Futebol como fenômeno social e cultural é tema de dossiê organizado em parceria com a UFSC

05/12/2025 18:03

Lançamento da revista Iluminura

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol) organizou um dossiê temático, Futebol como fenômeno social e cultural, publicado na edição da Revista Iluminuras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A publicação reúne pesquisas que analisam o futebol sob perspectivas sociais, políticas e simbólicas, em diálogo direto com as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo instituto.

A proposta do dossiê é trazer reflexões sobre as potencialidades do esporte, além de discutir os mecanismos de exclusão e os movimentos de resistência que surgem no universo do futebol.  A edição também busca fortalecer o esporte como um objeto de pesquisa complexo.

Entre os pesquisadores com trabalhos publicados no dossiê está Vanrochris Vieira, bolsista de extensão do Instituto e autor do artigo Manifestação de gênero como alternativa conceitual na leitura do futebol LGBTQIAPN+No texto, ele apresenta o conceito de manifestação de gênero, desenvolvido em sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, como alternativa ao conceito de performatividade de gênero, de Judith Butler, para a análise do futebol LGBTQIAPN+.

E também o pesquisador Luiz Henrique Zart, doutorando em Jornalismo pela UFSC, autor do artigo Trivela albiceleste: a crônica na cobertura da trajetória Argentina na Copa do Mundo de 2022. Em sua análise, ele ressalta a importância da aproximação entre a comunicação e os estudos do futebol, compreendendo o esporte como um fenômeno social atravessado por questões de raça, gênero, classe, mídia e formação esportiva.

INCT Futebol

O INCT Futebol é um projeto de pesquisa sobre o futebol no Brasil, ao qual estão vinculadas várias instituições nacionais, como UFSC, UFRGS, Instituto Federal do Piauí, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Sergipe, entre outras.

Criado com o objetivo de dar suporte a uma rede nacional interdisciplinar de pesquisadores e estudiosos do esporte, o instituto incentiva, coordena e dissemina pesquisas desenvolvidas por especialistas vinculados a diferentes programas de pós-graduação do país, promovendo também o diálogo com pesquisadores estrangeiros. 

As pesquisas do INCT Futebol estão organizadas em quatro grandes linhas: Futebol comunitário e de várzea; Mídias, torcidas e movimentos antirracistas no futebol; Clubes, formação, carreira e migração de futebolistas; e Futebol de mulheres, de indígenas, paralímpico e LGBTQIA+. A coordenação geral do INCT Futebol está a cargo da professora Carmen Rial do Departamento de Antropologia da UFSC. 

Tags: dossiêfutebolINCTINCT Futebolprojeto de pesquisarevistaUFRGSUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina