Iniciadas as aulas do Cursinho Pré-vestibular Popular da UFSC

03/04/2007 12:48

O entrosamento entre os alunos é estimulado

O entrosamento entre os alunos é estimulado

A fila que se formava na frente de uma das salas do Centro de Cultura e Eventos nessa segunda (02) para confirmar a presença na aula inaugural do Cursinho Pré-vestibular Popular da UFSC era grande. As 160 pessoas de variadas idades se mostravam ansiosas para começar uma nova etapa em suas vidas. O caminho a ser percorrido para o ingresso na UFSC, para elas, parece ter agora diminuído.

Mariana Alves era uma das primeiras da fila. Aos 19 anos, saiu de Ituporanga para fazer o cursinho e tentar uma vaga em Agronomia. Veio acompanhada da irmã Jaqueline, de 23 anos, estudante de Química, que a informou sobre o curso quando as inscrições se iniciaram. “Acho que o cursinho é importante também para dar uma base para o curso universitário. Senti falta de um pré-vestibular quando comecei Química, e acho que agora ela vai ter mais embasamento que eu”, acredita Jaqueline.

A aula inaugural teve a participação do pró-reitor Marcos Laffin, que destacou o trabalho do curso, não só na preparação e explicação dos conteúdos, mas também na valorização do potencial de cada estudante. “Nosso pré-vestibular não fica devendo nada aos cursos partiiculares”, afirmou.

O reitor Lúcio Botelho relembrou que o primeiro ano de funcionamento do curso, em 2003, teve como critério de seleção fazer parte do grupo de isentos na inscrição do vestibular. “À época, foi formada turma de 60 alunos, dos quais 3% conquistaram suas vagas. Ano passado, entre semi e extensivo, tivemos um total de 350 alunos, e 76 deles entraram na universidade”, afirmou.

O Cursinho Pré-vestibular Popular da UFSC foi idealizado por Otávio Augusto Auler, ex-aluno de escolas públicas que se formou em História pela UFSC. O coordenador explica que além das disciplinas exigidas no vestibular, o curso também oferece apoio psicológico e palestras que atentam à cidadania através de temas como meio-ambiente, ética, solidariedade e empreendedorismo.

Informações através do telefone 3721 8319 e www.cursinho.ufsc.br