Vestibular UFSC/2009: atenção para as dicas do último dia

Fotos: Paulo Noronha/Agecom
Márcio Montenegro, professor de Física do Cursinho Pré-Vestibular da UFSC, acredita nos tópicos relacionados à conservação de energia, quantidade de movimento e indução magnética para a prova de 2009. Ele também aconselha seus alunos a começarem pela prova de Física, assinalando aquilo que têm segurança da resposta. “Se tiver dúvida marquem só a alternativa que têm certeza. Assim a questão não é perdida. Depois é interessante fazer as de Química e História, marcando sempre o que considera mais fácil, para então rever as provas”. O professor entende que o vestibular tem se voltado mais a questões relacionadas ao dia-a-dia. “A prova tem contextualizado as teorias da Física”.
Otávio Augusto Auler Rodrigues, professor de História e coordenador do Cursinho, aponta a integração dos conteúdos como característica dos últimos concursos. “Relacionando democracia, feminismo e direitos civis temos movimentos como Maio de 68 e a Primavera de Praga – também ocorrida no ano de 1968”. Outro palpite é a chegada da família real ao Brasil, que completou 200 anos em 2008 e não apareceu no vestibular do ano passado. “Acredito que o fato pode ser abordado agora”.
O professor Oto Luna enumera outras datas de acontecimentos históricos: os 20 anos da queda do Muro de Berlin (1989), os 70 anos do começo da 2ª Guerra Mundial (1939) e os 60 da criação da OTAN (1949). “O principal, no entanto, não é guardar datas; é lembrar sempre, de forma coerente, o processo histórico, já que um fato acaba desencadeando outro”. Oto justifica: “a prova da UFSC está, a cada ano, fazendo com que o aluno raciocine mais; está deixando de lado a decoreba para valorizar o pensar”.
O professor Leoni Carmo Garcia, que leciona Química, também percebe a integração dos conteúdos mencionada por Otávio. “Há alguns anos as questões eram isoladas. Agora, além de abrangentes e voltadas ao cotidiano, elas também se tornaram mais difíceis e trabalhosas”. Sobre os tópicos mais visados ele cita tabela periódica, distribuição eletrônica, termoquímica. “Molaridade e diluição de soluções sempre cai”, avisa.
O coordenador comentou ainda que em 2008 o Cursinho agregou cerca de 1000 alunos – 700 em Florianópolis, distribuídos em oito turmas, e 300 em Curitibanos. Com aulões para a revisão dos conteúdos nos dias das provas, o Cursinho já conseguiu arrecadar duas toneladas de donativos, que serão destinados às vítimas das enchentes no Estado.
Outras informações sobre o Vestibular UFSC 2009: www.vestibular2009.ufsc.br.
Por Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom