Piape abre inscrições para cursos de apoio aos estudantes

11/03/2026 11:40

Menu de NavegaçãoO Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD) inicia suas atividades de apoio pedagógico. As inscrições estão abertas, e as atividades iniciam a partir de 16 de março de 2026. 

Os módulos possuem duração de dois ou quatro meses, muitos deles acompanhando o plano de ensino das disciplinas afins. As inscrições para os módulos estão abertas e as atividades podem ser presenciais ou remotas.

As atividades são pensadas para ajudar estudantes de graduação a permanecer na Universidade com condições de equidade em relação a conteúdos acadêmicos relevantes para o curso e para lidar com o Ensino Superior. Os cursos dão direito à certificação e contribuem para a revisão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades.

 

Atividades de apoio pedagógico com inscrições abertas:

  •   Física I: Dinâmica e Cinemática
  •   Leitura Acadêmica: Estratégias para Compreender e Superar Desafios
  •   Escrever na universidade: descrição, argumentação e construção textual
  •   Escrita de textos acadêmicos: resumo, resenha, fichamento, ensaio
  •   Bioquímica Básica
  •   Bioquímica Fisiológica
  •   Cálculo 1
  •   Cálculo 2
  •   Pré-cálculo
  •   Álgebra Linear
  •   Anatomia Sistêmica
  •   Anatomia Topográfica: cabeça e pescoço
  •   Anatomia Topográfica: dorso e membros
  •   Introdução à química orgânica
  •   Introdução à química geral
  •   Introdução à química analítica
  •   Informática básica: Utilizando o computador na universidade
  •   Informática básica: utilizando as ferramentas disponibilizadas pela UFSC