Doação de terreno para Universidade Federal Fronteira Sul é formalizada
Nesta sexta-feira, 14/8, foi realizada a doação do terreno para a construção da sede da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), doada pelo empresário chapecoense Nilso Folle.
O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó e contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Alvaro Prata, do presidente da Comissão de Implantação da UFFS, professor Dilvo Ristoff, e também do deputado federal Cláudio Vignatti, autor do Projeto de Lei que cria a UFFS.
A área de terra de aproximadamente um milhão de metros quadrados, localizada próximo ao município de Guatambu, foi entregue à Prefeitura de Chapecó, responsável por garantir a infraestrutura no novo terreno, como a luz, água, rede de fibra ótica e o acesso.
A Prefeitura doará o terreno à UFSC, tutora da nova universidade, que vai repassá-lo à UFFS assim que a lei de criação for sancionada pelo presidente Lula. Além disso, a tutora auxiliará no processo de instalação da reitoria da nova universidade.
O reitor da UFSC agradeceu a todos que se empenharam para a concretização do projeto. “Agora precisamos ser generosos com essa nova instituição para que ela se afirme, se consolide, e dê o retorno tão esperado à região”, ressaltou Prata.
A UFFS vai atender 396 municípios do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. De acordo com o Ministério da Educação, 3,7 milhões de habitantes serão beneficiados.
Para a secretária executiva do Movimento Pró-Universidade Federal dos três estados (RS, SC e PR), vereadora Luciane Carminatti, a assinatura do convênio de doação da área é mais um passo importante para a implantação da instituição. “Estamos na luta desde 2005 e muitos não acreditavam que esse momento chegaria. Agora é hora de comemorar”, afirmou Luciane.
O deputado federal, Cláudio Vignatti, destacou que estão previstos R$ 12 milhões para o início das obras. “Seis meses após a licitação poderemos ver a universidade funcionando em local próprio”, explicou ele.
Já o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, confirmou os investimentos da parte do município para viabilizar a infraestrutura do local. “De início, construiremos uma nova via de acesso. Vamos fazer o que for necessário para agilizar as obras”, assegurou o prefeito.
Além de Chapecó, a UFFS terá extensões nos municípios de Erechim e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, e em Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná. Já no primeiro ano, serão disponibilizadas 2.160 vagas para os 21 cursos ofertados. A intenção é somar 10 mil vagas em até quatro anos. A seleção dos estudantes será feita através da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com soma na pontuação para egressos do ensino médio de escolas públicas. As provas acontecem nos dias 03 e 04 de outubro.
A contratação dos professores e servidores depende da aprovação do projeto de lei, que aprovará também o número de vagas para o processo seletivo. De acordo com o presidente da Comissão de Implantação da UFFS, a maioria dos projetos pedagógicos de cada curso está finalizada. “Tudo estará pronto para iniciarmos as aulas em março de 2010”, finaliza Ristoff.
Mais informações com o professor Dilvo Ristoff, pelo fone 3721-6646 / dilvo.ristoff@uffs.edu.br.
Texto e fotos: Esther da Veiga/ Jornalista