UFSC inaugura Farmácia Escola para atender ao SUS

fotos: Jones Bastos
Diariamente são atendidos em média 150 pacientes cadastrados pelo SUS na Farmácia Escola, onde são distribuídos medicamentos não-comercializáveis com atendimento personalizado de profissionais ou estudantes de farmacologia, que orientam os usuários quanto ao uso apropriado da medicação. Na maioria são portadores de patologias graves ou mesmo pacientes transplantados que necessitam maior atenção dos agentes da saúde pública.
O projeto associa a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes de Florianópolis à formação e capacitação de profissionais comprometidos com uma maior eficácia das ações de saúde e à produção de conhecimento relacionado à Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Segundo a professora Mareni Farias, coordenadora do projeto, a Farmácia será referência regional para qualificação de pessoal para o SUS por meio da capacitação de profissionais já formados e da realização de estágios no âmbito da dispensação de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico e da gestão relacionada à assistência farmacêutica no setor público de saúde. Também serão desenvolvidas atividades de pesquisa na área da Assistência Farmacêutica no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC.
Inicialmente serão atendidos usuários do SUS, moradores de Florianópolis, que recebem medicamentos do Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional. Nesta modalidade há medicações não disponíveis em farmácias comerciais, devido ao alto custo no valor de sua aquisição. Também serão beneficiados pacientes atendidos nos ambulatórios do Hospital Universitário que necessitam medicamentos do Programa Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.
A viabilização do projeto contou com financiamento do Ministério da Saúde e da UFSC. Atuarão na Farmácia Escola dois farmacêuticos, três técnicos de enfermagem e quatro assistentes administrativos contratados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, dois farmacêuticos da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como três professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas que farão a coordenação e supervisão das atividades didático-pedagógicas.
Inicialmente, desenvolverão atividades na Farmácia Escola 24 estagiários do Curso de Farmácia, sendo dez com bolsas financiadas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, quatro mestrandos, uma doutoranda e dois bolsistas financiados pelo CNPq.
A Farmácia Escola funcionará nas antigas instalações da Farmácia do SESI, numa edificação situada entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal no Campus da UFSC. O horário de funcionamento externo será das 8h às 15h.
Outras informações pelos telefones (48) 3721-9647 ou 3721-9567, com as professoras Mareni Rocha Farias, 9971-7759, Rosana Isabel dos Santos, e Célia Maria Teixeira Campos.