Encontro de museologia expõe Museu da Maré

11/07/2008 11:54

Com o tema “museus como agentes de mudança social e desenvolvimento” aconteceu de 7 a 11 de julho, na UFSC, o III Fórum Nacional de Museus na cidade de Florianópolis. Além de diversas conferências, minicursos e shows, podem ser visitadas na Galeria de Arte da UFSC diversas exposições. Entre elas a exposição do Museu da Maré.

A exposição é uma mostra fotográfica com histórias da favela, das pessoas que nela habitam, o cotidiando, a vida, as mudanças e também sobre da formação do museu. O professor Mario Chagas, coordenador da instituição, disse numa das conferências que o Museu da Maré é uma experiência inovadora, exemplo de agente de mudança social e desenvolvimento, porque ele está a favor da dignidade social e da diversidade. Afirmou que o museu não quer ser um “gueto”, só para a comunidade da Maré, mas servir à sociedade garantindo a diversidade.

Inaugurado em 2006, o Museu da Maré localiza-se no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro. Destaca-se por ser o primeiro do Brasil localizado dentro de uma favela. Expõe a diversidade cultural do Rio de Janeiro e é interativo, permitindo que o público dê sugestões e contribuições para o acervo.

A criação do acervo valoriza o trabalho desenvolvido para preservação do patrimônio cultural dos subúrbios, favelas e periferias, localidades muitas vezes desprezadas no contexto histórico nacional. Além de valorizar a história da cidade, a instituição contribui para a construção de canais de comunicação entre os diferentes patrimônios culturais existentes no Rio de Janeiro, favorecendo o exercício da cidadania e a participação das comunidades no processo de apropriação do seu próprio patrimônio.

O acervo do Museu da Maré, que está em construção permanente, é formado por fotografias, documentos escritos, objetos do cotidiano dos moradores da favela e por objetos históricos, doados por familiares de moradores já falecidos. Para o público, constitui uma experiência inovadora, pois o projeto não é pautado por uma concepção tradicional de exposições prontas e acabadas.

Mais Informações:

Museu da Maré: – Casa de Cultura da Maré – Av. Guilherme Maxwell, 26 – Maré (em frente ao SESI). Telefone: (21) 3868-6748. Como chegar: Av. Brasil, sentido Zona Oeste, entrar na primeira rua após os quartéis da Aeronáutica e do Exército.

Por Luciana Filippa/ estudante de jornalismo – intercambista argentina do programa AUGM – especial para a Agecom