Calendário de Eventos UFSC

mar
26
qua
Sessões no Planetário e observação do céu
mar 26@18:30 – mar 27@21:30

Visitantes no telescópio do observatório. Foto: Henrique Almeida/Fotógrafo da Agecom/DGC/UFSC

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira abaixo a programação de 26 de março:

18h30: Sessão de Planetário infantil
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 30 minutos

18h30 às 21h30: Observação de objetos celestes com telescópios (necessário céu limpo ou parcialmente limpo)
Local: Observatório Astronômico

19h: Sessão de Planetário “O que veremos no céu hoje?”
Local: Sala de Projeção do Planetário
Duração: 40 minutos

20h: Seminário Estudos espacialmente resolvidos em Galáxias
Local: Sala de Aula do Planetário
Apresentado por Victor Hugo Sasse, doutorando em Física (UFSC)
Resumo: existem diversas técnicas para a coleta e análise de dados em galáxias, uma dessas sendo a análise com unidades de campo integral, o que permite analisar regiões específicas de galáxias. Nessa apresentação, Victor Hugo Sasse comentará sobre o funcionamento desses instrumentos, exemplificando seu uso com exemplos em estudos de populações estelares. Além disso, será apresentado o projeto SCUBES, que permite realizar estudos desse tipo, mas através de imagens do levantamento de dados S-PLUS.

O Planetário tem capacidade limite de 39 pessoas por sessão, com vagas distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Sobre o Observatório

O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol.

Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.

Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail

 

mar
27
qui
Exibição do documentário: ‘Hidrelétricas na Amazônia. E depois?’
mar 27@16:30 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.

A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.

A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.

O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).

O trailer do documentário está disponível por meio deste link.