Pesquisadora da UFSC ganha uma das principais honrarias do Prêmio Capes de Tese

13/12/2024 10:06

Ana Paula, o orientador Pedro Luiz Manique Barreto e a professora Debora Menezes, atual diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais (DASD) do CNPq.

Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Paula Zapelini de Melo foi a vencedora do Grande Prêmio Ennio Candotti, de Ciências da Vida, honraria concedida pelo Prêmio Capes de Tese, um dos mais importantes no reconhecimento a cientistas no Brasil. Ela é a autora da tese Derramamento de petróleo no litoral brasileiro: desenvolvimento de métodos analíticos para controle de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e monitoramento de pescado baseado em risco. “Esse prêmio é a honraria da relevância do trabalho para a sociedade e para o avanço científico no País e demonstra que meu projeto trouxe contribuições concretas e soluções inovadoras para problemas reais”, ressalta.

Ana venceu o Prêmio CAPES de Tese 2024 na área de Ciência de Alimentos. Na pesquisa, buscou desenvolver e validar métodos oficiais para a quantificação de contaminantes petrogênicos em pescado, em resposta ao desastre com derramamento de petróleo ocorrido no Brasil em 2019. Esse modelo foi validado conforme as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da União Europeia (UE), e tornou-se o primeiro protocolo oficial do Brasil para controle de contaminantes petrogênicos em pescado.

A cientista teve a trajetória acadêmica toda realizada na UFSC, da graduação até o pós-doutorado, que ela realiza agora, estudando a contaminação de pescado com nano e microplásticos, um tema emergente e de grande relevância para a segurança dos alimentos.

O trabalho teve orientação do professor Pedro Luiz Manique Barreto e coorientação de Rodrigo Barcellos Hoff. “Diante da necessidade de um método analítico rápido, confiável e de baixo custo para avaliar a contaminação do pescado, adaptamos máquinas de café espresso, transformando-as em equipamentos laboratoriais, simulando a técnica de extração por líquido pressurizado”, explica.

Nesse processo, segundo Ana Paula, as amostras de pescado são colocadas em cápsulas e são extraídas de maneira similar à preparação de um café. “Após a extração, a quantificação dos contaminantes petrogênicos (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) era realizada por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas. Esse método foi validado conforme as diretrizes do MAPA e da UE, e tornou-se o primeiro protocolo oficial do Brasil para controle de contaminantes petrogênicos em pescado”, contou à Capes.

Vencedores foram bolsistas da Capes em algum momento da trajetória

Além de Ana Paula, outros dois cientistas foram reconhecidos com as principais honrarias da Capes.  Rafael Xucuru-Kariri, do povo Xucuru-Kariri, em Alagoas, foi o vencedor do Grande Prêmio Lélia Gonzalez, referente ao Colégio de Humanidades.

O pesquisador é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor da tese Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos, que analisou uma amostra da documentação indígena no período de 1972 a 2022, mapeando quem escreve, para quem são destinadas, os assuntos e o contexto de escrita das correspondências públicas indígenas. “Essa premiação é o reconhecimento público para um projeto e reforça a certeza e amplia nossas elaborações para pessoas que podem discutir e pensar o Brasil a partir da reflexão indígena”, destaca.

Do Colégio de Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, a vencedora foi Gabriela Dias Noske, doutora em Física pela Universidade de São Paulo (USP), levou o Grande Prêmio Elisa Esther Maia Frota Pessôa pelo trabalho Caracterização estrutural e busca por inibidores das proteases dos vírus emergentes: Vírus da Febre Amarela e SARS-CoV-2. “É muito gratificante ver esse trabalho sendo valorizado, especialmente por sua capacidade de auxiliar e contribuir com minha pesquisa em um momento de relevância crucial para a saúde mundial”, comemora.

Os três vencedores do Grande Prêmio foram bolsistas da CAPES em algum período da carreira acadêmica. Este ano, a premiação teve 1.632 trabalhos de doutorado inscritos, o maior número de participantes em todas as edições já realizadas. – O Prêmio CAPES de Tese é considerado o Oscar da Ciência Brasileira e está na sua 19ª edição. Desde a sua criação, em 2006, já teve 15,7 mil participantes.

A seleção dos trabalhos ganhadores leva em conta alguns quesitos como originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e inovação, e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese. Criado há 18 anos, o Prêmio CAPES de Tese é uma homenagem aos pesquisadores que, por meio de seus trabalhos de doutorado, têm se destacado em suas áreas, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Pesquisas em Engenharia Ambiental e de Automação da UFSC também foram reconhecidas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve três trabalhos selecionados pelo Prêmio Capes de Tese 2024: duas teses premiadas e uma menção honrosa.

Os trabalhos premiados da UFSC contemplam as áreas de Ciência de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia de Automação e Sistemas.

> Confira os premiados da UFSC

Ciência de Alimentos
Autora: Ana Paula Zapelini De Melo
Título: Derramamento de petróleo no litoral brasileiro: desenvolvimento de métodos analíticos para controle de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e monitoramento de pescado baseado em risco
Orientador: Pedro Luiz Manique Barreto
Coorientador: Rodrigo Barcellos Hoff

Engenharia Ambiental
Autor: Vinícius Bogo Portal Chagas
Título: Hydrological extremes in Brazil: large-scale patterns, mechanisms, and trends
Orientador: Pedro Luiz Borges Chaffe
Coorientador: Günter Blöschl

> Menção honrosa da UFSC

Engenharia de Automação e Sistemas
Autor: Marcelo Menezes Morato
Título: Predictive control methods for linear parameter varying systems
Orientador: Julio Elias Normey Rico
Coorientador: Olivier Sename

 

Tags: Grande Prêmio Ennio CandottiPrêmio CapesPrêmio Capes de TesePrêmio Capes de Tese 2024