta ‘Persona’
set 25 @ 20:00

Neste terça 25/09 será exibido o filme Persona, de Ingmar Bergman. O filme fecha a Mostra Ingmar Bergman, que foi exibida durante o mês de setembro, e celebra o centenário do diretor sueco. Mais informações na página http://www.cineclube.ufsc.br/estamos-exibindo/.

O Cineclube Rogério Sganzerla é um projeto realizado na UFSC, periodicamente realizado nas terças-feiras, às 19 horas. Excepcionalmente, esta sessão será apresentada às 20 horas. As sessões são gratuitas, seguidas por um debate e abertas para toda a comunidade.

set
26
qua
Ciclo de Cinema Africano exibe ‘O retorno de um aventureiro’ e ‘Shaki’
set 26 @ 19:00
Ciclo de Cinema Africano exibe ‘O retorno de um aventureiro’ e ‘Shaki’

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) convida para as exibições do média-metragem O retorno de um aventureiro (Níger, 1966), e do curta-metragem Shaki (Níger, 1972), de Moustapha Alassane, que ocorrerão na quarta-feira, 26 de setembro, às 19h, na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público. Contaremos com a presença do professor Doutor Jair Tadeu da Fonseca, professor do DLLV e PPGLit nas áreas de teoria literária e cinema, que fará comentários sobre o filme. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. Os filmes de setembro são produções realizadas no Níger.

O Ciclo de Cinema Africano do LEHAf faz parte do projeto de extensão “Imagens e Sons da África”, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), do Curso de Cinema, e visa a difusão e discussão da cinematografia africana e de produções cinematográficas focadas na África ou em temáticas afins.

Para mais informações acesse: lehaf.paginas.ufsc.br ou facebook.com/lehafufsc