Núcleo Vida e Cuidado lança livro sobre infância e violência
No dia 12 de abril, às 19h30min, no auditório da OAB – Florianópolis/SC, o Núcleo de Pesquisa Vida e Cuidado (do Centro de Educação (CED) da UFSC e do IPPSEA) lança o livro Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências que reúne um conjunto de treze textos com reflexões importantes sobre o tema.
No mesmo evento será lançada uma Base de Dados Experimental que contém indicadores sobre a gestão do cuidado à infância. Toda a pesquisa foi realizada pelo Núcleo nos anos de 2004 e 2005 junto à rede de atenção à infância violentada da região da Grande Florianópolis. Cerca de 100 prontuários de atendimento foram pesquisados junto aos Programas Sentinela da região. Cabe ressaltar que a pesquisa recebeu apoio financeiro da FAPESC.
Alguns resultados da pesquisa já nos chamam atenção para um cenário, provavelmente pouco conhecido pela população no geral.
1- Primeiro, constatamos que mulheres (mães, avós, entre outras familiares) produzem também violências sexuais contra as crianças, portanto, se até então associávamos o quadro das violências sexuais à figura masculina (agressor) agora, através da base, podemos saber quantas mulheres , por exemplo, compõem o quadro de abusadores. Também podemos saber mais detalhadamente o perfil desse agressor(a), dados como idade, escolaridade, raça, grau de parentesco são indicadores possíveis de se conhecer.
2- Quanto à idade das crianças que sofreram violências nos anos de 2001 e 2002, percebemos que o maior índice de violências encontra-se em crianças de 0 a 6 anos e 7 a 12 , correspondendo a 89 % dos prontuários pesquisados. Dado que nos aponta a criança como o sujeito de maior vulnerabilidade às violências sexuais praticadas por adultos.
3- O sexo feminino ainda é o alvo predominante da violência sexual. Cerca de 60% dos casos registrados entre crianças e adolescentes (0-18 ) são meninas.
A pesquisa foi realizada em 100 prontuários escolhidos aleatoriamente junto aos programas sentinelas da Grande Florianópolis (São José, Palhoça e Florianópolis), registrando casos atendidos nos anos de 2001 e 2002.
Fonte: Núcleo Vida e Cuidado (UFSC/IPPSEA)
Mais informações: www.vidaecuidado.ced.ufsc.br
Informações:
Ana Maria Borges de Sousa – 3331- 9557 anabaiana@ced.ufsc.br
Patrícia de Moraes Lima – 9149 33 64 / 32331950 – patricia@ippsea.org.br