Instituição homenageia criminologista Alessandro Baratta

23/10/2002 17:03

A Fundação José Arthur Boiteux lança nesta sexta-feira, 25/10, os dois volumes da obra `Verso e Reverso do Controle Penal: (Des) Aprisionando a Sociedade da Cultura Punitiva`. O lançamento acontece às 19h no Fórum do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e contará com a presença dos autores do livro, além de outros criminólogos. O evento é uma homenagem da professora Vera Regina Pereira de Andrade ao recém-falecido criminologista Alessandro Baratta.

A obra é uma coletânea de artigos de autores brasileiros e latino-americanos que utilizam em suas pesquisas e atividades profissionais, a chamada `Criminologia Crítica`, movimento iniciado por Alessandro Baratta. A importância deste italiano para a Criminologia e para a Política Criminal contemporâneas é reconhecida no mundo inteiro. Foi ele quem fundou o primeiro instituto de pesquisas com essa base teórica na Universidade de Saarland, na Alemanha.

Em tempos de violência crescente, de crise na segurança pública e de acentuada desvalorização da vida humana e de direitos elementares da pessoa, Alessandro Baratta propôs uma política criminal emancipatória e de revalorização da dignidade humana e do convívio democrático.

Informações: 233-3043 (à tarde).