“Arrabalera” é o próximo filme do Ciclo de Cinema Argentino

21/09/2009 16:13

Uma jovem operária do hoje mundialmente conhecido bairro de La Boca, em Buenos Aires, em plena gravidez, foge do companheiro alcoólatra, aterrorizada pelo seu mau-caratismo e, principalmente, pela surra que recebe dele quando tenta salvar algumas economias que havia feito para

arcar com as despesas da criança que estava para chegar. Sem essa atitude, certamente, tais economias acabariam sendo dissipadas nas mesas de jogo pelo desnaturado pai. Um carroceiro da vizinhança resolve acolhê-la em sua casa, já que a infeliz jovem não tinha para

onde ir. Mais tarde se casam, e ele assume a criação do filho como se fosse seu. Será esse filho quem, vinte anos depois, resolverá o conflito entre seu pai adotivo e seu pai biológico.

Essa, em linhas gerais, é a trama que dá sustentação dramática ao filme Arrabalera (1950), dirigido por Túlio Demicheli, e que poderá ser visto no nesta quarta, 23/9, às 16h, no auditório Henrique Fontes, bloco B, Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, dentro do Ciclo de Cinema Argentino – entre gauchos e compadritos. Trata-se da sexta apresentação das oito programadas até o final do ano e que, como das vezes anteriores, terá comentários de especialistas logo após a sessão, seguindo-se de um debate.

Dos filmes apresentados até aqui, esse é o primeiro em que a importância dos atores – em especial da artista que incorpora a arrabalera do título – sobrepõe-se ao nome do diretor. Isto porque o filme é estrelado pela atriz e cantora de tango Tita Merello, um ícone da cultura portenha de meados do século passado, quando esse gênero musical talvez tenha atingido o seu ponto mais alto, mesmo levando-se em conta que o melhor de Piazzolla ainda “estava por vir”.

Dia: 23/9 (quarta-feira)

Horário: 16h

Local: Auditório Henrique Fontes – Bloco B – CCE – UFSC

Informações: (48) 3721-9288 – Ramal 203

Organização: Núcleo Onetti

Apoio: Instituto Cervantes – CCE – DLLE