UFSC coordena mapeamento de empresas em Santa Catarina
Traçar o perfil de um setor importante para a economia catarinense, a fim de torná-lo mais competitivo no mercado internacional. Esse é o objetivo do Mapeamento da Cadeia de Tecnologia da Informação e Comunicação em Santa Catarina, que foi lançado na última quarta-feira, 28, em Joinville, e é organizado pelo Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (IGTI/UFSC).
O mapeamento é uma das etapas do projeto Platic – Plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação, do qual participam, além do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC, cerca de uma dezena de entidades. A meta é identificar as empresas catarinenses que atuam no desenvolvimento de hardware, componentes para sistemas eletrônicos, sistemas computacionais (software) de suporte à gestão empresarial, além das que trabalham com projeto e implantação de infra-estrutura de telecomunicações.
O projeto começou em 2001, quando o Instituto Evaldo Lodi (IEL/SC) buscou alternativas que proporcionassem o fortalecimento das empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do estado. “Descobriu-se que um dos maiores problemas era o desconhecimento de quantas e quais eram as empresas que trabalham nessa área em Santa Catarina. Por isso se faz necessário o mapeamento da cadeia.”, explica a coordenadora do IGTI/UFSC, professora Aline França de Abreu.
Segundo a professora, estima-se que existam cerca de 3 mil empresas atuando no setor em todo o estado. Porém, estão cadastradas em entidades representativas, como Fiesc e Acate, apenas 1,6 mil indústrias que prestam consultoria e ou desenvolvem software e hardware voltados para TIC. “O mapeamento é de extrema importância para que possamos descobrir quais são e onde estão as empresas que existem, mas não integram essa relação”, afirma Aline.
Questionário – Além de quantificar, o Platic pretende traçar o perfil das empresas do setor, revelando aquelas com potencial exportador. Para isso, será necessária a colaboração dos empresários, que devem responder a um questionário com 80 perguntas – já disponível no site www.platic.ufsc.br. As questões buscam identificar desde produtos e serviços oferecidos pela empresa até aspectos relacionados com recursos humanos e práticas de inteligência competitiva – todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo.
De acordo com a professora Aline, o levantamento permitirá que o setor de TIC passe a ter estatísticas confiáveis. “A consolidação dos dados será o ponto de partida para a proposição de políticas para o setor, melhorando as condições de negociação com o poder público e organismos de fomento”, ressalta. Com os dados obtidos no mapeamento, o IGTI irá produzir um portal na internet, onde estarão disponíveis informações de interesse das empresas.
Lançamento – Além de Joinville, o mapeamento será lançado em outras quatro cidades consideradas pólos tecnológicos do estado: Chapecó, Criciúma, Blumenau e Florianópolis. “Esses eventos ajudam na divulgação do mapeamento, essencial para o sucesso da ação”, afirma a professora Aline. Ela ressalta que, apesar do primeiro lançamento ocorrer em Joinville, o questionário já esta disponível para empresários de todo o estado.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Débora Horn