Roteiro histórico ‘Devoção ao Rosário e festas de africanos na Ilha’ neste sábado
O programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC promovem o roteiro histórico “Devoção ao Rosário e festas de africanos na Ilha”, neste sábado, 4 de abril. O roteiro apresenta aspectos da religiosidade e da cultura afro-brasileiras através da história da Irmandade do Rosário de Florianópolis e dos registros de batuques na cidade. A narrativa ainda acompanha as transformações no uso do espaço público para as manifestações culturais de afrodescendentes, alvos de sucessivas proibições e repressões no século XIX.
O encontro – que é aberto a todos, gratuito e dispensa agendamento prévio – ocorrerá às 9h45min, na figueira da praça XV de Novembro, com saída marcada para às 10h. A visita será cancelada apenas em caso de chuva forte.
Os roteiros históricos associados à presença de africanos e afrodescendentes em Florianópolis, oferecidos no primeiro sábado de cada mês, têm profissionais das áreas de História, Patrimônio e Ensino de História como condutores. A realização é do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED).
O quê: roteiro histórico “Devoção ao Rosário e festas de africanos na Ilha”.
Quando: sábado, 4 de abril, às 9h45.
Ponto de encontro: figueira da praça XV de Novembro – Florianópolis.
Condutor: Felipe.
Contato: e-mail santaafrocatarina@gmail.com ou telefone (48) 9618-8897.